01/11/2013
“CONSCIÊNCIA NEGRA NA ESCOLA"
ESCOLA MUNICIPAL EUCLIDES DA CUNHA.
“CONSCIÊNCIA NEGRA NA ESCOLA"
PRUDÊNCIO THOMAZ MS
Novembro/2013
“Enquanto a
Cor da Pele for mais importante que os brilhos dos olhos, haverá Guerra.” Bob
Marley
Docentes Envolvidos
WANIELLE MARIA OLIVEIRA
QUELI CRISTINA BROGIATTO
REGIANE PIERIM MARTINS
ELISIA BARBOSA DOS SANTOS
TELMA LUCIA DE OLIVEIRA CARNEIRO
MEDINA
CRISTIELLE LISSONI DA COSTA
CRISTIELLE LISSONI DA COSTA
VALDIRENE MARQUES DA SILVA AQUINO
ELIZETE FONSECA DO AMARAL
APARECIDA RODRIGUES DELGADO
MARCIA LOPES BOENO
VALDENICE REZENDE ANTIGO
SOLEIDE REGINA DA PAZ LIMA
Projeto
Educacional desenvolvido nos 6º A e B, 7º A e B, 8ºA
e B e 9º A e B ,Anos do Ensino fundamental, do
período matutino e vespertino da Escola Municipal Euclides da Cunha, Município
de Rio Brilhante Ms, no ano de 2013.
JUSTIFICATICA
Histórico de Escola
A Escola Euclides da Cunha é uma unidade escolar localizada no Distrito de Prudêncio
Thomaz; Rua Euzébio Thomaz Lemes, nº1694 no Município de Rio Brilhante.
Em primeiro momento contava com a
extensão do Assentamento Aroeira no ano de 1984 através da lei nº501/84, as escolas rurais tiveram uma nova denominação e a Escola
municipal Urbana de 1ºgrau Euclides da Cunha passou a ser uma sala Euclides da
Cunha, extensão da Escola municipal Urbana de 1ºgrau de Rio Brilhante-Polo,
onde ficou até o ano de 1989.
Em 1990, através da lei nº716/90 altera novamente sua denominação, passando a ser designada
Escola municipal de 1ºgrau Euclides da Cunha.
Através da lei nº1112 de 03 de agosto
de 1999, passou a ser denominada Escola municipal Euclides da Cunha.Onde a
mesma é mantida pela Prefeitura municipal de Rio
Brilhante, CNPJ nº03. 68/582/0001-07 através da Secretaria
Municipal de Educação, localizada na Rua Prefeito Athaide Nogueira,
nº959.
Atualmente,
a Escola Municipal Euclides da Cunha, funciona em dois períodos matutino e
vespertino através da deliberação do CEE /MS Nº8071 de 08 de maio de 2006 tendo
funcionamento do ensino fundamental do 6ºao 9ºano.
Entrevista
Segundo Tacilo Soares do Amaral, morador no distrito
Prudêncio Thomaz desde 1935, casado, pai de quatro filhos. A escola Euclides da
Cunha recebeu esse nome em homenagem prestada pelas
autoridades políticas da época ao Escritor Euclides da Cunha durante sua
passagem por Prudêncio Thomaz.
Amaral
ressalta que no inicio a escola não tinha Diretor
específico era comandada por um grupo de professores: Zoraide Nogueira Thomaz,
Manilde Barbosa da Paixão, Gonçalo Nunes da Cunha, Vergílio Lescano...
Em 07 de
agosto de 1984 passa a ser extensão
da Escola Municipal Urbana de 1º grau de Rio Brilhante-Polo.
Em 10 de
outubro de 1990 passando a ser Escola Municipal de 1º grau Euclides da Cunha.
Euclides da Cunha
De acordo
com o P.P.P da Escola Euclides da Cunha uma pesquisa
realizada com os moradores antigos de Prudêncio Thomaz, o nome
da Escola Municipal Euclides da Cunha denominou-se devido a homenagem
prestada pelas autoridades políticas da época ao Escritor Euclides da Cunha,
que durante suas viagens de trabalho passou por
Prudêncio Thomaz.
No ano de 1866, a 20 de janeiro,
nasce Euclides da Cunha na fazenda Saudade em Santa Rita
do rio Negro (atual Euclidelândia), município de Canta Galo. Rio de Janeiro. Primeiro filho de Manuel Rodrigues Pimenta
da Cunha e Eudóxia Moreira da Cunha.
