28 de nov. de 2012

PROJETO CALENDÁRIO

ESCOLA MUNICIPAL EUCLIDES DA CUNHA.
PROJETO CALENDÁRIO”.
PRUDÊNCIO THOMAZ MS
Agosto/2012

Docentes envolvidos
Diretora: Regiane Pierim Martins
Coordenadora: Célia Rodrigues de Meneses Nascimento
Professora: Valdenice Rezende S. Antigo
CALENDÁRIO”.
Projeto Educacional desenvolvido nos 7ª Anos do Ensino fundamental, turmas A, B do período matutino turma C do período vespertino da Escola Municipal Euclides da Cunha, Município de Rio Brilhante Ms, ano 2012.

JUSTIFICATIVA
Histórico de Escola
A Escola Euclides da Cunha é uma unidade escolar localizada na sede do Distrito Prudêncio Thomaz; Rua Euzébio Thomaz Lemes nº1694 no Município de Rio Brilhante.
Em primeiro momento contava com a extensão do Assentamento Aroeira no ano de 1984 através da lei nº501/84, as escolas rurais tiveram uma nova denominação e a Escola municipal Urbana de 1ºgrau Euclides da Cunha passou a ser uma sala Euclides da Cunha, extensão da Escola municipal Urbana de 1ºgrau de Rio Brilhante-Polo, onde ficou até o ano de 1989.
Em 1990, através da lei nº716/90 altera novamente sua denominação, passando a ser designada Escola municipal de 1ºgrau Euclides da Cunha.
Através da lei nº1112 de 03 de agosto de 1999, passou a ser denominada Escola municipal Euclides da Cunha.
Onde a mesma é mantida pela Prefeitura municipal de Rio Brilhante CNPJ nº03. 68/582/0001-07 através da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Prefeito Athaide Nogueira nº959.
Atualmente a Escola Municipal Euclides da Cunha, funciona em dois períodos matutino e vespertino através da deliberação do CEE /MS Nº8071 de 08 de maio de 2006 tendo funcionamento do ensino fundamental do 6ºao 9ºano.
Entrevista
Segundo Tacilo Soares do Amaral, morador no distrito Prudêncio Thomaz desde 1935, casado, pai de quatro filhos. A escola Euclides da Cunha recebeu esse nome em homenagem prestada pelas autoridades políticas da época ao Escritor Euclides da Cunha durante sua passagem por Prudêncio Thomaz.
Amaral ressalta que no inicio a escola não tinha Diretor específico era comandada por um grupo de professores: Zoraide Nogueira Thomaz, Manilde Barbosa da Paixão, Gonçalo Nunes da Cunha, Vergílio Tescano...
Em 07 de agosto de 1984 passa a ser extensão da Escola Municipal Urbana de 1º grau de Rio Brilhante-Polo.
Em 10 de outubro de 1990 passando a ser Escola Municipal de 1º grau Euclides da Cunha.
Euclides da Cunha
De acordo com o P.P.P da Escola Euclides da Cunha uma pesquisa realizada com os moradores antigos de Prudêncio Thomaz, o nome da Escola Municipal Euclides da Cunha denominou-se devido a homenagem prestada pelas autoridades políticas da época ao Escritor Euclides da Cunha, que durante suas viagens de trabalho passou por Prudêncio Thomaz.
No ano de 1866, a 20 de janeiro, nasce Euclides da Cunha na fazenda Saudade em Santa Rita do rio Negro (atual Euclidelândia), município de Canta Galo. Rio de Janeiro. Primeiro filho de Manuel Rodrigues Pimenta da Cunha e Eudóxia Moreira da Cunha.
Em 1883 Euclides da Cunha ingressa no Colégio Aquino, onde é aluno de Benjamim Constant, republicano histórico, importante influência em sua função.
No ano de 1888 escreveu sob pseudônimo veementes artigos de propaganda republicana para o jornal “A Província de São Paulo”. Em 1897, em março publica seu primeiro artigo, “A nossa Vendéia”, sobre a Campanha de Canudos, em “O Estado de São Paulo”. Segue para o campo de batalhas nos Sertões Baianos como repórter do jornal e adido ao Estado-Maior do Ministro da Guerra.Retifica e amplia o plano primitivo de “A Vendéia”, o livro passa a intitular-se “Os Sertões”.
Em 1900 conclui a escrita do livro e, em 1902, no dia 2 de dezembro, “Os Sertões” é lançado com grande êxito de critica e de vendas, saindo no ano de 1903 a 2º edição. Em 21 de dezembro Euclides da Cunha é eleito para a Academia Brasileira de Letras, e a 20 de novembro, toma posse no Instituto Histórico e Geografia Brasileira.
No ano de 1906 publica o relatório sobre o Alto Perus e Contrastes e Confrontos. Também publica em 1907 Perus Versus Bolívia.
Euclides da Cunha no ano de 1909 é nomeado professor de Lógica no Colégio PedroII, tendo sido o segundo colocado em concurso, e morre no dia 15 de agosto do ano de 1909.
A Escola Municipal Euclides da Cunha, conta aproximadamente com um total de 263 alunos divididos em dois turnos matutino e vespertino do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, tendo como diretora Regiane Pierim Martins e Coordenadora Pedagógica Célia Rodrigues de Meneses Nascimento.
Nossos alunos em sua maioria fazem parte de uma estrutura familiar carente, tanto no aspecto financeiro como também no aspecto afetivo, isso acontece devido á necessidade de conhecimento específico dos pais para acompanharem seus filhos em relação ao seu desenvolvimento intelectual e até mesmo físico e emocional. Alunos oriundos de classes populares advindos do próprio Distrito, do Assentamento Silvio Rodrigues e de Fazendas.
Sabemos que ninguém se interessa por tudo e nossos alunos são em maioria pouco aptos para todas as informações que lhes é passada. Portanto deve ser estimulado não a armazenar o maior número de dados, mas a melhor interpretar a informação recebida .
A escola é um espaço de relacionamento humano de negociação de regras e convívio de trocas entre pessoas, criando situações que favoreçam um clima de aprendizado. É fundamental que os alunos aprendam a buscar as fontes adequadas.A leitura do material deve contribuir e conduzir a obtenção de informações tanto básicas quanto específicas sem perder o objetivo que lhe é proposto.
Todo o tempo estamos ouvindo, lendo e até falando espontaneamente o inglês , que nos chega através dos mais diversos canais de comunicação. É importante conscientizar o aluno que a Língua Inglesa faz parte do contexto em que vive e, portanto necessário se faz seu aprendizado.
Com o advento da internet, os conhecimentos de inglês se tornaram fundamentais para aquele que busca fazer uma pesquisa eficiente na web. A internet tende a ser um dos mais poderosos instrumentos tecnológicos aptos a trazer e levar informações de forma mais eficiente e a tendência é que as pessoas se dêem conta disso cada vez , se você domina o inglês suas chances serão maiores.
Denise Farias Rocha

