ESCOLA
MUNICIPAL EUCLIDES DA CUNHA
LOCAL:
PRUDÊNCIO THOMAS - RIO BRILHANTE/MS
PROFESSORAS:
ANDRÉIA DAIANA REGINATTO
QUELI
CRISTINA DE SOUZA BROGIATTO
DISCIPLINA:
MATEMÁTICA
TURMAS:
7º ANOS (A, B e C) e 6º ANOS (A e B)
TURNO:
MATUTINO e VESPERTINO
Número
de alunos: 110
Duração:
8 horas/ aula cada turma
TÍTULO DO PROJETO:
Trabalhando
com jogos matemáticos em sala de aula e na STE.
JUSTIFICATIVA:
O uso dos jogos, no
ensino de Matemática, tem como objetivo proporcionar aos alunos o
gosto pela aprendizagem dessa disciplina, uma vez que os jogos podem
mudar a rotina da sala de aula e permitindo que o aluno faça da
aprendizagem um processo interessante e divertido.
Segundo Lara (2004),
os jogos vêm ganhando espaço dentro das escolas, numa tentativa de
trazer o lúdico para dentro da sala de aula. A pretensão da maioria
dos professores com a sua utilização é a de tornar as aulas mais
agradáveis e fazer com que a aprendizagem torne-se algo mais
fascinante. Além disso, o jogo pode ser considerado como uma
estratégia que estimula o raciocínio, levando o aluno a enfrentar
situações relacionadas com o seu cotidiano.
Ainda neste
contexto, Borin (2004) afirma que, outro motivo para a introdução
dos jogos nas aulas de Matemática seria a possibilidade de diminuir
os bloqueios apresentados por muitos alunos que temem a Matemática e
sentem-se incapacitados para aprendê-la.
Entretanto, Silva
(2008) nos alerta que, a idéia do jogo não pode ser somente
associada aquelas de diversão, distração, o lúdico pelo lúdico,
mas sim como jogos pedagógicos que têm como objetivos: impor limite
e regras; desenvolver a autoconfiança, a concentração e o
raciocínio lógico; estimular a criatividade, a afetividade, a
construção do conhecimento e a aprendizagem significativa.
Silva (2008), ainda
afirma que os jogos têm sido um dos aspectos de maior interesse dos
estudiosos da Educação Matemática, pois essa prática tem sido
responsável por dinamizar as aulas, desafiando e estimulando o aluno
na resolução de problemas.
Neste sentido,
verifica-se que a implantação dos jogos na resolução de problemas
apresenta aspectos de caráter lúdico, desenvolvem técnicas de
raciocínio dedutivo e auxilia na formação de relações sociais.
No jogo deve haver a
possibilidade de usar estratégias, estabelecer planos, executar
jogadas e avaliar a eficácia desses elementos nos resultados
obtidos, isto é, o jogo não deve ser mecânico e sem significado
para os jogadores. A existência de todas as características
mencionadas, especialmente as referentes às regras, caracteriza os
jogos em grupo, ou sociais, e é a forma mais avançada e complexa de
jogo.
OBJETIVO:
- Propor questões desafiadoras que possibilitem o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático nos anos finais do ensino fundamental.
- Contribuir com o processo de construção, modificação e integração de idéias dos alunos na resolução de problemas, estimulando a criatividade e o prazer da descoberta.
- Aplicar atividades que contribuem para o desenvolvimento da concentração, da atenção e da capacidade criadora.
- Promover o aprendizado do conteúdo de uma forma prazerosa e divertida;
- Estimular o trabalho coletivo entre os alunos;
CONTEÚDOS:
- Adição, subtração, multiplicação, divisão;
- Sólidos geométricos;
- Números positivos e negativos (adição e subtração);
- Tabuada;
- Tangram (figuras geométricas planas);
- Números consecutivos;
- Frações;
METODOLOGIA:
Jogos
didáticos na sala de aula:
- Aritgrama; quadrado mágico; triângulo mágico; números consecutivos; dominó das frações; Tangram; dominó das figuras planas e espaciais; bingo da tabuada; dominó da multiplicação; dominó da divisão.
Jogos
on-line na sala de tecnologia:
- Jogos matemáticos.
Em
primeiro momento trabalharemos os jogos didáticos em sala de
aula,com a juda da professora da S.t.e, na orientação dos alunos,
dividiremos os alunos em grupos ou em duplas dependendo do jogo que
irão trabalhar, distribuiremos vários jogos um diferente do outro,
para que cada um possa brincar e jogar com todos os tipos de jogos.
Isto acontecerá 01 vez por semana durante o período de um mês.
Em
um segundo momento, levaremos os alunos para jogar jogos on-line na
sala de tecnologia, eles escolherão jogos matemáticos de sua
preferência e terão algumas sugestões de jogos, caso queiram
jogar. Isto acontecerá 01 vez a cada 15 dias durante 02 meses.
RECURSOS
A SEREM UTILIZADOS:
- Sala de tecnologia (jogos), sala de aula, jogos didáticos, câmera digital.
REGISTRO
DO PROCESSO:
- Fotos
AVALIAÇÃO:
Os
alunos serão avaliados individualmente através do desempenho e
participação no desenvolvimento do projeto.
REFERÊNCIA
BIBLIOGRÁFICA:
BORIN,
J. Jogos
e Resolução de Problemas:
uma
estratégia para as aulas de matemática.
São Paulo: IME/USP, S. Paulo, 1996.
LARA,
I. C. M. de. Jogando
com a Matemática de 5ª a 8ª série. São
Paulo: Rêspel, 2004.
SILVA,
K. C. de O. da. 2008. O
Jogo como Estratégia no Processo Ensino-
Aprendizagem
de Matemática na 6ª Série ou 7º Ano. Disponível
em:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1665-8.pdf.
Acessado em 29 de
Abril
de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário