28 de nov. de 2012

PROJETO: “LENDO E APRENDENDO”


ESCOLA MUNICIPAL EUCLIDES DA CUNHA

Docentes envolvidos:
Diretora: Regiane Pierim Martins
Coordenadora Célia Rodrigues de Meneses Nascimento
Professora Telma Lúcia de Oliveira Carneiro Medina
LENDO E APRENDENDO”
Projeto Educacional desenvolvido do 7ª ao 9º Anos do Ensino fundamental, do período matutino da Escola Municipal Euclides da Cunha, Município de Rio Brilhante Ms, no ano de 2012.

JUSTIFICATIVA
Histórico de Escola
A Escola Euclides da Cunha é uma unidade escolar localizada na sede do Distrito Prudêncio Thomaz; Rua Euzébio Thomaz Lemes nº1694 no Município de Rio Brilhante.
Em primeiro momento contava com a extensão do Assentamento Aroeira no ano de 1984 através da lei nº501/84, as escolas rurais tiveram uma nova denominação e a Escola municipal Urbana de 1ºgrau Euclides da Cunha passou a ser uma sala Euclides da Cunha, extensão da Escola municipal Urbana de 1ºgrau de Rio Brilhante-Polo, onde ficou até o ano de 1989.
Em 1990, através da lei nº716/90 altera novamente sua denominação, passando a ser designada Escola municipal de 1ºgrau Euclides da Cunha.
Através da lei nº1112 de 03 de agosto de 1999, passou a ser denominada Escola municipal Euclides da Cunha.
Onde a mesma é mantida pela Prefeitura municipal de Rio Brilhante CNPJ nº03. 68/582/0001-07 através da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Prefeito Athaide Nogueira nº959.
Atualmente a Escola Municipal Euclides da Cunha, funciona em dois períodos matutino e vespertino através da deliberação do CEE /MS Nº8071 de 08 de maio de 2006 tendo funcionamento do ensino fundamental do 6ºao 9ºano.
Entrevista
Segundo Tacilo Soares do Amaral, morador no distrito Prudêncio Thomaz desde 1935, casado, pai de quatro filhos. A escola Euclides da Cunha recebeu esse nome em homenagem prestada pelas autoridades políticas da época ao Escritor Euclides da Cunha durante sua passagem por Prudêncio Thomaz.
Amaral ressalta que no inicio a escola não tinha Diretor específico era comandada por um grupo de professores: Zoraide Nogueira Thomaz, Manilde Barbosa da Paixão, Gonçalo Nunes da Cunha, Vergílio Tescano...
Em 07 de agosto de 1984 passa a ser extensão da Escola Municipal Urbana de 1º grau de Rio Brilhante-Polo.
Em 10 de outubro de 1990 passando a ser Escola Municipal de 1º grau Euclides da Cunha.
Euclides da Cunha
De acordo com o P.P.P da Escola Euclides da Cunha uma pesquisa realizada com os moradores antigos de Prudêncio Thomaz, o nome da Escola Municipal Euclides da Cunha denominou-se devido a homenagem prestada pelas autoridades políticas da época ao Escritor Euclides da Cunha, que durante suas viagens de trabalho passou por Prudêncio Thomaz.
No ano de 1866, a 20 de janeiro, nasce Euclides da Cunha na fazenda Saudade em Santa Rita do rio Negro (atual Euclidelândia), município de Canta Galo. Rio de Janeiro. Primeiro filho de Manuel Rodrigues Pimenta da Cunha e Eudóxia Moreira da Cunha.
Em 1883 Euclides da Cunha ingressa no Colégio Aquino, onde é aluno de Benjamim Constant, republicano histórico, importante influência em sua função.
No ano de 1888 escreveu sob pseudônimo veementes artigos de propaganda republicana para o jornal “A Província de São Paulo”. Em 1897, em março publica seu primeiro artigo, “A nossa Vendéia”, sobre a Campanha de Canudos, em “O Estado de São Paulo”. Segue para o campo de batalhas nos Sertões Baianos como repórter do jornal e adido ao Estado-Maior do Ministro da Guerra.Retifica e amplia o plano primitivo de “A Vendéia”, o livro passa a intitular-se “Os Sertões”.
