ESCOLA
MUNICIPAL EUCLIDES DA CUNHA
Docentes
envolvidos:
Diretora:
Regiane Pierim Martins
Coordenadora
Célia Rodrigues de Meneses Nascimento
Professora
Telma Lúcia de Oliveira Carneiro Medina
“LENDO
E APRENDENDO”
Projeto
Educacional desenvolvido do 7ª ao 9º Anos do Ensino fundamental,
do período matutino da Escola Municipal Euclides da Cunha, Município
de Rio Brilhante Ms, no ano de 2012.
JUSTIFICATIVA
Histórico
de Escola
A Escola Euclides da Cunha é uma
unidade escolar localizada na sede do Distrito Prudêncio Thomaz; Rua
Euzébio Thomaz Lemes nº1694 no Município de Rio Brilhante.
Em primeiro momento contava com a
extensão do Assentamento Aroeira no ano de 1984 através da lei
nº501/84, as escolas rurais tiveram uma nova denominação e a
Escola municipal Urbana de 1ºgrau Euclides da Cunha passou a ser uma
sala Euclides da Cunha, extensão da Escola municipal Urbana de
1ºgrau de Rio Brilhante-Polo, onde ficou até o ano de 1989.
Em 1990, através da lei nº716/90
altera novamente sua denominação, passando a ser designada Escola
municipal de 1ºgrau Euclides da Cunha.
Através
da lei nº1112 de 03 de agosto de 1999, passou a ser denominada
Escola municipal Euclides da Cunha.
Onde
a mesma é mantida pela Prefeitura municipal de Rio Brilhante CNPJ
nº03. 68/582/0001-07 através da Secretaria Municipal de Educação,
localizada na Rua Prefeito Athaide Nogueira nº959.
Atualmente a Escola Municipal Euclides
da Cunha, funciona em dois períodos matutino e vespertino através
da deliberação do CEE /MS Nº8071 de 08 de maio de 2006 tendo
funcionamento do ensino fundamental do 6ºao 9ºano.
Entrevista
Segundo Tacilo Soares do
Amaral, morador no distrito Prudêncio Thomaz desde 1935, casado, pai
de quatro filhos. A escola Euclides da Cunha recebeu esse nome em
homenagem prestada pelas autoridades políticas da época ao Escritor
Euclides da Cunha durante sua passagem por Prudêncio Thomaz.
Amaral ressalta que no inicio a
escola não tinha Diretor específico era comandada por um grupo de
professores: Zoraide Nogueira Thomaz, Manilde Barbosa da Paixão,
Gonçalo Nunes da Cunha, Vergílio Tescano...
Em 07 de agosto de 1984 passa a
ser extensão da Escola Municipal Urbana de 1º grau de Rio
Brilhante-Polo.
Em 10 de outubro de 1990
passando a ser Escola Municipal de 1º grau Euclides da Cunha.
Euclides
da Cunha
De acordo com o P.P.P da Escola
Euclides da Cunha uma pesquisa realizada com os moradores antigos de
Prudêncio Thomaz, o nome da Escola Municipal Euclides da Cunha
denominou-se devido a homenagem prestada pelas autoridades políticas
da época ao Escritor Euclides da Cunha, que durante suas viagens de
trabalho passou por Prudêncio Thomaz.
No ano de 1866, a 20 de
janeiro, nasce Euclides da Cunha na fazenda Saudade em Santa Rita do
rio Negro (atual Euclidelândia), município de Canta Galo. Rio de
Janeiro. Primeiro filho de Manuel Rodrigues Pimenta da Cunha e
Eudóxia Moreira da Cunha.
Em 1883 Euclides da Cunha
ingressa no Colégio Aquino, onde é aluno de Benjamim Constant,
republicano histórico, importante influência em sua função.
No ano de 1888 escreveu sob
pseudônimo veementes artigos de propaganda republicana para o jornal
“A Província de São Paulo”. Em 1897, em março publica seu
primeiro artigo, “A nossa Vendéia”, sobre a Campanha de Canudos,
em “O Estado de São Paulo”. Segue para o campo de batalhas nos
Sertões Baianos como repórter do jornal e adido ao Estado-Maior do
Ministro da Guerra.Retifica e amplia o plano primitivo de “A
Vendéia”, o livro passa a intitular-se “Os Sertões”.