Em 1883
Euclides da Cunha ingressa no Colégio Aquino, onde é
aluno de Benjamim Constant, republicano histórico,
importante influência em sua função.
No ano de 1888 escreveu ,sob pseudônimo,
veementes artigos de propaganda republicana para o jornal “A Província de São
Paulo”. Em 1897, em março publica seu primeiro artigo, “A nossa Vendéia”, sobre
a Campanha de Canudos, em “O Estado de São Paulo”. Segue para o campo de batalhas
nos Sertões Baianos como repórter do jornal e adido ao Estado-Maior do Ministro
da Guerra.Retifica e amplia o plano primitivo de “A Vendéia”, o livro passa a
intitular-se “Os Sertões”.
Em 1900
conclui a escrita do livro e, em 1902, no dia 2 de dezembro, “Os Sertões” é
lançado com grande êxito de critica e de vendas, saindo no ano de 1903 a 2º edição. Em 21 de
dezembro, Euclides da Cunha é eleito para a Academia Brasileira de Letras, e a
20 de novembro, toma posse no Instituto Histórico e Geografia Brasileira.
No ano de
1906, publica o relatório sobre o Alto Perus e Contrastes e Confrontos. Também
publica em 1907 ,Perus Versus Bolívia.
Euclides da
Cunha ,no ano de 1909, é nomeado professor de Lógica no Colégio Pedro II, tendo
sido o segundo colocado em concurso, e morre no dia 15 de agosto do ano de
1909.
A Escola Municipal Euclides da Cunha,
tem aproximadamente 263 alunos divididos em dois turnos matutino e vespertino
do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, tendo como diretora Soleide Regina da
Paz Lima e a Coordenadora Pedagógica Valdenice Rezende Antigo. No período
noturno, funciona a EJA ( EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) desde o ano de 2012. No
momento temos a freqüência de 46 alunos nas quatro fases do ensino fundamental.
Nossos alunos, em sua maioria, fazem
parte de uma estrutura familiar carente, tanto no aspecto financeiro como
também no aspecto afetivo, isso acontece devido à necessidade de conhecimento
específico dos pais para acompanharem seus filhos em relação ao seu
desenvolvimento intelectual e até mesmo físico e emocional. Alunos oriundos de
classes populares advindos do próprio Distrito, do Assentamento Silvio
Rodrigues e de Fazendas.
“Todo
brasileiro, mesmo o alvo, de
cabelo louro, traz na alma, quando
não no corpo, a sombra, ou pelo menos
a pinta, do indígena ou do negro...”
Gilberto Freyre, Casa Grande e
Senzala
cabelo louro, traz na alma, quando
não no corpo, a sombra, ou pelo menos
a pinta, do indígena ou do negro...”
Gilberto Freyre, Casa Grande e
Senzala
Para tanto vamos tratar da importância
e valorização da cultura negra dentro da escola, criando espaços para manifestações
artísticas que proporcionem reflexão crítica da realidade e afirmação positiva
dos valores culturais negros pertencentes a nossa sociedade.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar aos alunos os conhecimentos sobre os
aspectos históricos que levaram ao fim da escravidão e suas conseqüências
imediatas na sociedade, conhecendo o motivo especial pelo Dia da Consciência Negra.
O projeto tem por objetivo favorecer o desenvolvimento
da expressão corporal, oral e cultural dos alunos, através de momentos de
interpretação (monólogos), coreografias, músicas, poesias e a valorização
estética negra, para a ampliação dos conhecimentos e formação de hábitos e
atitudes fundamentais nos valores éticos. Propõe-se, ainda, dar a conhecer,
através de demonstrações culturais e de atividades
teatrais e de interpretação alguns aspectos importantes do contexto da
escravidão negra, ressaltando os valores que impulsionaram e orientaram a sua
vida e a formação de sua identidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü
Valorizar a cultura negra e seus
afro-descentendes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade;
ü
Entender e valorizar a identidade da criança
negra;
ü
Redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo
tempo;
ü
Desmitificar o preconceito relativo aos costumes
religiosos provindos da cultura africana;
ü
Trazer a tona, discussões provocantes, por meio
das rodas de conversa, para um posicionamento mais critico frente a realidade
social em que vivemos;
ü
O projeto trata da importância e valorização da cultura negra dentro da escola
ü
Despertar para a africanicidade brasileira em
manifestações na arte, esportes, culinária, língua, religião, como elementos de
formação da cidadania.
