29 de nov. de 2013

Projeto de Danças Folcloricas - Katiula



16/08/2013     

“ RESGATANDO AS DANÇAS FOLCLÓRICAS "


ESCOLA MUNICIPAL EUCLIDES DA CUNHA.

“RESGATANDO AS DANÇAS FOLCLÓRICAS"

PRUDÊNCIO THOMAZ MS
Agosto, Setembro/2013


Façamos da interrupção um caminho novo.
Da queda um passo de dança,
do medo uma escada,
do sonho uma ponte, da procura um encontro!


Docentes Envolvidos

KATIULA DOS SANTOS GONÇALEZ
MARCIA LOPES BOENO
VALDENICE REZENDE ANTIGO
SOLEIDE REGINA DA PAZ LIMA


Projeto Educacional desenvolvido nos 6º A e B, 7º A e , 8ºA e B e 9º A  ,Anos do Ensino fundamental, do período matutino da Escola Municipal Euclides da Cunha, Município de Rio Brilhante Ms, no ano de 2013.

 JUSTIFICATICA
 Histórico de Escola
           A Escola Euclides da Cunha é uma unidade escolar localizada no Distrito de Prudêncio Thomaz; Rua Euzébio Thomaz Lemes, nº1694 no Município de Rio Brilhante.
          Em primeiro momento contava com a extensão do Assentamento Aroeira no ano de 1984 através da lei nº501/84, as escolas rurais tiveram uma nova denominação e a Escola municipal Urbana de 1ºgrau Euclides da Cunha passou a ser uma sala Euclides da Cunha, extensão da Escola municipal Urbana de 1ºgrau de Rio Brilhante-Polo, onde ficou até o ano de 1989.
          Em 1990, através da lei nº716/90 altera novamente sua denominação, passando a ser designada Escola municipal de 1ºgrau Euclides da Cunha.
          Através da lei nº1112 de 03 de agosto de 1999, passou a ser denominada Escola municipal Euclides da Cunha.Onde a mesma é mantida pela Prefeitura municipal de Rio Brilhante, CNPJ nº03. 68/582/0001-07 através da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Prefeito Athaide Nogueira, nº959.
          Atualmente, a Escola Municipal Euclides da Cunha, funciona em dois períodos matutino e vespertino através da deliberação do CEE /MS Nº8071 de 08 de maio de 2006 tendo funcionamento do ensino fundamental do 6ºao 9ºano.

Entrevista
        Segundo Tacilo Soares do Amaral, morador no distrito Prudêncio Thomaz desde 1935, casado, pai de quatro filhos. A escola Euclides da Cunha recebeu esse nome em homenagem prestada pelas autoridades políticas da época ao Escritor Euclides da Cunha durante sua passagem por Prudêncio Thomaz.
       Amaral ressalta que no inicio a escola não tinha Diretor específico era comandada por um grupo de professores: Zoraide Nogueira Thomaz, Manilde Barbosa da Paixão, Gonçalo Nunes da Cunha, Vergílio Lescano...
    Em 07 de agosto de 1984 passa a ser extensão da Escola Municipal Urbana de 1º grau de Rio Brilhante-Polo.
      Em 10 de outubro de 1990 passando a ser Escola Municipal de 1º grau Euclides da Cunha.