Em 1900 conclui a escrita do
livro e, em 1902, no dia 2 de dezembro, “Os Sertões” é lançado
com grande êxito de critica e de vendas, saindo no ano de 1903 a 2º
edição. Em 21 de dezembro Euclides da Cunha é eleito para a
Academia Brasileira de Letras, e a 20 de novembro, toma posse no
Instituto Histórico e Geografia Brasileira.
No ano de 1906 publica o
relatório sobre o Alto Perus e Contrastes e Confrontos. Também
publica em 1907 Perus Versus Bolívia.
Euclides da Cunha no ano de 1909
é nomeado professor de Lógica no Colégio PedroII, tendo sido o
segundo colocado em concurso, e morre no dia 15 de agosto do ano de
1909.
A Escola Municipal Euclides da Cunha,
conta aproximadamente com um total de 263 alunos divididos em dois
turnos matutino e vespertino do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental,
tendo como diretora Regiane Pierim Martins e Coordenadora Pedagógica
Célia Rodrigues de Meneses Nascimento.
Nossos alunos em sua maioria fazem
parte de uma estrutura familiar carente, tanto no aspecto financeiro
como também no aspecto afetivo, isso acontece devido á necessidade
de conhecimento específico dos pais para acompanharem seus filhos em
relação ao seu desenvolvimento intelectual e até mesmo físico e
emocional. Alunos oriundos de classes populares advindos do próprio
Distrito, do Assentamento Silvio Rodrigues e de Fazendas.
Devido
à dificuldade apresentada pelos alunos quanto ao ato de ler e certa
da importância da leitura para o aprendizado dos mesmos decidi que
precisava fazer algo para melhorar o desempenho das turmas em que
trabalho. O projeto será realizado nos 7º A/B e 9°A anos no
período matutino do ano letivo de 2012.
Sempre tive a
impressão de que quem não lê não vê. Este pensamento até hoje
me acompanha e a cada leitura que faço meus olhos se abrem para o
conhecimento de algo novo.
“É preciso imaginar as diferentes
situações e a melhor maneira de aproveitar a diversidade em cada um
dos alunos”
MOLINARI,Claudia
É necessário
enfatizar a importância de acender na cabeça e no coração de
nossos jovens pelo menos uma pequena chama de interesse pela leitura.
O ser humano não vive sem arte, ainda que não perceba isso, e como
experiência estética tem, mais do que qualquer outra, a capacidade
de nos levar a uma revisão do mundo. O homem não é só um animal
social, é um animal estético também. E, dentre as artes, a
literatura, tendo como matéria prima a palavra, é a que mais
aprofunda nossa reflexão sobre a condição humana.
A leitura é então
chave para se entrar em vários mundos, de fantasia, de inutilidade,
do mistério e tem a condição essencial de alimentar nossas utopias
(os sonhos não realizados). Afinal, alimentar o espírito é tão
importante quanto nutrir o corpo, pois “nem só de pão viverá o
homem”, diz a bíblia.
Mas quero ressaltar
que para sentirmos falta faz-se necessário ter a presença, e ela
muitas vezes nunca ocorreu.
“Para
produzir textos de qualidade, os alunos têm de saber o que querem
dizer. A chave é ler muito e revisar continuamente”.
GURGEL,Thais
Sem a presença da
leitura na vida cotidiana da criança, do adolescente, do jovem e até
do adulto, a criticidade, o envolvimento com os fatos, a exigência
convicta de mudanças e transformações não acontecerão, pois será
um ser ignorante e sem participação na produção humana e no
envolvimento dos segmentos que lutam por uma sociedade mais justa.
Ler, então, é uma necessidade para participar, hoje, da vida em
sociedade.
A partir das
leituras dos textos dos meus alunos no início do 1º bimestre,
percebi que eu precisava fazer algo em torno da aprendizagem deles,
em alguma medida, e isso seria através da leitura.