ü
Discutir e conhecer as personalidades negras que
deixaram ou estão deixando sua contribuição nos diversos setores da sociedade,
como expressões culturais, desportivas, artísticas, políticas, musicais,
religiosas etc.
DESENVOLVIMENTO
O
desenvolvimento do projeto será feito de acordo com as necessidades da turma e
a realidade local, estabelecendo o problema e a proposta de conteúdo para a
classe.
O
tema será desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a sua
exploração, sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem
fazer observações diretas no entorno familiar, observações indiretas em
ilustrações e/ou vídeos, experimentações e leituras. Para tanto vamos utilizar:
• Exibição do filme: ”Quanto vale ou é por quilo?”;
• Promover reflexões positivas de reportagens jornalísticas e textos da atualidade
que tratam sobre o tema;
• Historia da Pintura esculturas e vestimentas Africanas;
• Audição, análise e ilustração da
música de Milton Nascimento “Uakti – lágrimas
do sul”;
do sul”;
• Estar em contato com músicas da cultura africana como o samba, a batucada;
• Verificação do caminho geográfico feito da África para o Brasil por meio do
mapa mundi;
• Estudos de música, fazendo releituras e transformando-os em ilustrações
pedagógicas para uma amostra cultural;
• Confeccionar cartazes – recorte, pintura e colagem - com fotos de revistas que
tratam da diversidade étnica brasileira e a cultura do negro;
• Produzir textos e poemas sobre os
assuntos trabalhados;
• Realizar brincadeiras e jogos infantis.
METODOLOGIA
Consciente da participação deste
trabalho na formulação de proposta para fortalecer resultado e também como um
processo salutar para a formação dos alunos desenvolve o projeto “A valorização
da consciência negra na escola".
O projeto “A valorização da consciência negra na
escola" foi elaborado e executado pela coordenação pedagógica, professores
na área de Língua Portuguesa, Geografia, História, Artes, Educação Física e STE
(sala de tecnologia), desenvolvido com alunos do período matutino e vespertino
com as turmas do 6º, 7º, 8º e 9º A e B, buscando ampliar o conhecimento em
relação ao tema central do projeto transformando-os em repassadores de
informações, pois assim como conversar é uma necessidade social.
Com o conhecimento prévio, vivenciar e
valorizar a cultura negra através do texto escrito e/ou oral, música, dança e
da pintura como forma de identificação e resgate da auto-estima do aluno
afro-descendente. Através de atividades artísticas, busca-se desenvolver ações
transformadoras, projetando o respeito como prática fundamental e essencial
para mudar as pessoas e, conseqüentemente, a sociedade.
“É possível
abrir espaço para práticas pedagógicas que mostrem
o mundo além do
imaginário europeu.
Corrigir
equívocos históricos, que reforçam preconceitos no sistema educacional
pela
generalizada falta de informação
sobre a questão
racial e sobre o que é discriminação.
Corrigir os
erros que produzem baixas na auto-estima da criança negra,
reforçada por
atividades educacionais
como a
utilização de músicas e ditados pejorativos considerados “folclóricos” e,
principalmente,
desconstruir o mito da democracia racial brasileira”. (Rachel Oliveira).
O projeto consiste na abordagem mensal das influências
afro-descendentes na nossa cultura, dentre as quais podemos destacar a
culinária, esporte, música, artes, crenças e outros traços. Realizando pesquisas
acerca das influências Afro-descendente na nossa cultura.
Antes da execução das atividades é importante buscar o
apoio de todos os professores. Quanto mais participarem melhor, principalmente
os de história e português. Os de história poderão dar uma contribuição muito
grande em relação a absorção histórica dos costumes afro-descendentes. Os
professores de português deverão analisar as redações que os alunos farão ao
final de cada oficina sobre o tema abordado, visando com isso avaliar se o
conteúdo está realmente sendo absorvido. Ainda a redação pode servir como parte
da avaliação escolar. Isso certamente irá estimular uma maior atenção e
participação.
Os professores terão um papel fundamental neste projeto,
pois em sala de aula deverão incentivar os alunos a participarem das aulas
diferenciadas. Os professores deverão fazer isso tornando o projeto parte de
sua avaliação.