 Euclides da Cunha
       De acordo com o P.P.P da Escola Euclides da Cunha uma pesquisa realizada com os moradores antigos de Prudêncio Thomaz, o nome da Escola Municipal Euclides da Cunha denominou-se devido a homenagem prestada pelas autoridades políticas da época ao Escritor Euclides da Cunha, que durante suas viagens de trabalho passou por Prudêncio Thomaz.
        No ano de 1866, a 20 de janeiro, nasce Euclides da Cunha na fazenda Saudade em Santa Rita do rio Negro (atual Euclidelândia), município de Canta Galo. Rio de Janeiro. Primeiro filho de Manuel Rodrigues Pimenta da Cunha e Eudóxia Moreira da Cunha.
        Em 1883 Euclides da Cunha ingressa no Colégio Aquino, onde é aluno de Benjamim Constant, republicano histórico, importante influência em sua função.
        No ano de 1888 escreveu ,sob pseudônimo, veementes artigos de propaganda republicana para o jornal “A Província de São Paulo”. Em 1897, em março publica seu primeiro artigo, “A nossa Vendéia”, sobre a Campanha de Canudos, em “O Estado de São Paulo”. Segue para o campo de batalhas nos Sertões Baianos como repórter do jornal e adido ao Estado-Maior do Ministro da Guerra.Retifica e amplia o plano primitivo de “A Vendéia”, o livro passa a intitular-se “Os Sertões”.
        Em 1900 conclui a escrita do livro e, em 1902, no dia 2 de dezembro, “Os Sertões” é lançado com grande êxito de critica e de vendas, saindo no ano de 1903 a 2º edição. Em 21 de dezembro, Euclides da Cunha é eleito para a Academia Brasileira de Letras, e a 20 de novembro, toma posse no Instituto Histórico e Geografia Brasileira.
      No ano de 1906, publica o relatório sobre o Alto Perus e Contrastes e Confrontos. Também publica em 1907 ,Perus Versus Bolívia.
     Euclides da Cunha ,no ano de 1909, é nomeado professor de Lógica no Colégio Pedro II, tendo sido o segundo colocado em concurso, e morre no dia 15 de agosto do ano de 1909.
          A Escola Municipal Euclides da Cunha, tem aproximadamente 263 alunos divididos em dois turnos matutino e vespertino do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, tendo como diretora Soleide Regina da Paz Lima e a Coordenadora Pedagógica Valdenice Rezende Antigo. No período noturno, funciona a EJA ( EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) desde o ano de 2012. No momento temos a freqüência de 46 alunos nas quatro fases do ensino fundamental.
          Nossos alunos, em sua maioria, fazem parte de uma estrutura familiar carente, tanto no aspecto financeiro como também no aspecto afetivo, isso acontece devido à necessidade de conhecimento específico dos pais para acompanharem seus filhos em relação ao seu desenvolvimento intelectual e até mesmo físico e emocional. Alunos oriundos de classes populares advindos do próprio Distrito, do Assentamento Silvio Rodrigues e de Fazendas.

Dança é a única arte
na qual nós mesmos somos
 o material de que ela é feita." (Ted Shawn)

As danças sempre foram um importante componente cultural da humanidade. O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de uma determinada região. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras. Sabendo da necessidade de comunicação e da expressão corporal, esse projeto visa trabalhar com a linguagem corporal utilizando diferentes atividades com o corpo.
As danças folclóricas brasileiras caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares) e figurinos e cenários representativos. Estas danças são realizadas, geralmente, em espaços públicos: praças, ruas e largos.
Ao trabalhar com a dança é importante à variedade de meios capazes de ampliar nossas possibilidades de expressão, essa variedade está inserida na prática de trabalhar a dança de forma prazerosa com o divertimento. Através da dança, da brincadeira, ou seja, da diversão os alunos podem experimentar todos os tipos de combinações e permutas de formas corporais, sociais de pensamentos. De regras que tornariam muito mais difícil se fossem regidos apenas por valores imediatos de sobrevivência ou mesmo com rigidez e autoritarismo.
Brincar é muito importante na vida de todo ser humano, principalmente na vida de nossos alunos, pois ela desenvolve a imaginação, a própria criatividade e a socialização. A brincadeira vinculada coma dança faz a o aluno descobrir a alegria através da exploração do seu próprio corpo com qualidade de movimentos que se transformarão em dança. De acordo com estudos, no universo da criança a experiência de movimento tem o papel de definir seu caráter e sua personalidade. Essa experiência de corpo e movimento na brincadeira vinculada com a dança está presente nas crianças, através de cada gesto.
Ao brincar a criança liberta-se de restrições arbitrárias e expande o próprio campo de ação. A dança vinculada com o lúdico possibilita uma maior riqueza de reações e melhora a capacidade de relacionamento e adaptação. A dança de forma prazerosa torna o aluno mais flexível. SANTANA (2007.p.44).


OBJETIVO GERAL

Trabalhar com a dança visando como eixo principal o desenvolvimento da linguagem corporal nos alunos através das atividades aplicadas e da apresentação de uma coreografia. Proporcionar aos alunos os conhecimentos sobre os aspectos históricos.
Contribuir de maneira significativa para a entrada definitiva da dança no currículo das escolas brasileiras; trabalhar na teoria e na prática propostas para o ensino de dança que integrem o fazer, a apreciação e a contextualização artísticas;
Trabalhar na teoria e na prática propostas educacionais que relacionem a dança e a cultura de diversas regiões.
Proporcionar aos alunos os conhecimentos sobre os aspectos históricos que levaram ao fim da escravidão e suas conseqüências imediatas na sociedade, conhecendo o motivo especial pelo Dia da Consciência Negra.
O projeto tem por objetivo favorecer o desenvolvimento da expressão corporal, oral e cultural dos alunos, através de momentos de interpretação (monólogos), coreografias, músicas, poesias e a valorização estética negra, para a ampliação dos conhecimentos e formação de hábitos e atitudes fundamentais nos valores éticos. Propõe-se, ainda, dar a conhecer, através de demonstrações culturais e de atividades teatrais e de interpretação alguns aspectos importantes do contexto da escravidão negra, ressaltando os valores que impulsionaram e orientaram a sua vida e a formação de sua identidade.