A leitura é sem
dúvida, o meio em que aprendizagem sempre ocorre. Qualquer leitura
traz de alguma maneira uma experiência. O que é relevante, porém,
é fazer com que o aluno perceba a importância não só no
conhecimento na leitura para aprender, como também descubra o prazer
na leitura sem compromissos escolares. Sendo assim, procurarei
atingir os objetivos da leitura prazerosa e antes de qualquer coisa,
tentarei despertar de várias maneiras o desejo pela leitura.
Devo dizer que,
vários alunos completamente desabituados ao ato de ler, sem dúvida
alguma vão relutar, pois em suas mentes está inserida apenas a
leitura por obrigação.
Mas quero enfrentar
esse desafio e ir além das minhas forças para mostrar-lhes como é
importante a leitura para seu crescimento pessoal, intelectual,
espiritual, moral e até financeiro.
Além da leitura de
livros, gibis, revistas e jornais, procurarei mostrar-lhes outras
leituras, tais como:
*Anúncios e
propagandas (OUTDOORS);
*Músicas;
*Filmes;
*Fotos e o próprio
livro didático.
Uma vez que o ler
para aprender deve ser desenvolvido nas diversas disciplinas do
currículo, procurarei explorar procedimentos que os ajude na
realização dessa tarefa sistematicamente, porém não me aterei
somente a ela.
Pois é preciso
ressaltar que, quando temos esse objetivo, nossa leitura é
forçosamente lenta, e vamos fazer algumas releituras do texto: não
se trata de ter uma ideia vaga de um conteúdo, mas de apreendê-lo.
E quando se trata de ler para aprender precisamos ler mais de uma
vez.
A leitura em sala de
aula que quero propor ao meu aluno tem a ver com a descrita por
Bellenger
(Os métodos de leitura, p.17):
Em que a
leitura se baseia no desejo. Quero que eles se identifiquem com o
apaixonado ou com o místico. Sejam clandestinos, esqueçam o mundo
exterior, deportem-se para uma ficção, abram um parêntese do
imaginário. Percebam que ler é muitas vezes trancar-se (no sentido
próprio e figurado). É manter uma ligação através de tato, do
olhar, até mesmo do ouvido (as palavras ressoam). As pessoas leem
com seus corpos. Ler é também sair transformado de uma experiência
de vida, um apelo, uma ocasião de amar sem a certeza de que se vai
amar. Pouco a pouco o desejo desaparece sob o prazer.
Sempre gosto de
lembrar que ninguém gosta de fazer aquilo que não entende que não
vê necessidade de ser, que acha difícil, etc. Então antes da
leitura é preciso desenvolver no aluno o gosto para com a mesma. Eu,
como professora deles preciso mostrar a “minha” paixão pela
leitura, o “meu envolvimento” com o texto.
Neste aspecto trarei
sempre, no primeiro bimestre, uma história diferente por dia, com
cenas dos próximos capítulos para aguçar-lhes a curiosidade. Em
outro momento trarei recortes de jornal com notícias que lhes
interesse e como é ano de Copa do Mundo, trarei leituras sobre os
países que jogarão com o Brasil e outros que lhes possa interessar.
As aulas de leitura
que eu proponho no projeto devem ser aconchegantes, cada um no seu
cantinho, para podermos sonhar, esquecer de tudo o mais, entrar em
muitos mundos, e que tem suas primeiras associações nas histórias
que nossa mãe nos conta.
OBJETIVOS
OBJETIVO
GERAL
Realizar
diferentes leituras com os alunos no intuito de despertar o interesse
pela leitura prazerosa, possibilitando assim o desenvolvimento de
competências que o tornem um bom leitor e consequentemente bom
produtor de textos.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Apreciar diferentes leituras e tipologias textuais como fonte de entretenimento;
- Ler textos diversos utilizando as estratégias possíveis;
- Conhecer a estrutura de textos (título, paragrafação, pontuação,etc.);
- Produzir frases, textos, poemas e outros, utilizando estratégias de que dispõe cada aluno em seu nível de aprendizagem.
METODOLOGIA
Este
trabalho será desenvolvido nos 7º anos A e B e 9º A do período
matutino durante todo o ano letivo, de março à novembro.
Visto
que a maioria dos alunos não consegue estar em contato com a leitura
em casa, permitirei este momento em sala de aula para que eles
adquiram o hábito da leitura e desenvolvam-no.