Metodologia Disciplina de Português 6ºA e B e 7º ano A
(Profª Telma Lúcia de O. Medina)
Os alunos
trabalharam o tema de maneira vasta e variada. Levei vários textos, matérias em
revistas e livros didáticos disponíveis na escola para a sala de aula, onde
realizamos leituras em grupos e fizemos discussões sobre o tema.Recortei fotos
de negros em anúncios publicitários e revistas de artistas e mostrei que as
pessoas são diferentes , mas capazes de realizar tarefas iguais.
Trabalhei o
texto sobre preconceito: Preconceito na escola?... Que bobagem! Os alunos
expuseram suas dúvidas, seus anseios e alguns até disseram que já sofreram
preconceito e que isso está sendo superado,mas todos reconheceram que há,
ainda, vários tipos de preconceitos.
Trouxe um texto impresso com história e o
desenho de Zumbi dos Palmares, os alunos leram e fizemos a interpretação do
texto, a discussão e a correção. Destaquei características da personalidade de
Zumbi, tais como: determinação, firmeza, sabedoria e inteligência. Os alunos
ficaram estupefatos em saber que um negro, naquela época conseguia desenvolver
estratégias para enganar os senhores das fazendas.
Em outro momento
conversamos sobre comidas típicas, cultura, religião, música, dança, etc. e
assim os alunos produziram textos em prosa e poemas.
E pra finalizar
fizemos a roda da verdade, onde os alunos puderam dizer o que pensam sobre o
assunto, contar fatos de sua história
afro-descendente.
Metodologia Disciplina de Português dos 8º e 9º anos(Profª
Regiane Pierim)
Aula expositiva
na STE de um slide sobre a Cultura Afro -Brasileira. Na sala de aula uma
conversa com os alunos sobre as culturas vistas e aquelas que fazem parte do
nosso dia-a-dia.Levei vários textos para
debate que falavam sobre a comida, a dança, a religião, os instrumentos
musicais e sobretudo a força do negro que apesar de todo sofrimento conseguiu
manter suas raízes e incorporá-la a nossa cultura. E para finalizar os alunos
produziram textos que falavam das culturas que tiveram influência dos negros e
principalmente aquelas que são costumeiras no nosso município.
Metodologia Disciplina de Historia.
(CRISTIELLE)
Nesse projeto contamos com a colaboração de todos os
professores e alguns funcionários da escola e foi realizado com todas as turmas
do período matutino. Sendo assim o trabalho proposto foi trabalhado da seguinte
forma:
Iniciamos as atividades dialogando com os alunos, no sentido de
registrar o que os alunos já sabiam sobre o tema e a relação que estabelecem
com sua vida. Pesquisas bibliográficas sobre o assunto; ( Importância da
cultura negra no Brasil).
·
Realizarei
uma Palestra com falando da importância da cultura negra no Brasil
·
Passarei
algumas partes do filme Quilombo para os alunos produzirem cartazes sobre o
Zumbi dos Palmares).
·
Confecção
de cartazes, com recortes de personagens que representem a cultura
afro-brasileira
·
Leitura de textos informativos para as
crianças à medida que o projeto for sendo desenvolvido.
·
Propor
ao grupo pensar estratégias para conscientizar as pessoas que todos seres
humanos são iguais independentemente da cor da pele e amenizar o preconceito.
·
Enfatizar
a cultura negra na escola tendo em vista um desfile elegendo a Beleza negra
tanto feminina como masculino, onde teremos três jurados que irão eleger o
menino e a menina negra mais bela da escola Euclides da Cunha.
·
Declamar
poesia em relação ao dia nacional da consciência negra
Tecnologias - mídias e materiais utilizados:
Para a realização do projeto utilizamos:
·
Som;
·
Maquina fotográfica;
·
Filmadora;
·
Microfone;
·
Computadores;
·
Internet;
·
DVD;
·
TNT;
Metodologia Disciplina
de História do 9º ano A Profª Elizete Fonseca do Amaral
Primeiramente foi exposto o conteúdo sobre a
descolonização afro-asiático e segregação étnica e política econômica na
África. Posteriormente os alunos formaram grupos para pesquisarem na STE sobre
o negro e sua influencia na cozinha brasileira e manifestações artísticas
originária da África. Apos a pesquisa alguns fizeram slides e outros cartazes
com as comidas e danças originadas da África. É por fim foram feitas as
apresentações.
Metodologia Disciplina de Português 6ºC Professora:
Valdirene Marques da Silva Aquino.
