20 de nov. de 2012

"DE BEM COM O TRÂNSITO"



ESCOLA MUNICIPAL EUCLIDES DA CUNHA.
“PROJETO DE BEM COM O TRÂNSITO”.
PRUDÊNCIO THOMAZ MS
Agosto/2012
Docentes Envolvidos
REGIANE PIERIM MARTINS
CÉLIA RODRIGUES DE MENESES NASCIMENTO
ELTON TAGARA MARECO
KATIULA DOS SANTOS GONÇALEZ
QUELI CRISTINA BROGIATTO
TELMA LUCIA DE OLIVEIRA C. MEDINA

Projeto Educacional desenvolvido nos 7ª Anos do Ensino fundamental, turma A e B do período matutino da Escola Municipal Euclides da Cunha, Município de Rio Brilhante Ms, no ano de 2012.
 JUSTIFICATICA
 Histórico de Escola
           A Escola Euclides da Cunha é uma unidade escolar localizada na sede do Distrito Prudêncio Thomaz; Rua Euzébio Thomaz Lemes nº1694 no Município de Rio Brilhante.
          Em primeiro momento contava com a extensão do Assentamento Aroeira no ano de 1984 através da lei nº501/84, as escolas rurais tiveram uma nova denominação e a Escola municipal Urbana de 1ºgrau Euclides da Cunha passou a ser uma sala Euclides da Cunha, extensão da Escola municipal Urbana de 1ºgrau de Rio Brilhante-Polo, onde ficou até o ano de 1989.
          Em 1990, através da lei nº716/90 altera novamente sua denominação, passando a ser designada Escola municipal de 1ºgrau Euclides da Cunha.
Através da lei nº1112 de 03 de agosto de 1999, passou a ser denominada Escola municipal Euclides da Cunha.
Onde a mesma é mantida pela Prefeitura municipal de Rio Brilhante CNPJ nº03. 68/582/0001-07 através da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Prefeito Athaide Nogueira nº959.
          Atualmente a Escola Municipal Euclides da Cunha, funciona em dois períodos matutino e vespertino através da deliberação do CEE /MS Nº8071 de 08 de maio de 2006 tendo funcionamento do ensino fundamental do 6ºao 9ºano.
Entrevista
        Segundo Tacilo Soares do Amaral, morador no distrito Prudêncio Thomaz desde 1935, casado, pai de quatro filhos. A escola Euclides da Cunha recebeu esse nome em homenagem prestada pelas autoridades políticas da época ao Escritor Euclides da Cunha durante sua passagem por Prudêncio Thomaz.
       Amaral ressalta que no inicio a escola não tinha Diretor específico era comandada por um grupo de professores: Zoraide Nogueira Thomaz, Manilde Barbosa da Paixão, Gonçalo Nunes da Cunha, Vergílio Lescano...
    Em 07 de agosto de 1984 passa a ser extensão da Escola Municipal Urbana de 1º grau de Rio Brilhante-Polo.
      Em 10 de outubro de 1990 passando a ser Escola Municipal de 1º grau Euclides da Cunha.
 Euclides da Cunha
       De acordo com o P.P.P da Escola Euclides da Cunha uma pesquisa realizada com os moradores antigos de Prudêncio Thomaz, o nome da Escola Municipal Euclides da Cunha denominou-se devido a homenagem prestada pelas autoridades políticas da época ao Escritor Euclides da Cunha, que durante suas viagens de trabalho passou por Prudêncio Thomaz.
        No ano de 1866, a 20 de janeiro, nasce Euclides da Cunha na fazenda Saudade em Santa Rita do rio Negro (atual Euclidelândia), município de Canta Galo. Rio de Janeiro. Primeiro filho de Manuel Rodrigues Pimenta da Cunha e Eudóxia Moreira da Cunha.
        Em 1883 Euclides da Cunha ingressa no Colégio Aquino, onde é aluno de Benjamim Constant, republicano histórico, importante influência em sua função.
        No ano de 1888 escreveu sob pseudônimo veementes artigos de propaganda republicana para o jornal “A Província de São Paulo”. Em 1897, em março publica seu primeiro artigo, “A nossa Vendéia”, sobre a Campanha de Canudos, em “O Estado de São Paulo”. Segue para o campo de batalhas nos Sertões Baianos como  repórter do jornal e adido ao Estado-Maior do Ministro da Guerra.Retifica e amplia o plano primitivo de “A Vendéia”, o livro passa a intitular-se “Os Sertões”.