O desafio deste trabalho é construir propostas, idéias, horizontes de caminhadas e ações concretas. O ponto de partida é fazer com que o aluno assuma sua condição de sujeito abrindo espaço para que exerça sua autonomia assumindo o papel de protagonista.
Compreendendo que num tempo em que a informação tem grande volume e velocidade, levando em conta o pensar diferente de concordar e discordar, de buscar caminhos diversos, e que vivemos em sociedade por isso precisamos perceber que existem situações que só se concretizam com a ajuda mútua.
A língua inglesa é imprescindível nos dias atuais, pois a globalização faz com que se torne algo fundamental. O Inglês é a língua internacional, a língua dos estudos, das viagens, dos negócios, enfim, a língua da comunicação com todo o mundo.
Miguel Luiz,Ferreira de Castro

Sabedora que os jovens precisam de espaço de reflexão e ação concretas e vendo a dificuldade dos mesmos busco desenvolver a interação dos alunos oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e aplicação de conhecimento através das atividades diversificadas, pesquisas e apresentações dando espaço para o pensamento. Não se trata de apenas ouvi-los ou deixá-los falar, trata-se de espaço de reflexão, de tomada de decisão consciente, de organizar conteúdo apontando valores de convivência, e descobrir competências, mas também de buscar auto-conhecimento.
Os adolescentes encontram-se na fase de busca e até mesmo de sua identidade, e isso faz com que neguem imposições, seu desenvolvimento emocional, intelectual e físico depende de uma série de fatores do contexto onde estamos inseridos. As nossas reações ao longo de nossa vida são diretamente influenciadas pelas aprendizagens que construímos.
A Língua Inglesa tornou-se de uma importância essencial na formação e preparação dos alunos para o mercado de trabalho. A globalização e o intercambio de informações, com o advento da internet, também se constitui em um fator preponderante para o aprendizado da língua. 
Moises Assunção Ribeiro
OBJETIVO GERAL
-Desenvolver a linguagem oral e escrita.
OBJETIVOS ESPECIFICOS.
- Estimular a criatividade a través de atividades relacionadas ao conteúdo.
- Desenvolver a socialização dos alunos incentivando o trabalho em grupo
METODOLOGIA
Metodologia Língua Inglesa.
Um dos grandes desafios é dar ao aluno o que pensar e produzir pensamento próprio crítico, proporcionando o exercício do compromisso, do trabalho em grupo promovendo momentos de reflexão e diálogo.
O presente trabalho foi realizado na Escola Municipal Euclides da Cunha, Prudêncio Thomaz distrito de Rio Brilhante, MS, com as turmas dos 7º ano “A, B e C”, período matutino e vespertino.
No primeiro momento foi apresentado o conteúdo para os alunos e propiciado a ele materiais para pesquisa na STE onde fizeram atividades na “agenda web” sobre os dias da semana, meses do ano e estações trabalhando pronuncia, escrita e a ordem dos mesmos.
Os alunos foram separados em grupos e fizeram confecção de dominó referente ao assunto encerrando o trabalho jogando o dominó tendo que usar a pronuncia em inglês.
Metodologia Coordenação Pedagógica.
Acompanhar a professora e alunos envolvidos no projeto dando subsidio para que o mesmo seja executado.
A coordenação providenciou materiais didáticos, material concreto para realização do trabalho, acompanhou alunos junto com a professora nas realizações das atividades realizadas.
CRONOGRAMA