CONTEUDOS GERAIS


ü     Atividades rítmicas;
ü     Dimensões sócio-histórico-culturais da dança e aspectos estéticos história, estudos étnicos, música, crítica e estética relação entre o ensino de dança nas escolas e a sociedade contemporânea conceitos de tempo, espaço, corpo e novas tecnologias, interdisciplinaridade.
ü     Expressão facial e corporal;
ü     Musicalidade e estudo da música de trabalho coreográfico;
ü     Expressão corporal-espaço (níveis);
ü     Literatura e poesia vinculada com a dança;    

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü      Trabalhar com a improvisação dirigida e espontânea;
ü      Vincular jogos retificados com a dança numa transformação contínua e prazerosa, visando trabalhar o corpo em diferentes movimentos, através do lúdico;   
ü      Valorizar a cultura de diversas regiões Brasileiras;
ü      Entender e valorização de cada estilo musical;
ü      Redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo tempo;

DESENVOLVIMENTO


O desenvolvimento do projeto foi desenvolvido de acordo com as necessidades e com o interesse de cada turma.
O tema será desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a sua exploração, sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem fazer observações através de pesquisa na STE e com indiretas em ilustrações e/ou vídeos, experimentações e leituras. Para tanto vamos utilizar:

• Exibição do filme: “Se ela Dança eu Danço 3”;

• Promover reflexões positivas de reportagens através de pesquisa na STE que tratam sobre o tema;

• Estudos de música para uma amostra cultural;

• Confeccionar cartazes – recorte, pintura e colagem - com fotos de revistas que
tratam da diversidade étnica brasileira e a cultura do negro;

• Realização de uma Amostra Cultural das Danças Folclóricas escolhida pelos alunos.


METODOLOGIA

O projeto “Resgatando as Danças Folclóricas” foi elaborado e executado pela coordenação pedagógica, pelas professoras na área de Educação Física e a STE (sala de tecnologia), desenvolvida com alunos do período matutino com as turmas do 6º, 7º, 8º e 9º A, buscando ampliar o conhecimento em relação ao tema central do projeto transformando-os em repassadores de informações, pois assim como conversar é uma necessidade social.
A cultura é um elemento complexo, na escola a dança é importância para desenvolver nas crianças a criatividade, a percepção corporal mesmo que de forma simples. A musicalidade que na dança vai além do ritmo, é um buscar da compreensão relacionando-se com a melodia transmitida com as vozes, com os instrumentos, com as variações de intensidade, conseguindo transmitir por meios de movimentos dançantes todo sentimento que a música pode provocar ou pede. Trabalhando-se também a criatividade na forma de expressão corporal onde o aluno cria diferentes movimentos através de estímulos musicais e com a improvisação dirigida e espontânea. Sendo a dança com vínculo educativo dentro da instituição; será direcionado um trabalho com a literatura de forma prazerosa, onde cada criança poderá escolher o que gosta para junto com a professora poder transmiti-la em forma de linguagem corporal.

A arte de viver é mais parecida com a luta do que com a dança,
na medida em que está pronta para enfrentar tanto o inesperado
como o imprevisto e não está preparada para cair.
Marco Aurélio

Metodologia Disciplina Educação Física.

         Os alunos assessorados pela Professora de Educação física juntamente com a professora responsável da STE, assistiram o filme “Se ela Dança, eu Danço3”.
Realizaram-se pesquisas na STE, em busca dos tipos de Danças Folclóricas existente e a escolha de qual estilo musical iria ser apresentado para a comunidade escolar, e  logo depois  foram feitos cartazes destas pesquisas para os alunos que não irão participara da Apresentação da Dança escolhida..
Foi sugerido pelos alunos que cada Turma realiza-se uma apresentação diferente da outra então ficou decido da seguinte forma:

6º ano A e B – Dança do Carreirinho;
7º A – Dança o Xote das Duas Damas;
8º A – Dança a Catira;
9º A – Polca de Carão e Siriri.
         
Metodologia Professora STE e Auxiliares .