        Em 1900 conclui a escrita do livro e, em 1902, no dia 2 de dezembro, “Os Sertões” é lançado com grande êxito de critica e de vendas, saindo no ano de 1903 a 2º edição. Em 21 de dezembro Euclides da Cunha é eleito para a Academia Brasileira de Letras, e a 20 de novembro, toma posse no Instituto Histórico e Geografia Brasileira.
      No ano de 1906 publica o relatório sobre o Alto Perus e Contrastes e Confrontos. Também publica em 1907 Perus Versus Bolívia.
     Euclides da Cunha no ano de 1909 é nomeado professor de Lógica no Colégio PedroII, tendo sido o segundo colocado em concurso, e morre no dia 15 de agosto do ano de 1909.
          A Escola Municipal Euclides da Cunha, conta aproximadamente com um total de 263 alunos divididos em dois turnos matutino e vespertino do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, tendo como diretora Regiane Pierim Martins e Coordenadora Pedagógica Célia Rodrigues de Meneses Nascimento.
          Nossos alunos em sua maioria fazem parte de uma estrutura familiar carente, tanto no aspecto financeiro como também no aspecto afetivo, isso acontece devido á necessidade de conhecimento específico dos pais para acompanharem seus filhos em relação ao seu desenvolvimento intelectual e até mesmo físico e emocional. Alunos oriundos de classes populares advindos do próprio Distrito, do Assentamento Silvio Rodrigues e de Fazendas.
          “O comportamento do brasileiro no trânsito reflete sua relação histórica e cultural com o espaço público”.
Matta,Roberto da
           Os automóveis surgem na história da humanidade, para resolver problemas de locomoção e transportes e mudar significativamente a vida das pessoas, pois eles encurtam distâncias, facilitando o cotidiano das pessoas. Pois precisamos nos locomover cada vez mais rápido e com maiores distâncias e com isso estamos esquecendo da segurança.
          O ser humano está neste mundo cada vez mais globalizado, o que incentiva o consumo excessivo, que desfaz valores e aposta no seu descontentamento. No trânsito ele não é diferente. Competitivo, e na maioria das vezes egoísta, agressivo com pressa,  comete abusos.
Para termos um trânsito efetivamente seguro se faz necessário a participação de todos. Quando andamos a pé, de carro, moto, de bicicleta fazemos parte do trânsito.
           É necessário investir em educação. Uma educação que seja capaz de informar, orientar, construir e resgatar valores positivos, que seja capaz, ainda, de motivar e promover a mudança”.
Rios, Irene
           A educação no trânsito torna-se indispensável  orientar a população quanto à forma correta de utilizar os veículos e as vias públicas, como pedestre, passageiro ou condutor.
          O uso do automóvel nos grandes centros brasileiros popularizou-se realmente nestes últimos anos. A evolução do automóvel seguiu todos os estágios de crescimento, permitindo uma integração automóvel-pessoa.
          Para compensar de um modo geral essa discordância entre trânsito e população, tornam-se necessárias campanhas neste sentido, pois o trânsito nos dias de hoje, é fator impressionante tanto de dados físicos quanto de prejuízos materiais. 
                      “Devido problemas históricos, a maioria das cidades não está preparada para fazer a gestão adequada do seu trânsito. O número de automóveis e motocicletas está crescendo muito rapidamente e as cidades têm crescido sem muito controle”.
Vasconcelos, Eduardo Alcântara de