Pretendo
levar o aluno a interagir com diferentes gêneros textuais e
principalmente vivenciar seus próprios textos, produzidos
concomitantemente ou após as leituras.
Os
alunos farão leitura silenciosa dos textos que eles mesmos
escolherem. Cada aluno poderá trocar de livro assim que terminar o
anterior. Procurarei trazer livros conforme a faixa etária das
turmas e propícios para seu nível de entendimento.
No
início do projeto farei a leitura fragmentada de uma história para
aguçar-lhes a curiosidade, depois deixarei a disposição deles
espalhados no quadro-negro, vários exemplares literários para que
possam fazer suas escolhas.
Após
leitura individual eles terão momentos de troca de histórias e
poderão compartilhar os textos lidos na tentativa de despertar o
interesse do colega para essa leitura.
Sempre
que ocorrer uma data especial, um momento de produção por concurso
levarei livros que ajudem especificamente cada situação.
Páscoa,
Dia das Mães, Folclore, Dias dos Pais, Semana do Meio Ambiente, etc.
Com
a reprodução e produção de textos vamos observar:
- A criatividade;
- A ortografia;
- A pontuação;
- A coerência entre outros.
Utilizar
o dicionário com fonte de pesquisa das palavras desconhecidas do
texto.
Realizar
em vários momentos leitura em voz alta de histórias curtas.
Dramatizar
as histórias envolventes.
Escolher
com os alunos um filme baseado em um dos livros e assistir com os
mesmos, com direito a pipoca e telão, para posteriormente fazer um
paralelo dos dois.
Como
é grande a dificuldade da escrita, tenho certeza absoluta de que o
caminho para a resolução desse problema é a leitura. Os alunos
poderão interagir comunicativamente perguntando e defendendo
opiniões.
CRONOGRAMA
MÊS
|
AÇÃO
|
Março/2012
|
Leitura
fragmentada feita em voz alta pela professora.
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Abril/2012
|
Leitura
de poemas,contos e crônicas, gibis e revistas
|
Maio/2012
|
Leitura
de poemas, contos e crônicas.Produções de poemas e acrósticos
sobre o Dia das Mães.
|
Junho/2012
|
Leitura
de textos de revistas e jornais, pesquisa sobre meio-ambiente.
Produção de poemas sobre meio-ambiente.
|
Julho/2012
|
Leituras
variadas , sem pretensão de cobrança, por puro prazer. Títulos
variados (gibis, literatura juvenil, revistas e outros)
|
Agosto/2012
|
Leitura
de lendas , frases de caminhão, parlendas,trava-línguas,advinhas,
provérbios e outras histórias.
|
Setembro/2012
|
Leituras
de crônicas e poemas variados, sobre Semana Nacional do Trânsito,
participaremos do concurso “Na faixa de pedestre a vida
prevalece”
|
Outubro/2012
|
Leitura
de clássicos (aventuras grandiosas e outras aventuras),
juntamente com outros livros de romance.
|
Novembro/2012
|
Contação
de história entre os pares e os grupos.
|
AVALIAÇÃO
Será
realizada no decorrer do processo ensino-aprendizagem por meio de
atividades diversas como produções orais e escritas de textos,
poemas e outras atividades. Será observado ainda o desenvolvimento
interpessoal nas relações do grupo.
Durante
a execução do projeto observarei interesse, criatividade,
desenvolvimento, ampliação do repertório, reconhecimento dos
diversos tipos textuais trabalhados e o desenvolvimento na leitura
em voz alta.
REFERÊNCIAS
FREIRE,
Paulo. A Importância do Ato de ler. SP Editora Moderna, 1981.
BELLENGER,
Lionel. Os métodos de leitura. P.17. Campinas, SP. Pontes, 2002.
TP3.
Caderno de Teoria e Prática – Gêneros e tipos textuais
Programa
Gestão de Aprendizagem Escolar, Brasília, 2008
TP6.
Caderno de Teoria e Prática – Leitura e Processos de Escrita II
Programa
de Gestão de Aprendizagem Escolar, Brasília, 2008.
ANEXO
Produções
dos alunos e fotos da realização de algumas atividades:
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