Apresentação de slides sobre a Arte Africana
e as suas influências na cultura Brasileira.
Conversa sobre as conquistas e a evolução
social dos negros na sociedade. Produção de um poema e de um rap. sobre o tema
consciência negra, e a apresentação do poema: Meu Irmão Branco de origem
Africana.
Metodologia Disciplina
de Artes. ( Professora: Wanielle Maria Oliveira)
Os alunos trabalharam na disciplina de Artes sobre a cultura
Afro-brasileira os temas relacionados com a pintura, máscaras, escultura e
vestimentas. Fazendo relações com os elementos visuais, (cor, formas,
texturas). Após as aulas expositivas com auxilio da sala de tecnologia escolar,
todos os alunos foram incentivados a recriar (releitura), imagens, quadros, máscaras,
utilizando materiais diversos.
Metodologia Disciplina
Educação Física.
Os alunos assessorados pela Professora
de Educação física juntamente com a professora responsável da STE, assistiram o
filme “Quanto Vale ou é por quilo”,
que é a adaptação livre do diretor Sérgio Bianchi que desenha um painel de
duas épocas aparentemente distintas, mas no fundo, semelhantes na manutenção de
uma perversa dinâmica sócio-econômica, embalada pela corrupção impune pela
violência e pelas enormes diferenças sociais.
Com humor afinado e um elenco poucas vezes reunido pelo cinema nacional, Quanto Vale ou É Por Quilo? Mostra
que o tempo passa e nada muda. O Brasil é um país em permanente crise de
valores.
Realizaram-se pesquisas na STE, em busca dos atletas e
Cantores negros conhecidos mundialmente, logo depois foram feitos cartazes destas pesquisas.
Foi sugerido pelos alunos aulas de danças Quilombolas,
onde eles estariam resgatando algumas dança Cultural e posteriormente
apresentando estas homenagens com musicas referentes ao tema central do
Projeto, (ficou decido as seguintes danças: Maculele, Waka Waka, Axé de
Margareth Menezes, e musica de Tim Maia,“Gostava Tanto de Você”).
Metodologia Professora
STE e Auxiliares .
Durante a realização do projeto, auxiliei a professoras
envolvidas no mesmo nas pesquisas referentes ao tema. Pesquisamos a história
dos negros, suas lutas, suas conquistas. Fizemos uma busca referente aos
Principais líderes negros do Brasil e do mundo. Baixei vídeos sobre o assunto,
fotos e filmes. Fizemos aulas expositivas no Data show. Na preparação das
apresentações das danças, baixei vídeos de coreografias e também músicas
utilizadas na apresentação. Foi passado um filme sobre Zumbi dos Palmares.
No dia da apresentação do trabalho, prestei apoio
tecnológico ao evento. Ajudando também na organização do mesmo.
CRONOGRAMA
Professora: Telma
Lúcia de Oliveira C. Medina
Disciplina: Português.
Turmas:
6º A e B e 7º A
DATA
|
AULAS
|
ATIVIDADES
|
12/11/2013
13/11/2013
|
1
aula em cada sala
1
aula por sala
|
Leitura
de textos e discussão
Fotos
de negros, conversa e leitura de textos variados sobre história de sucesso de
pessoas negras e que sofreram preconceito.Produção de textos.
|
14/11/2013
|
1 aula por
sala
|
Leitura e
interpretação do texto sobre a história de Zumbi dos Palmares.Produção de
textos.
|
19/11/2013
|
1 aula por
sala
|
Interpretação
do texto sobre Preconceito na escola e correção.
|
20/11/2013
|
1 aula por
sala
|
Finalização
das produções de textos.
|
21/11/2013
|
1 aula por
sala
|
Apresentação
das danças ensaiadas , desfile de beleza negra e várias apresentações( poesias, textos,
etc)
|
Professora: Regiane Pierim Martins
Disciplina: Português.