Durante a realização do projeto, auxiliei a professoras envolvidas no mesmo nas pesquisas referentes ao tema. Pesquisamos a história e a origem das Danças Flocloricas, baixei vídeos sobre o assunto, fotos e filmes. Fizemos aulas expositivas no Data show. Na preparação das apresentações das danças, baixei vídeos de coreografias e também músicas utilizadas na apresentação. Foi passado um filme sobre “Se ela Dança eu Danço 3”.
No dia da apresentação do trabalho, prestei apoio tecnológico ao evento. Ajudando também na organização do mesmo.

CRONOGRAMA

Professora: Katíula dos Santos Gonçalez                                                          
 Disciplina: Educação Física.
Turmas: 6ºA, 7ºA, 8ºA e 9º  A e  - Período: Matutino.

DATA

AULAS

ATIVIDADES

08/10/2013
  
2H/A para 6º ano B.


- Filme – Se ela Dança eu Danço 3.

05/11/2013

2H/A para 7º ano A.


- Filme – Se ela Dança eu Danço 3.


08/11/2013

2H/A para 6º ano A.


- Filme – Se ela Dança eu Danço 3.

08/11/2013

2H/A para 8º ano A.


- Filme – Se ela Dança eu Danço 3.

05/11/2013

2H/A para 9º ano A.


- Filme – Se ela Dança eu Danço 3.

22/11/2013

1H/A para 6º ano A.



- Pesquisa dos tipos de Danças Folclóricas na STE
22/11/2013

1H/A para 6º ano B.


- Pesquisa dos tipos de Danças Folclóricas na STE

25/11/2013

1H/A para 7º ano A.


- Pesquisa dos tipos de Danças Folclóricas na STE


25/11/2013

1H/A para 8º ano A.

Pesquisa dos tipos de Danças Folclóricas na STE

22/11/2013

1H/A para 9º ano A.


- Pesquisa dos tipos de Danças Folclóricas na STE

04/10/2013-08/11/2013
25/11/2013-08/11/2013
22/11/2013

5 H/A para 6º ano A.


- Ensaio da Dança – Xote do Carreirinho.

04/10/2013-08/11/2013
25/11/2013-08/11/2013
22/11/2013

5 H/A para 6º ano B.


- Ensaio da Dança –  Xote do Carreirinho.

04/10/2013-08/11/2013
25/11/2013-08/11/2013
22/11/2013

5 H/A para 7º ano A.

- Ensaio da Dança do Xote das Duas Damas.

04/10/2013-08/11/2013
25/11/2013-08/11/2013
22/11/2013

5 H/A para 8º ano A.

- Ensaio da Dança – Catira

04/10/2013-08/11/2013
25/11/2013-08/11/2013
22/11/2013

5 H/A para 9º ano A.

- Ensaio da Dança – Siriri e Polca de carão.

12/11/2013

1H/A para 6º ano A e B.

- Confecção dos Cartazes e dos trabalhos em Grupos.

08/11/2013

1H/A para 7º ano A.
- Confecção dos Cartazes e dos trabalhos em Grupos.

12/11/2013

1H/A para 8º ano A.
- Confecção dos Cartazes e dos trabalhos em Grupos.

12/11/2013

1H/A para 9º ano A.

- Confecção dos Cartazes e dos trabalhos em Grupos.

29/11/2013

2 H/A para 9º ano A.

Dia da Apresentação do projeto .

Obs. A professora Márcia Lopes Boeno responsável pela STE auxiliou a Professora de Educação Física durantes os ensaios das danças Folclóricas e no dia da Apresentação a mesma ajudou na organização, a coordenação acompanhou professores e alunos dando orientação e suporte para realização do trabalho, ajudando nas atividades em sala de aula. Bem como participou e organizou o evento final para apresentação ao publico.


AVALIAÇÃO

             Educação Física.
             Através da participação nas aulas práticas e nas aulas na STE, observando e acompanhando no progresso nas atividades propostas e realizadas. A partir do interesse dos alunos em busca de questionamentos e duvidas e relatório sobre o trabalho.

             STE.
             Através da participação, observando e acompanhando no progresso nas atividades propostas e realizadas. A partir do interesse dos alunos em busca de questionamentos e duvidas
          

 Avaliação da coordenação.
Acompanhar nas atividades do dia-a-dia, observando o desenvolvimento das turmas. Avaliando a pratica pedagógica em cada etapa do projeto trabalhado, observando o avanço dos alunos, a participação nas atividades, confecção de materiais, nas pesquisas, ou em outras atividades propostas, orientando e sugerido se necessário professora e alunos.














REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANEXOS

FOTOS DOS ENSAIOS NA SALA DE AULA E LOGO A APRESENTAÇÃO DO PROJETO (PROFª KATIULA DOS S. GONÇALEZ)

PESQUISA NA STE


OS ENSAIOS





APRESENTAÇÃO









































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