ESCOLA
MUNICIPAL EUCLIDES DA CUNHA.
“PROJETO DE BEM COM O TRÂNSITO”.
PRUDÊNCIO
THOMAZ MS
Agosto/2012
Docentes Envolvidos
REGIANE PIERIM MARTINS
CÉLIA RODRIGUES DE MENESES NASCIMENTO
ELTON TAGARA MARECO
KATIULA DOS SANTOS GONÇALEZ
QUELI CRISTINA BROGIATTO
TELMA LUCIA DE OLIVEIRA C. MEDINA
Projeto
Educacional desenvolvido nos 7ª Anos do Ensino fundamental, turma A e B do
período matutino da Escola Municipal Euclides da Cunha, Município de Rio Brilhante
Ms, no ano de 2012.
JUSTIFICATICA
Histórico de Escola
A Escola Euclides da Cunha é uma
unidade escolar localizada na sede do Distrito Prudêncio Thomaz; Rua Euzébio
Thomaz Lemes nº1694 no Município de Rio Brilhante.
Em primeiro momento contava com a
extensão do Assentamento Aroeira no ano de 1984 através da lei nº501/84, as
escolas rurais tiveram uma nova denominação e a Escola municipal Urbana de
1ºgrau Euclides da Cunha passou a ser uma sala Euclides da Cunha, extensão da
Escola municipal Urbana de 1ºgrau de Rio Brilhante-Polo, onde ficou até o ano
de 1989.
Em 1990, através da lei nº716/90
altera novamente sua denominação, passando a ser designada Escola municipal de
1ºgrau Euclides da Cunha.
Através da lei
nº1112 de 03 de agosto de 1999, passou a ser denominada Escola municipal
Euclides da Cunha.
Onde a mesma é
mantida pela Prefeitura municipal de Rio Brilhante CNPJ nº03. 68/582/0001-07
através da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Prefeito Athaide
Nogueira nº959.
Atualmente a Escola Municipal
Euclides da Cunha, funciona em dois períodos matutino e vespertino através da
deliberação do CEE /MS Nº8071 de 08 de maio de 2006 tendo funcionamento do
ensino fundamental do 6ºao 9ºano.
Entrevista
Segundo Tacilo Soares do
Amaral, morador no distrito Prudêncio Thomaz desde 1935, casado, pai de quatro
filhos. A escola Euclides da Cunha recebeu esse nome em homenagem prestada
pelas autoridades políticas da época ao Escritor Euclides da Cunha durante sua
passagem por Prudêncio Thomaz.
Amaral ressalta que no
inicio a escola não tinha Diretor específico era comandada por um grupo de
professores: Zoraide Nogueira Thomaz, Manilde Barbosa da Paixão, Gonçalo Nunes
da Cunha, Vergílio Lescano...
Em 07 de agosto de 1984 passa a
ser extensão da Escola Municipal Urbana de 1º grau de Rio Brilhante-Polo.
Em 10 de outubro de 1990
passando a ser Escola Municipal de 1º grau Euclides da Cunha.
Euclides da Cunha
De acordo com o P.P.P da
Escola Euclides da Cunha uma pesquisa realizada com os moradores antigos de
Prudêncio Thomaz, o nome da Escola Municipal Euclides da Cunha denominou-se
devido a homenagem prestada pelas autoridades políticas da época ao Escritor
Euclides da Cunha, que durante suas viagens de trabalho passou por Prudêncio
Thomaz.
No ano de 1866, a 20 de janeiro,
nasce Euclides da Cunha na fazenda Saudade em Santa Rita do rio Negro
(atual Euclidelândia), município de Canta Galo. Rio de Janeiro. Primeiro filho
de Manuel Rodrigues Pimenta da Cunha e Eudóxia Moreira da Cunha.
Em 1883 Euclides da Cunha
ingressa no Colégio Aquino, onde é aluno de Benjamim Constant, republicano
histórico, importante influência em sua função.
No ano de 1888 escreveu sob pseudônimo
veementes artigos de propaganda republicana para o jornal “A Província de São
Paulo”. Em 1897, em março publica seu primeiro artigo, “A nossa Vendéia”, sobre
a Campanha de Canudos, em “O Estado de São Paulo”. Segue para o campo de
batalhas nos Sertões Baianos como
repórter do jornal e adido ao Estado-Maior do Ministro da
Guerra.Retifica e amplia o plano primitivo de “A Vendéia”, o livro passa a
intitular-se “Os Sertões”.