Em 1900 conclui a escrita do livro e, em 1902, no dia 2 de dezembro, “Os Sertões” é lançado com grande êxito de critica e de vendas, saindo no ano de 1903 a 2º edição. Em 21 de dezembro Euclides da Cunha é eleito para a Academia Brasileira de Letras, e a 20 de novembro, toma posse no Instituto Histórico e Geografia Brasileira.
No ano de 1906 publica o relatório sobre o Alto Perus e Contrastes e Confrontos. Também publica em 1907 Perus Versus Bolívia.
Euclides da Cunha no ano de 1909 é nomeado professor de Lógica no Colégio PedroII, tendo sido o segundo colocado em concurso, e morre no dia 15 de agosto do ano de 1909.
A Escola Municipal Euclides da Cunha, conta aproximadamente com um total de 263 alunos divididos em dois turnos matutino e vespertino do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, tendo como diretora Regiane Pierim Martins e Coordenadora Pedagógica Célia Rodrigues de Meneses Nascimento.
Nossos alunos em sua maioria fazem parte de uma estrutura familiar carente, tanto no aspecto financeiro como também no aspecto afetivo, isso acontece devido á necessidade de conhecimento específico dos pais para acompanharem seus filhos em relação ao seu desenvolvimento intelectual e até mesmo físico e emocional. Alunos oriundos de classes populares advindos do próprio Distrito, do Assentamento Silvio Rodrigues e de Fazendas.
Devido à dificuldade apresentada pelos alunos quanto ao ato de ler e certa da importância da leitura para o aprendizado dos mesmos decidi que precisava fazer algo para melhorar o desempenho das turmas em que trabalho. O projeto será realizado nos 7º A/B e 9°A anos no período matutino do ano letivo de 2012.
Sempre tive a impressão de que quem não lê não vê. Este pensamento até hoje me acompanha e a cada leitura que faço meus olhos se abrem para o conhecimento de algo novo.
É preciso imaginar as diferentes situações e a melhor maneira de aproveitar a diversidade em cada um dos alunos”
MOLINARI,Claudia
É necessário enfatizar a importância de acender na cabeça e no coração de nossos jovens pelo menos uma pequena chama de interesse pela leitura. O ser humano não vive sem arte, ainda que não perceba isso, e como experiência estética tem, mais do que qualquer outra, a capacidade de nos levar a uma revisão do mundo. O homem não é só um animal social, é um animal estético também. E, dentre as artes, a literatura, tendo como matéria prima a palavra, é a que mais aprofunda nossa reflexão sobre a condição humana.
A leitura é então chave para se entrar em vários mundos, de fantasia, de inutilidade, do mistério e tem a condição essencial de alimentar nossas utopias (os sonhos não realizados). Afinal, alimentar o espírito é tão importante quanto nutrir o corpo, pois “nem só de pão viverá o homem”, diz a bíblia.
Mas quero ressaltar que para sentirmos falta faz-se necessário ter a presença, e ela muitas vezes nunca ocorreu.
Para produzir textos de qualidade, os alunos têm de saber o que querem dizer. A chave é ler muito e revisar continuamente”.
GURGEL,Thais
Sem a presença da leitura na vida cotidiana da criança, do adolescente, do jovem e até do adulto, a criticidade, o envolvimento com os fatos, a exigência convicta de mudanças e transformações não acontecerão, pois será um ser ignorante e sem participação na produção humana e no envolvimento dos segmentos que lutam por uma sociedade mais justa. Ler, então, é uma necessidade para participar, hoje, da vida em sociedade.
