28 de set. de 2012

Trabalhando com números positivos e negativos

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ESCOLA MUNICIPAL EUCLIDES DA CUNHA
LOCAL: PRUDÊNCIO THOMAS - RIO BRILHANTE/MS
PROFESSORA: ANDRÉIA DAIANA REGINATTO
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
TURMA: 7º ANOS (A, B e C).
TURNO: MATUTINO e VESPERTINO
Número de alunos: 65



TÍTULO DO PROJETO:
Trabalhando com números positivos e negativos

JUSTIFICATIVA: Além das situações do cotidiano os números negativos também surgiram no interior da Matemática na resolução de equações algébricas. No entanto, sua aceitação seguiu uma longa e demorada trajetória. Só no século XIX os negativos foram interpretados como uma ampliação dos naturais e incorporam as leis da Aritmética. Passaram então a integrar a hierarquia dos sistemas numéricos como números inteiros. (PCN, 1998,9. 97).
Com o estudo desse conteúdo os alunos perceberão a importância que os números inteiros positivos e negativos têm em nossa vida, de que está presente o tempo todo em tudo que fazemos e olhamos ao nosso redor.

OBJETIVO:
  • Proporcionar aulas divertidas e prazerosas com a utilização de materiais didáticos.
  • Realizar um desafio entre grupos.
  • Trabalhar o jogo ‘Tux Math’ na sala de tecnologia, envolvendo o conteúdo dos números positivos e negativos.
  • Estimular o raciocínio lógico e o trabalho coletivo na resolução dos exercícios proposto para os alunos.
  • Representar a reta numérica na cartolina para servir de apoio no aprendizado e fixar na parede para os alunos visualizar sempre em todas as aulas.
  • Identificar um número e seu oposto ou simétrico.
  • Associar a idéia de juntar quantidades positivas e negativas na resolução de problemas do cotidiano.

CONTEÚDO: CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS.
  • Representação dos números inteiros na reta;
  • Números opostos ou simétricos;
  • Valor absoluto ou módulo;
  • Comparação de números inteiros;
  • Eliminação de parêntese;
  • Adição e subtração de números inteiros positivos e negativos;
  • Multiplicação e divisão de números inteiros positivos e negativos;
  • Expressões numéricas envolvendo as quatro operações.

METODOLOGIA: Em primeiro momento, as aulas serão expositivas e dialogadas, com exemplos em que os números positivos e negativos são utilizados para expressar temperaturas, acima e abaixo de zero, saldos positivos e negativos em contas bancárias. Com esses exemplos os alunos poderão perceber a presença e a importância do estudo desse assunto. Depois de serem exploradas várias situações em que aparecem os números negativos, realizaremos o estudo dos números inteiros e da sua representação na reta numérica, com desenho no caderno e na cartolina para fixarmos na parede. Com isto os alunos têm a oportunidade de visualizar o ponto de referencia a partir do qual se definem os dois sentidos (negativo e positivo), iremos identificar o número e seu oposto.
Em um segundo momento, resolverão situações-problemas envolvendo o cotidiano, com resolução de listas de exercícios de fixação em grupo e individual, utilizaremos material concreto como dinheirinho de brincadeira para melhor compreensão de números positivos e negativos.
Trabalharemos com o joguinho dos números positivos e negativos para melhorar a compreensão e estimular o raciocínio dos alunos.
Em um terceiro momento, trabalharemos o desafio dos números positivos e negativos envolvendo as quatro operações (+,-,x,:). Onde formaremos dois grupos (A e B), cada grupo receberá uma lista de exercícios, onde cada aluno escolherá um cálculo a ser resolvido mentalmente por um aluno do outro grupo que deve responder fazendo os cálculos mentalmente, sem ajuda de qualquer instrumento de aprendizagem. Se o aluno que foi desafiado a responder, acertar marca ponto para seu grupo, se errar, ponto para o grupo que o desafiou. Vence o desafio o grupo que obtiver mais pontos. O grupo vencedor receberá como prêmio um pirulito cada integrante.
Em um quarto momento os alunos irão para sala de tecnologia para jogar o jogo “Tux Math’’, neste jogo trabalharão com os conteúdos acima citados”, na estimulação de seu raciocínio lógico.


RECURSOS: dinheirinho de brincadeira, material didático, cartolina fixada na parede da representação da reta numérica, sala de tecnologia, papel, lápis, borracha, caderno, quadro negro, giz, apagador, câmera digital.

DURAÇÃO: 30 H/A

AVALIAÇÃO: os alunos serão avaliados através da realização das tarefas e atividades em sala de aula, na aplicação de provas e na participação em geral.

REGISTROS: FOTOS.

BIBLIOGRAFIA:
  • Construindo consciências: Matemática, 6ª série. Jackson Ribeiro e Elizabeth Soares. 1ª ed. São Paulo: Scipione, 2006.

  • Matemática, 7ºano. Edwaldo Bianchini. 6ª ed. São Paulo: Moderna, 2006.

  • A Conquista da Matemática, 7º ano. José Ruy Giovanni Júnior, Benedito Castrucci. Ed. Renovada. São Paulo: FTD, 2009.

  • Praticando Matemática, 6ª série. Álvaro Andrini. São Paulo. Editora do Brasil, 1989.


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