Em 1900 conclui a escrita
do livro e, em 1902, no dia 2 de dezembro, “Os Sertões” é lançado com grande
êxito de critica e de vendas, saindo no ano de 1903 a 2º edição. Em 21 de
dezembro Euclides da Cunha é eleito para a Academia Brasileira de Letras, e a
20 de novembro, toma posse no Instituto Histórico e Geografia Brasileira.
No ano de 1906 publica o
relatório sobre o Alto Perus e Contrastes e Confrontos. Também publica em 1907
Perus Versus Bolívia.
Euclides da Cunha no ano de
1909 é nomeado professor de Lógica no Colégio PedroII, tendo sido o segundo
colocado em concurso, e morre no dia 15 de agosto do ano de 1909.
A Escola Municipal Euclides da Cunha,
conta aproximadamente com um total de 263 alunos divididos em dois turnos
matutino e vespertino do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, tendo como
diretora Regiane Pierim Martins e Coordenadora Pedagógica Célia Rodrigues de
Meneses Nascimento.
Nossos alunos em sua maioria fazem
parte de uma estrutura familiar carente, tanto no aspecto financeiro como
também no aspecto afetivo, isso acontece devido á necessidade de conhecimento
específico dos pais para acompanharem seus filhos em relação ao seu
desenvolvimento intelectual e até mesmo físico e emocional. Alunos oriundos de
classes populares advindos do próprio Distrito, do Assentamento Silvio
Rodrigues e de Fazendas.
“O
comportamento do brasileiro no trânsito reflete sua relação histórica e
cultural com o espaço público”.
Matta,Roberto da
Os automóveis surgem na história
da humanidade, para resolver problemas de locomoção e transportes e mudar
significativamente a vida das pessoas, pois eles encurtam distâncias,
facilitando o cotidiano das pessoas. Pois precisamos nos locomover cada vez
mais rápido e com maiores distâncias e com isso estamos esquecendo da
segurança.
O ser humano está neste mundo cada
vez mais globalizado, o que incentiva o consumo excessivo, que desfaz valores e
aposta no seu descontentamento. No trânsito ele não é diferente. Competitivo, e
na maioria das vezes egoísta, agressivo com pressa, comete abusos.
Para termos um
trânsito efetivamente seguro se faz necessário a participação de todos. Quando
andamos a pé, de carro, moto, de bicicleta fazemos parte do trânsito.
“É necessário
investir em educação.
Uma educação que seja capaz de informar, orientar, construir
e resgatar valores positivos, que seja capaz, ainda, de motivar e promover a
mudança”.
Rios, Irene
A educação no trânsito torna-se
indispensável orientar a população
quanto à forma correta de utilizar os veículos e as vias públicas, como
pedestre, passageiro ou condutor.
O uso do automóvel nos grandes
centros brasileiros popularizou-se realmente nestes últimos anos. A evolução do
automóvel seguiu todos os estágios de crescimento, permitindo uma integração
automóvel-pessoa.
Para compensar de um modo geral essa
discordância entre trânsito e população, tornam-se necessárias campanhas neste
sentido, pois o trânsito nos dias de hoje, é fator impressionante tanto de dados
físicos quanto de prejuízos materiais.
“Devido problemas históricos, a maioria das cidades não está
preparada para fazer a gestão adequada do seu trânsito. O número de automóveis
e motocicletas está crescendo muito rapidamente e as cidades têm crescido sem
muito controle”.
Vasconcelos,
Eduardo Alcântara de
A nossa clientela faz uso do
transporte escolar, e outros. As famílias e as escolas precisam rever seus
valores e suas praticas educativas em relação ao trânsito.
Segundo o art.76 do Código de
Trânsito Brasileiro, a educação para o trânsito deverá ser promovida na
pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3ºgraus, por meio de planejamento e ações
coordenadas entre órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de
Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas
respectivas áreas de atuação.