A partir das leituras dos textos dos meus alunos no início do 1º bimestre, percebi que eu precisava fazer algo em torno da aprendizagem deles, em alguma medida, e isso seria através da leitura.
A leitura é sem dúvida, o meio em que aprendizagem sempre ocorre. Qualquer leitura traz de alguma maneira uma experiência. O que é relevante, porém, é fazer com que o aluno perceba a importância não só no conhecimento na leitura para aprender, como também descubra o prazer na leitura sem compromissos escolares. Sendo assim, procurarei atingir os objetivos da leitura prazerosa e antes de qualquer coisa, tentarei despertar de várias maneiras o desejo pela leitura.
Devo dizer que, vários alunos completamente desabituados ao ato de ler, sem dúvida alguma vão relutar, pois em suas mentes está inserida apenas a leitura por obrigação.
Mas quero enfrentar esse desafio e ir além das minhas forças para mostrar-lhes como é importante a leitura para seu crescimento pessoal, intelectual, espiritual, moral e até financeiro.
Além da leitura de livros, gibis, revistas e jornais, procurarei mostrar-lhes outras leituras, tais como:
*Anúncios e propagandas (OUTDOORS);
*Músicas;
*Filmes;
*Fotos e o próprio livro didático.
Uma vez que o ler para aprender deve ser desenvolvido nas diversas disciplinas do currículo, procurarei explorar procedimentos que os ajude na realização dessa tarefa sistematicamente, porém não me aterei somente a ela.
Pois é preciso ressaltar que, quando temos esse objetivo, nossa leitura é forçosamente lenta, e vamos fazer algumas releituras do texto: não se trata de ter uma ideia vaga de um conteúdo, mas de apreendê-lo. E quando se trata de ler para aprender precisamos ler mais de uma vez.
A leitura em sala de aula que quero propor ao meu aluno tem a ver com a descrita por Bellenger (Os métodos de leitura, p.17):
Em que a leitura se baseia no desejo. Quero que eles se identifiquem com o apaixonado ou com o místico. Sejam clandestinos, esqueçam o mundo exterior, deportem-se para uma ficção, abram um parêntese do imaginário. Percebam que ler é muitas vezes trancar-se (no sentido próprio e figurado). É manter uma ligação através de tato, do olhar, até mesmo do ouvido (as palavras ressoam). As pessoas leem com seus corpos. Ler é também sair transformado de uma experiência de vida, um apelo, uma ocasião de amar sem a certeza de que se vai amar. Pouco a pouco o desejo desaparece sob o prazer.
Sempre gosto de lembrar que ninguém gosta de fazer aquilo que não entende que não vê necessidade de ser, que acha difícil, etc. Então antes da leitura é preciso desenvolver no aluno o gosto para com a mesma. Eu, como professora deles preciso mostrar a “minha” paixão pela leitura, o “meu envolvimento” com o texto.
Neste aspecto trarei sempre, no primeiro bimestre, uma história diferente por dia, com cenas dos próximos capítulos para aguçar-lhes a curiosidade. Em outro momento trarei recortes de jornal com notícias que lhes interesse e como é ano de Copa do Mundo, trarei leituras sobre os países que jogarão com o Brasil e outros que lhes possa interessar.
As aulas de leitura que eu proponho no projeto devem ser aconchegantes, cada um no seu cantinho, para podermos sonhar, esquecer de tudo o mais, entrar em muitos mundos, e que tem suas primeiras associações nas histórias que nossa mãe nos conta.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL

