LOCAL:
PRUDÊNCIO THOMAS - RIO BRILHANTE/MS
PROFESSORA:
ANDRÉIA DAIANA REGINATTO
DISCIPLINA:
MATEMÁTICA
TURMA: 7º
ANOS (A, B e C).
TURNO:
MATUTINO e VESPERTINO
Número de
alunos: 65
TÍTULO
DO PROJETO:
Trabalhando
com números positivos e negativos
JUSTIFICATIVA:
Além das situações do cotidiano os números negativos também
surgiram no interior da Matemática na resolução de equações
algébricas. No entanto, sua aceitação seguiu uma longa e demorada
trajetória. Só no século XIX os negativos foram interpretados como
uma ampliação dos naturais e incorporam as leis da Aritmética.
Passaram então a integrar a hierarquia dos sistemas numéricos como
números inteiros. (PCN, 1998,9. 97).
Com o
estudo desse conteúdo os alunos perceberão a importância que os
números inteiros positivos e negativos têm em nossa vida, de que
está presente o tempo todo em tudo que fazemos e olhamos ao nosso
redor.
OBJETIVO:
- Proporcionar aulas divertidas e prazerosas com a utilização de materiais didáticos.
- Realizar um desafio entre grupos.
- Trabalhar o jogo ‘Tux Math’ na sala de tecnologia, envolvendo o conteúdo dos números positivos e negativos.
- Estimular o raciocínio lógico e o trabalho coletivo na resolução dos exercícios proposto para os alunos.
- Representar a reta numérica na cartolina para servir de apoio no aprendizado e fixar na parede para os alunos visualizar sempre em todas as aulas.
- Identificar um número e seu oposto ou simétrico.
- Associar a idéia de juntar quantidades positivas e negativas na resolução de problemas do cotidiano.
CONTEÚDO:
CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS.
- Representação dos números inteiros na reta;
- Números opostos ou simétricos;
- Valor absoluto ou módulo;
- Comparação de números inteiros;
- Eliminação de parêntese;
- Adição e subtração de números inteiros positivos e negativos;
- Multiplicação e divisão de números inteiros positivos e negativos;
- Expressões numéricas envolvendo as quatro operações.
METODOLOGIA: Em primeiro momento, as aulas serão
expositivas e dialogadas, com exemplos em que os números positivos e
negativos são utilizados para expressar temperaturas, acima e abaixo
de zero, saldos positivos e negativos em contas bancárias. Com esses
exemplos os alunos poderão perceber a presença e a importância do
estudo desse assunto. Depois de serem exploradas várias situações
em que aparecem os números negativos, realizaremos o estudo dos
números inteiros e da sua representação na reta numérica, com
desenho no caderno e na cartolina para fixarmos na parede. Com isto
os alunos têm a oportunidade de visualizar o ponto de referencia a
partir do qual se definem os dois sentidos (negativo e positivo),
iremos identificar o número e seu oposto.
Em um segundo momento, resolverão situações-problemas
envolvendo o cotidiano, com resolução de listas de exercícios de
fixação em grupo e individual, utilizaremos material concreto como
dinheirinho de brincadeira para melhor compreensão de números
positivos e negativos.
Trabalharemos com o joguinho dos números positivos e
negativos para melhorar a compreensão e estimular o raciocínio dos
alunos.
Em um terceiro momento, trabalharemos o desafio dos
números positivos e negativos envolvendo as quatro operações
(+,-,x,:). Onde formaremos dois grupos (A e B), cada grupo receberá
uma lista de exercícios, onde cada aluno escolherá um cálculo a
ser resolvido mentalmente por um aluno do outro grupo que deve
responder fazendo os cálculos mentalmente, sem ajuda de qualquer
instrumento de aprendizagem. Se o aluno que foi desafiado a
responder, acertar marca ponto para seu grupo, se errar, ponto para o
grupo que o desafiou. Vence o desafio o grupo que obtiver mais
pontos. O grupo vencedor receberá como prêmio um pirulito cada
integrante.
Em um quarto momento os alunos irão para sala de
tecnologia para jogar o jogo “Tux Math’’, neste jogo
trabalharão com os conteúdos acima citados”, na estimulação de
seu raciocínio lógico.
RECURSOS: dinheirinho de brincadeira, material didático,
cartolina fixada na parede da representação da reta numérica, sala
de tecnologia, papel, lápis, borracha, caderno, quadro negro, giz,
apagador, câmera digital.
DURAÇÃO: 30 H/A
AVALIAÇÃO: os alunos serão avaliados através da
realização das tarefas e atividades em sala de aula, na aplicação
de provas e na participação em geral.
REGISTROS: FOTOS.
BIBLIOGRAFIA:
- Construindo consciências: Matemática, 6ª série. Jackson Ribeiro e Elizabeth Soares. 1ª ed. São Paulo: Scipione, 2006.
- Matemática, 7ºano. Edwaldo Bianchini. 6ª ed. São Paulo: Moderna, 2006.
- A Conquista da Matemática, 7º ano. José Ruy Giovanni Júnior, Benedito Castrucci. Ed. Renovada. São Paulo: FTD, 2009.
- Praticando Matemática, 6ª série. Álvaro Andrini. São Paulo. Editora do Brasil, 1989.
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