Assim é necessário sensibilizar a
comunidade escolar sobre a importância de se investir na educação para o
trânsito, uma vez que na atualidade ela se torna fundamental para um convívio
social mais ético, respeitoso e seguro. Dessa forma, os professores das
diversas áreas de conhecimento da escola, executaram um projeto
interdisciplinar relacionado a esse tema desenvolvendo-o com os alunos de
maneira crítica e criativa. As informações serão dadas através de atividades
esclarecedoras, informativos textuais, slides, atividades participativas onde
os alunos poderão adquirir conhecimentos para sua integração ao trânsito,
visando formação do caráter do condutor de veículos, considerando que o
trânsito exige cidadãos educados, não só cidadãos instruídos.
OBJETIVO GERAL
Identificar a educação para o trânsito como
fator de segurança pessoal e coletiva.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar comportamentos que
proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que comprometam essa
segurança;
- Identificar o significado da
sinalização, bem como regras de circulação como fatores importantes da
segurança no trânsito;
- Conhecer e compreender a importância
da sinalização.
METODOLOGIA
Consciente da participação deste trabalho na
formulação de proposta para fortalecer resultado e também como um processo salutar
para a formação dos alunos desenvolvemos o projeto de bem com o trânsito.
O projeto “De Bem com o Trânsito” foi elaborado e executado pela
coordenação pedagógica, professores na área de Língua Portuguesa, Geografia,
Educação Física e STE (sala de tecnologia), desenvolvido com alunos do período
matutino com as turmas do 7º ano A e 7º ano B, buscando ampliar o conhecimento
dos mesmos em relação ao assunto e transforma-lo em repassadores de
informações, pois assim como conversar é uma necessidade social, também é o
conhecimento em relação ao trânsito.
Os alunos necessitam, portanto, para aprender
significativamente, desenvolver habilidades, compreender e interpretar
informações. Portanto
ficaram expostos à situação em que era preciso lidar com a imaginação,
criatividade, conhecimentos já adquiridos, e a busca de informações sobre o
assunto, buscando assim ferramentas para realização do trabalho proposto, informar e conscientizar os demais alunos
desta unidade escolar, bem como a comunidade, isso é os pais dos referidos
alunos. Os quais executaram através de slides, mini palestra, modelos de placas
do trânsito e gincana educativa.
Professores e alunos realizaram um
momento de esclarecimento e conscientização sobre o tema no pátio da escola,
contando com a participação da comunidade escolar, inclusive pais de alunos.
Neste encontro reafirmou-se a importância da parceria familiar quanto à
educação para o trânsito.
Durante exibição do slide os alunos mostraram
para a comunidade o depoimento da colega de sala que está impossibilitada de
freqüentar a escola devido acidente de trânsito ocorrido.Concluindo neste
trabalho, que pedestres e condutores não estão preparados para respeitar as
leis, ou não têm consciência que elas existem.
Metodologia Coordenação Pedagógica.
Acompanhar professores e alunos envolvidos
no projeto dando subsidio para que o mesmo seja executado.
A coordenação providenciou
materiais didáticos, material concreto para realização do trabalho, acompanhou
alunos junto com professores nas realizações de entrevistas visitando
comunidade, ajudou na execução das atividades realizadas no pátio da escola,
organizou e executou o cerimonial de apresentação do trabalho para a
comunidade, o qual foi executado no período noturno nesta Unidade Escolar.
Metodologia
Disciplina de Português.
A professora de Língua Portuguesa
trabalhou com os alunos realizando pesquisa na STE, sobre números no trânsito.
Os alunos descobriram que 36% dos veículos acidentados têm mais de nove anos de
uso e que esse índice é sete vezes maior que o dos carros com menos de um ano
de fabricação, foi feito questionamentos com os alunos sobre os dados obtidos e
a conclusão a que chegaram é que as pessoas devem ser “mais cuidadosas com o
que é novo” ou “o carro novo causa menos problemas mecânicos”.
O momento de maior incidência de
acidentes é das 18 às 19 horas nas estradas federais brasileiras.
Em dias chuvosos e nublados mais de
3000 colisões ocorreram no ano passado, e o grau de fatalidade é 41% maior,
eles disseram que os motoristas não dão conta (não se tocam) de que a
visibilidade é menor.
No ano passado mais de 660.000 pessoas
se acidentaram e do total 7.664 morreram.