          A nossa clientela faz uso do transporte escolar, e outros. As famílias e as escolas precisam rever seus valores e suas praticas educativas em relação ao trânsito.
            Segundo o art.76 do Código de Trânsito Brasileiro, a educação para o trânsito deverá ser promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3ºgraus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação.
            Assim é necessário sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância de se investir na educação para o trânsito, uma vez que na atualidade ela se torna fundamental para um convívio social mais ético, respeitoso e seguro. Dessa forma, os professores das diversas áreas de conhecimento da escola, executaram um projeto interdisciplinar relacionado a esse tema desenvolvendo-o com os alunos de maneira crítica e criativa. As informações serão dadas através de atividades esclarecedoras, informativos textuais, slides, atividades participativas onde os alunos poderão adquirir conhecimentos para sua integração ao trânsito, visando formação do caráter do condutor de veículos, considerando que o trânsito exige cidadãos educados, não só cidadãos instruídos.
OBJETIVO GERAL
       Identificar a educação para o trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
      - Identificar comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que comprometam essa segurança;
         - Identificar o significado da sinalização, bem como regras de circulação como fatores importantes da segurança no trânsito;
         - Conhecer e compreender a importância da sinalização.
METODOLOGIA
           Consciente da participação deste trabalho na formulação de proposta para fortalecer resultado e também como um processo salutar para a formação dos alunos desenvolvemos o projeto de bem com o trânsito.
O projeto “De Bem com o Trânsito” foi elaborado e executado pela coordenação pedagógica, professores na área de Língua Portuguesa, Geografia, Educação Física e STE (sala de tecnologia), desenvolvido com alunos do período matutino com as turmas do 7º ano A e 7º ano B, buscando ampliar o conhecimento dos mesmos em relação ao assunto e transforma-lo em repassadores de informações, pois assim como conversar é uma necessidade social, também é o conhecimento em relação ao trânsito.
          Os alunos necessitam, portanto, para aprender significativamente, desenvolver habilidades, compreender e interpretar informações. Portanto
ficaram expostos à situação em que era preciso lidar com a imaginação, criatividade, conhecimentos já adquiridos, e a busca de informações sobre o assunto, buscando assim ferramentas para realização do trabalho proposto,  informar e conscientizar os demais alunos desta unidade escolar, bem como a comunidade, isso é os pais dos referidos alunos. Os quais executaram através de slides, mini palestra, modelos de placas do trânsito e gincana educativa.
         Professores e alunos realizaram um momento de esclarecimento e conscientização sobre o tema no pátio da escola, contando com a participação da comunidade escolar, inclusive pais de alunos. Neste encontro reafirmou-se a importância da parceria familiar quanto à educação para o trânsito.
         Durante exibição do slide os alunos mostraram para a comunidade o depoimento da colega de sala que está impossibilitada de freqüentar a escola devido acidente de trânsito ocorrido.Concluindo neste trabalho, que pedestres e condutores não estão preparados para respeitar as leis, ou não têm consciência que elas existem.
Metodologia Coordenação Pedagógica.
             Acompanhar professores e alunos envolvidos no projeto dando subsidio para que o mesmo seja executado.
             A coordenação providenciou materiais didáticos, material concreto para realização do trabalho, acompanhou alunos junto com professores nas realizações de entrevistas visitando comunidade, ajudou na execução das atividades realizadas no pátio da escola, organizou e executou o cerimonial de apresentação do trabalho para a comunidade, o qual foi executado no período noturno nesta Unidade Escolar.