Realizar diferentes leituras com os alunos no intuito de despertar o interesse pela leitura prazerosa, possibilitando assim o desenvolvimento de competências que o tornem um bom leitor e consequentemente bom produtor de textos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Apreciar diferentes leituras e tipologias textuais como fonte de entretenimento;
  • Ler textos diversos utilizando as estratégias possíveis;
  • Conhecer a estrutura de textos (título, paragrafação, pontuação,etc.);
  • Produzir frases, textos, poemas e outros, utilizando estratégias de que dispõe cada aluno em seu nível de aprendizagem.
METODOLOGIA

Este trabalho será desenvolvido nos 7º anos A e B e 9º A do período matutino durante todo o ano letivo, de março à novembro.
Visto que a maioria dos alunos não consegue estar em contato com a leitura em casa, permitirei este momento em sala de aula para que eles adquiram o hábito da leitura e desenvolvam-no.
Pretendo levar o aluno a interagir com diferentes gêneros textuais e principalmente vivenciar seus próprios textos, produzidos concomitantemente ou após as leituras.
Os alunos farão leitura silenciosa dos textos que eles mesmos escolherem. Cada aluno poderá trocar de livro assim que terminar o anterior. Procurarei trazer livros conforme a faixa etária das turmas e propícios para seu nível de entendimento.
No início do projeto farei a leitura fragmentada de uma história para aguçar-lhes a curiosidade, depois deixarei a disposição deles espalhados no quadro-negro, vários exemplares literários para que possam fazer suas escolhas.
Após leitura individual eles terão momentos de troca de histórias e poderão compartilhar os textos lidos na tentativa de despertar o interesse do colega para essa leitura.
Sempre que ocorrer uma data especial, um momento de produção por concurso levarei livros que ajudem especificamente cada situação.
Páscoa, Dia das Mães, Folclore, Dias dos Pais, Semana do Meio Ambiente, etc.
Com a reprodução e produção de textos vamos observar:
  • A criatividade;
  • A ortografia;
  • A pontuação;
  • A coerência entre outros.
Utilizar o dicionário com fonte de pesquisa das palavras desconhecidas do texto.
Realizar em vários momentos leitura em voz alta de histórias curtas.
Dramatizar as histórias envolventes.
Escolher com os alunos um filme baseado em um dos livros e assistir com os mesmos, com direito a pipoca e telão, para posteriormente fazer um paralelo dos dois.
Como é grande a dificuldade da escrita, tenho certeza absoluta de que o caminho para a resolução desse problema é a leitura. Os alunos poderão interagir comunicativamente perguntando e defendendo opiniões.
CRONOGRAMA

MÊS
AÇÃO
Março/2012
Leitura fragmentada feita em voz alta pela professora.
Abril/2012
Leitura de poemas,contos e crônicas, gibis e revistas
Maio/2012
Leitura de poemas, contos e crônicas.Produções de poemas e acrósticos sobre o Dia das Mães.
Junho/2012
Leitura de textos de revistas e jornais, pesquisa sobre meio-ambiente. Produção de poemas sobre meio-ambiente.
Julho/2012
Leituras variadas , sem pretensão de cobrança, por puro prazer. Títulos variados (gibis, literatura juvenil, revistas e outros)

Agosto/2012
Leitura de lendas , frases de caminhão, parlendas,trava-línguas,advinhas, provérbios e outras histórias.
Setembro/2012
Leituras de crônicas e poemas variados, sobre Semana Nacional do Trânsito, participaremos do concurso “Na faixa de pedestre a vida prevalece”

Outubro/2012
Leitura de clássicos (aventuras grandiosas e outras aventuras), juntamente com outros livros de romance.
Novembro/2012
Contação de história entre os pares e os grupos.

AVALIAÇÃO


Será realizada no decorrer do processo ensino-aprendizagem por meio de atividades diversas como produções orais e escritas de textos, poemas e outras atividades. Será observado ainda o desenvolvimento interpessoal nas relações do grupo.
Durante a execução do projeto observarei interesse, criatividade, desenvolvimento, ampliação do repertório, reconhecimento dos diversos tipos textuais trabalhados e o desenvolvimento na leitura em voz alta.
REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de ler. SP Editora Moderna, 1981.
BELLENGER, Lionel. Os métodos de leitura. P.17. Campinas, SP. Pontes, 2002.

TP3. Caderno de Teoria e Prática – Gêneros e tipos textuais
Programa Gestão de Aprendizagem Escolar, Brasília, 2008

TP6. Caderno de Teoria e Prática – Leitura e Processos de Escrita II
Programa de Gestão de Aprendizagem Escolar, Brasília, 2008.

ANEXO

Produções dos alunos e fotos da realização de algumas atividades:




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