Os alunos também viram algumas fotos e vídeos
de acidentes horríveis em que carro e vidas foram destruídos em alguns segundos
por descuido, irresponsabilidade ou embriaguez dos motoristas.
Realizamos jogos on-line com duplas e
na produção textual foi explicado para as turmas a estrutura da poesia. Rima ,ritmo,
musicalidade, versificação, etc.
Trabalharam-se algumas dicas para que
os alunos conseguissem rimas ABAB ou AABB ou ainda ABBA, foram escolhidas
palavras ligadas ao tema que tivessem a mesma terminação e foram realizadas as
produções.
No final da reestruturação, foi feito
leitura e escolhido através de votação, a que melhor abordava o tema e
procurava atingir o objetivo do trabalho, que acreditamos seja o de
conscientização de “todos” no trânsito.
A professora trabalhou o tema de
maneira a envolver todos os alunos e acredita que devemos dar continuidade a
essas atividades, pois o trabalho de conscientização é continuo.
Junto com a professora da Sala de
Tecnologia (STE) a professora orientou quanto à pesquisa para que os alunos
fizessem uso das ferramentas tecnológicas para montar seus trabalhos, tais como
slides, Vídeos para apresentação a toda a comunidade escolar.
Metodologia
Disciplina de Geografia.
O professor da área de geografia,
após conversa e questionamento sobre o tema com os alunos, reuniu-se com os
mesmos em frente a escola para protagonizar uma dramatização mostrando como a
falta de atenção e descuido no trânsito pode causar acidentes. Os alunos
editaram um vídeo e fizeram comentários em relação ao que pode ser feito para
evitar tal situação. Foi questionada a atitude do motorista e também os
cuidados de travessia, obedecer à sinalização e regras, bem como questionamento
sobre roupa do pedestre, chamando atenção para a cor da mesma.
Metodologia Disciplina Educação Física.
Na área de educação Física,
juntamente com a professora os alunos buscaram fazer as medições das calçadas e
ruas na proximidade da escola,constatou-se que não há calçadas e as ruas não
são asfaltadas. Mesmo assim fizeram as medições, concluindo que a falta de
sinalização, faixa de segurança e da travessia cria dificuldades para ter um
trânsito seguro compreendendo a situação de risco e a importância da sinalização.
Os alunos também entregaram panfletos
para a população comentando sobre sinalização e orientando sobre a importância
do respeito às leis do trânsito.
Realizou-se também a gincana do
trânsito onde os alunos através de uma forma lúdica conseguiram entender um
pouco mais sobre o assunto. As atividades da gincana foram: Tabuleiro humano, Amarelinha
das placas e competições de jogos, perguntas e esquema a ser resolvido.
Percebeu-se que os alunos demonstraram
agilidade e compreensão do que era solicitado resolvendo com presteza as
atividades.
Metodologia Professora STE.
A mesma orientou quanto á pesquisa
para que os alunos fizessem uso das ferramentas tecnológicas para montar seus
trabalhos, tais como slides e vídeos.
CRONOGRAMA
Professora: Telma Lúcia de Oliveira
C. Medina
Disciplina: Português.
Turmas: 7º A e B
- Período: Matutino.
DATA
|
AULAS
|
ATIVIDADES
|
10/07/2012
|
1H/A para cada
turma
|
- Conversa e
leitura compartilhada de materiais informativos referente ao tema.
|
13/07/2012
|
2H/A para cada
turma
|
- Jogos
on-line e pesquisa.
|
18/07/2012
|
1H/A para cada
turma
|
- Inicio de
produção de poemas com o tema “Na faixa de pedestre, a vida prevalece”.
|
24/07/2012
|
1H/A para cada
turma
|
-
Reestruturação das poesias.
|
09/08/2012
|
. 1H/A para
cada turma
|
- Reestruturação das poesias.
|
15/08/2012
|
2H para
apresentação.
|
- Apresentação para comunidade
escolar.
|
Professora: Katíula dos Santos
Gonçalez
Disciplina: Educação Física.
Turmas: 7º A e B
- Período: Matutino.