Professora: Valdenice Silva Antigo Resende Disciplina: Inglês.
Turmas: 7º A, B e C - Período: Matutino e vespertino.

DATA

AULAS

ATIVIDADES

15/06/2012
1H/A para cada turma


-Pesquisa STE.

22/06/2012


1H/A para cada turma


-Atividades sobre o conteúdo STE usando “agenda web” e confecção de dominó.

26/06/2012

1H/A para 7º A e B.


- Confecção de dominó.


03/07/2012

1H/A para 7º A e B.


- Encerramento do trabalho com jogo de dominó pronunciando em inglês.

06/07/2012

1H/A para cada turma


- Encerramento do trabalho com jogo de dominó pronunciando em inglês.

Coordenadora: Célia Rodrigues de M. Nascimento
Turmas: 7º A, B e C - Período: Matutino e vespertino.

DATA

AULAS
ACOMPANHAMENTO DAS
ATIVIDADES

26/06/2012

1H/A para 7º A e B.


- Confecção de dominó.


03/07/2012

1H/A para 7º A e B.


- Encerramento do trabalho com jogo de dominó pronunciando em inglês.

06/07/2012

1H/A para cada turma


- Encerramento do trabalho com jogo de dominó pronunciando em inglês.
Obs. a coordenação acompanhou professores e alunos dando suporte para realização do trabalho, ajudando nas atividades em sala de aula.
AVALIAÇÃO
Língua Inglesa.
Através da observação constatando quais alunos apresentam dificuldades na aprendizagem e conhecimento sobre o conteúdo, atribuído notas aos mesmos.
Após o término do projeto os alunos fizeram relatório escrito.
Avaliação da coordenação.
Acompanhar nas atividades do dia-a-dia, observando o desenvolvimento das turmas. Avaliando a pratica pedagógica em cada etapa do projeto trabalhado, observando o avanço dos alunos, a participação nas atividades, confecção de materiais, nas pesquisas, ou em outras atividades propostas, orientando e sugerido se necessário professora e alunos.
BIBLIOGRAFIA
MORINO, Eliete Canesi. Hello! 1ª Edição SP, Editora Ática, 1999
FERRARI, Mariza & RUBIN, Sarah. Englishchips. 1º Edição SP Editora
Scipione, 2001.
KELLER, Victoria. Caderno do Futuro. 1ª Edição SP, Editora IBEP, 2007.
RIBEIRO, Moises Assunção. Artigo A Importância da Língua Inglesa nas Séries
Iniciais e do Ensino Fundamental, publicado pela Secretaria de
Educação Itaitinga Fortaleza, ano 2010.
REVISTA Mundo Jovem, nº 333, Ano 47. Fevereiro 2009.

ANEXO
ESCOLA MUNICIPAL EUCLIDES DA CUNHA
ANO/2012
RELATÓRIO
Acompanhando o trabalho desenvolvido na disciplina de Língua Inglesa foi possível perceber que houve melhora no desempenho dos alunos, bem como uma maior integração entre eles, aumento da responsabilidade e do interesse pelas aulas.
O trabalho deu oportunidade para o aluno refletir sobre sua ação educativa e assim, a partir dos erros, buscar os acertos.
Serviu também como subsídio para avaliar e refletir sobre a relação e interação entre educando e educador revendo as metodologias utilizadas na prática pedagógica.
____________________________ ___________________________


Direção Coordenação
Direção Coordenação


Direção Coordenação

Direção Coordenação


Direção Coordenação

Nenhum comentário:

Postar um comentário