Metodologia Disciplina de Português.
              A professora de Língua Portuguesa trabalhou com os alunos realizando pesquisa na STE, sobre números no trânsito. Os alunos descobriram que 36% dos veículos acidentados têm mais de nove anos de uso e que esse índice é sete vezes maior que o dos carros com menos de um ano de fabricação, foi feito questionamentos com os alunos sobre os dados obtidos e a conclusão a que chegaram é que as pessoas devem ser “mais cuidadosas com o que é novo” ou “o carro novo causa menos problemas mecânicos”.
         O momento de maior incidência de acidentes é das 18 às 19 horas nas estradas federais brasileiras.
        Em dias chuvosos e nublados mais de 3000 colisões ocorreram no ano passado, e o grau de fatalidade é 41% maior, eles disseram que os motoristas não dão conta (não se tocam) de que a visibilidade é menor.
        No ano passado mais de 660.000 pessoas se acidentaram e do total 7.664 morreram.
         Os alunos também viram algumas fotos e vídeos de acidentes horríveis em que carro e vidas foram destruídos em alguns segundos por descuido, irresponsabilidade ou embriaguez dos motoristas.
         Realizamos jogos on-line com duplas e na produção textual foi explicado para as turmas a estrutura da poesia. Rima ,ritmo, musicalidade, versificação, etc.
        Trabalharam-se algumas dicas para que os alunos conseguissem rimas ABAB ou AABB ou ainda ABBA, foram escolhidas palavras ligadas ao tema que tivessem a mesma terminação e foram realizadas as produções.
        No final da reestruturação, foi feito leitura e escolhido através de votação, a que melhor abordava o tema e procurava atingir o objetivo do trabalho, que acreditamos seja o de conscientização de “todos” no trânsito.
         A professora trabalhou o tema de maneira a envolver todos os alunos e acredita que devemos dar continuidade a essas atividades, pois o trabalho de conscientização é continuo.
         Junto com a professora da Sala de Tecnologia (STE) a professora orientou quanto à pesquisa para que os alunos fizessem uso das ferramentas tecnológicas para montar seus trabalhos, tais como slides, Vídeos para apresentação a toda a comunidade escolar.
 Metodologia Disciplina de Geografia.
          O professor da área de geografia, após conversa e questionamento sobre o tema com os alunos, reuniu-se com os mesmos em frente a escola para protagonizar uma dramatização mostrando como a falta de atenção e descuido no trânsito pode causar acidentes. Os alunos editaram um vídeo e fizeram comentários em relação ao que pode ser feito para evitar tal situação. Foi questionada a atitude do motorista e também os cuidados de travessia, obedecer à sinalização e regras, bem como questionamento sobre roupa do pedestre, chamando atenção para a cor da mesma.
Metodologia Disciplina Educação Física.
          Na área de educação Física, juntamente com a professora os alunos buscaram fazer as medições das calçadas e ruas na proximidade da escola,constatou-se que não há calçadas e as ruas não são asfaltadas. Mesmo assim fizeram as medições, concluindo que a falta de sinalização, faixa de segurança e da travessia cria dificuldades para ter um trânsito seguro compreendendo a situação de risco e a importância  da sinalização.
          Os alunos também entregaram panfletos para a população comentando sobre sinalização e orientando sobre a importância do respeito às leis do trânsito.
          Realizou-se também a gincana do trânsito onde os alunos através de uma forma lúdica conseguiram entender um pouco mais sobre o assunto. As atividades da gincana foram: Tabuleiro humano, Amarelinha das placas e competições de jogos, perguntas e esquema a ser resolvido.
          Percebeu-se que os alunos demonstraram agilidade e compreensão do que era solicitado resolvendo com presteza as atividades.
Metodologia Professora STE.
          A mesma orientou quanto á pesquisa para que os alunos fizessem uso das ferramentas tecnológicas para montar seus trabalhos, tais como slides e vídeos.