DATA
|
AULAS
|
ATIVIDADES
|
12/07/2012
|
1H/A para 7º
ano B.
|
- Confecção de
placas.
|
16/07/2012
|
1H/A para 7º
ano A.
|
- Confecção de
placas.
|
19/07/2012
|
1H/A para 7º
ano B.
|
-Preparação de
atividades para realização da gincana educativa.
|
23/07/2012
|
1H/A para 7º
ano A.
|
-Preparação de
panfletagem para a população.
|
06/08/2012
|
1H/A para cada
turma
|
- Realização
da gincana educativa.
|
15/08/2012
|
2H para
apresentação.
|
- Apresentação para comunidade
escolar.
|
Professor: Elton Tagara Mareco Disciplina:
Geografia.
Turmas: 7º A e B
- Período: Matutino.
DATA
|
AULAS
|
ATIVIDADES
|
17/07/2012
|
1H/A para cada
turma
|
- Preparação
para montagem de um vídeo.
|
25/07/2012
|
2H/A para cada
turma
|
-Montagem do
vídeo.
|
07/08/2012
|
2H/A para cada
turma
|
-Montagem do
vídeo.
|
15/08/2012
|
2H para
apresentação.
|
- Apresentação para comunidade escolar.
|
Professora: Queli Cristina
Brogiatto
Sala
de Tecnologia (STE).
Turmas: 7º A e B
- Período: Matutino.
DATA
|
AULAS
|
ATIVIDADES
|
13/07/2012
|
1H/A para cada
turma
|
-Pesquisa e
jogos sobre o tema.
|
17/07/2012
|
2H/A para cada
turma
|
- Termino da
pesquisa e Montagem de slides.
|
07/08/2012
|
2H/A para cada
turma
|
- Montagem de
slides.
|
15/08/2012
|
2H para
apresentação.
|
- Apresentação para comunidade
escolar (data show) com ajuda da professora STE.
|
Coordenadora: Célia Rodrigues de M.
Nascimento
Turmas: 7º A e B
- Período: Matutino.
DATA
|
AULAS
|
ACOMPANHAMENTO
DAS
ATIVIDADES
|
13/07/2012
|
2H/A para cada
turma
|
- Jogos
on-line e pesquisa.
|
19/07/2012
|
1H/A para 7º
ano B.
|
-Preparação de
atividades para realização da gincana educativa.
|
06/08/2012
|
1H/A para cada
turma
|
- Realização
da gincana educativa.
|
07/08/2012
|
2H/A para cada
turma
|
-Montagem do
vídeo.
|
15/08/2012
|
2H para
apresentação.
|
- Apresentação para comunidade
escolar (data show) com ajuda da professora STE.
|
Obs. a coordenação acompanhou
professores e alunos dando orientação e suporte para realização do trabalho,
ajudando nas atividades em sala de aula. bem como participou e organizou o
evento final para apresentação ao publico.
AVALIAÇÃO
Língua
portuguesa
A
professora avaliou a produção dos poemas (forma, estrutura e coerência quanto
ao tema).
Geografia, Educação Física.
Através da participação, observando e acompanhando
no progresso nas atividades propostas e realizadas. A partir do interesse dos
alunos em busca de questionamentos e duvidas e relatório sobre o trabalho.
STE.
Através da participação, observando e
acompanhando no progresso nas atividades propostas e realizadas. A partir do
interesse dos alunos em busca de questionamentos e duvidas
Avaliação da coordenação.
Acompanhar nas atividades do dia-a-dia, observando o desenvolvimento das
turmas. Avaliando a pratica pedagógica em cada etapa do projeto trabalhado,
observando o avanço dos alunos, a participação nas atividades, confecção de
materiais, nas pesquisas, ou em outras atividades propostas, orientando e
sugerido se necessário professora e alunos.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
VASCONCELOS,
Eduardo Alcântara de. A cidade, o Transporte e o Trânsito. 1ª Edição SP
Editora Prolivros 2005.
MATTA, Roberto da. Fé em Deus e Pé
na Tábua, 1ª Edição SP Editora Saraiva 2010.
RIOS, Irene.
Guia Didático de Educação para o Trânsito, 1ª Edição SC, Editora Ilha Mágica
2010.
Escola Euclides da Cunha - Aroeira - Rio Brilhante-MS |
Nenhum comentário:
Postar um comentário