CRONOGRAMA
Professora: Telma Lúcia de Oliveira C. Medina                                                    
 Disciplina: Português.
Turmas: 7º A e B - Período: Matutino.

DATA

AULAS

ATIVIDADES

10/07/2012
  
1H/A para cada turma


- Conversa e leitura compartilhada de materiais informativos referente ao tema.



13/07/2012

2H/A para cada turma

- Jogos on-line e pesquisa.


18/07/2012

1H/A para cada turma

- Inicio de produção de poemas com o tema “Na faixa de pedestre, a vida prevalece”.

24/07/2012

1H/A para cada turma


- Reestruturação das poesias.

09/08/2012

. 1H/A para cada turma



- Reestruturação das poesias.

15/08/2012

2H para apresentação.


- Apresentação para comunidade escolar.

Professora: Katíula dos Santos Gonçalez                                                           
 Disciplina: Educação Física.
Turmas: 7º A e B - Período: Matutino.

DATA

AULAS

ATIVIDADES

12/07/2012
  
1H/A para 7º ano B.


- Confecção de placas.

16/07/2012

1H/A para 7º ano A.


- Confecção de placas.

19/07/2012

1H/A para 7º ano B.


-Preparação de atividades para realização da gincana educativa.

23/07/2012


1H/A para 7º ano A.


-Preparação de panfletagem para a população.

06/08/2012

1H/A para cada turma


- Realização da gincana educativa.

15/08/2012

2H para apresentação.


- Apresentação para comunidade escolar.

Professor: Elton Tagara Mareco                                                                                       Disciplina: Geografia.
Turmas: 7º A e B - Período: Matutino.

DATA

AULAS

ATIVIDADES

17/07/2012
  
1H/A para cada turma


- Preparação para montagem de um vídeo.

25/07/2012

2H/A para cada turma


-Montagem do vídeo.

07/08/2012

2H/A para cada turma


-Montagem do vídeo.

15/08/2012

2H para apresentação.


- Apresentação para comunidade escolar.

Professora: Queli Cristina Brogiatto                                                                                             Sala de Tecnologia (STE).
Turmas: 7º A e B - Período: Matutino.

DATA

AULAS

ATIVIDADES

13/07/2012
  
1H/A para cada turma


-Pesquisa e jogos sobre o tema.

17/07/2012

2H/A para cada turma


- Termino da pesquisa e Montagem de slides.

07/08/2012

2H/A para cada turma


- Montagem de slides.

15/08/2012

2H para apresentação.


- Apresentação para comunidade escolar (data show) com ajuda da professora STE.

Coordenadora: Célia Rodrigues de M. Nascimento
Turmas: 7º A e B - Período: Matutino.

DATA

AULAS
ACOMPANHAMENTO DAS
ATIVIDADES

13/07/2012

2H/A para cada turma


- Jogos on-line e pesquisa.


19/07/2012

1H/A para 7º ano B.


-Preparação de atividades para realização da gincana educativa.

06/08/2012

1H/A para cada turma


- Realização da gincana educativa.

07/08/2012

2H/A para cada turma


-Montagem do vídeo.

15/08/2012

2H para apresentação.


- Apresentação para comunidade escolar (data show) com ajuda da professora STE.

Obs. a coordenação acompanhou professores e alunos dando orientação e suporte para realização do trabalho, ajudando nas atividades em sala de aula. bem como participou e organizou o evento final para apresentação ao publico.

AVALIAÇÃO

            Língua portuguesa
            A professora avaliou a produção dos poemas (forma, estrutura e coerência quanto ao tema).

             Geografia, Educação Física.
             Através da participação, observando e acompanhando no progresso nas atividades propostas e realizadas. A partir do interesse dos alunos em busca de questionamentos e duvidas e relatório sobre o trabalho.

             STE.
             Através da participação, observando e acompanhando no progresso nas atividades propostas e realizadas. A partir do interesse dos alunos em busca de questionamentos e duvidas
         
 Avaliação da coordenação.
Acompanhar nas atividades do dia-a-dia, observando o desenvolvimento das turmas. Avaliando a pratica pedagógica em cada etapa do projeto trabalhado, observando o avanço dos alunos, a participação nas atividades, confecção de materiais, nas pesquisas, ou em outras atividades propostas, orientando e sugerido se necessário professora e alunos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
VASCONCELOS, Eduardo Alcântara de. A cidade, o Transporte e o Trânsito. 1ª  Edição  SP Editora Prolivros 2005.
MATTA, Roberto da. Fé em Deus e Pé na Tábua, 1ª Edição SP Editora Saraiva 2010.
RIOS, Irene. Guia Didático de Educação para o Trânsito, 1ª Edição SC, Editora Ilha Mágica 2010.
Escola Euclides da Cunha - Aroeira - Rio Brilhante-MS



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