Turmas: 8º A e B
e 9º A e B
DATA
|
AULAS
|
ATIVIDADES
|
13/11
|
02 aulas
|
STE – Slide
sobre a Cultura Afro-brasileira
|
18/11
|
02 aulas
|
Textos sobre
as várias culturas oriunda dos negros
|
20/11
|
02 aulas
|
Produção de
texto – A Cultura Afro-Brasileira
|
Professor: Wanielle Maria Oliveira
Disciplina: Artes
Turmas: 6ºA,B,C
e 7º A,B e 8º A,B e 9ºA,B
DATA
|
AULAS
|
ATIVIDADES
|
05/11/2013
|
04 aulas
|
Aula
expositiva sobre os históricos Afro-brasileiros.
|
08/11/2013
|
02 aulas
|
Pesquisa
individual na sala de tecnologia, sobre os temas escolhidos para as
releituras.
|
12/11/2013
|
04 aulas
|
Inicio das releituras das máscaras e
pinturas das negras africanas.
|
19/11/2013
|
02 aulas
|
Continuação e
finalização das releituras.
|
Professora: Valdirene Marques da
Silva Aquino
Disciplina: Português
Turmas: 6°C
DATA
|
AULAS
|
ATIVIDADES
|
18/11/2013
|
01 aula
|
Apresentação
de slides sobre a Arte Africana.
|
18/11/2013
|
01 aula
|
Conversa sobre
as conquistas das pessoas negras.
|
19/11/2013
|
01 aula
|
Produção de um
poema e um rep.
|
19/11/2013
|
01 aula
|
Ensaio das
apresentações.
|
20/11/2013
|
01 aula
|
Ensaio das
apresentações.
|
21/11/2013
|
02 aulas
|
Apresentação
do projeto
|
Professora: Elizete Fonseca do
Amaral
Disciplina: Historia e Geografia
Turmas: 9º Ano A
DATA
|
AULAS
|
ATIVIDADES
|
29/10/2013
|
2 aulas
|
Estudo do
texto: Descolonização e problemas étnicos.
|
30/10/2013
|
2 aulas
|
Pesquisa STE o
negro e sua influencia na cozinha brasileira.
|
07/11/2013
|
4 aulas
|
Pesquisas STE
Manifestações artísticas originariam da áfrica.
|
14/11/2013
|
2 aulas
|
Trabalho com o
texto Igualdade racial é pra valer.
|
20/11/2013
|
1 aula
|
Apresentação
da pesquisa
|
Professora: Cristielli Lissoni da
Costa.
Disciplina: Português.
Turmas:
DATA
|
AULAS
|
ATIVIDADES
|
03/10/2013
|
1H/A para 8º
ano A.
|
- Preparo dos
cartazes lideres negros
|
17/10/2013
|
1H/A para 7º
ano A.
|
- Confecção de
cartazes dos lideres negros
|
21/10/2013
|
1H/A para 6º
ano A e B.
|
-Ensaio para o
desfile Africano
|
14/11/2013
|
1H/A para 7º e
8º ano A.
|
Confecção dos
cartazes e ensaio das frases do dia da
consciência negra
|
18/11/2013
|
1H/A para
todas as turmas
|
Ensaio para o
desfile Africano
|
21/11/2013
|
2H para
apresentação.
|
- Apresentação dos trabalhos para
comunidade escolar.
|
Professora: Katíula dos Santos
Gonçalez
Disciplina: Educação Física.
Turmas: 7º, 8º e
9º A e B - Período: Matutino.
DATA
|
AULAS
|
ATIVIDADES
|
05/11/2013
|
04 aulas
|
Aula
expositiva sobre os diversos tipos de danças Afro-brasileiros.
|
08/11/2013
|
02 aulas
|
Pesquisa
individual na sala de tecnologia, sobre as Danças Quilombolas e dos Atletas
Negros.
|
12/11/2013
|
04 aulas
|
Ensaio das Danças escolhido pelas Turmas
envolvidas no Projeto.
|
19/11/2013
|
01 aulas
|
Confecção dos
Cartazes.
|
20/11/2013
|
1ª e 2ª aula
|
Apresentação
das Danças Quilombolas.
|
Professora: Cristielle Lissoni da
Costa
Disciplina: História
Turmas: 6º A e
B, 7º A, 8º A - Período: Matutino
DATA
|
AULAS
|
ATIVIDADES
|
03/10/2013
|
1H/A para 8º
ano A.
|
- Preparo dos
cartazes lideres negros
|
17/10/2013
|
1H/A para 7º
ano A.
|
- Confecção de
cartazes dos lideres negros
|
21/10/2013
|
1H/A para 6º
ano A e B.
|
-Ensaio para o
desfile Africano
|
14/11/2013
|
1H/A para 7º e
8º ano A.
|
Confecção dos
cartazes e ensaio das frases do dia da
consciência negra
|
18/11/2013
|
1H/A para
todas as turmas
|
Ensaio para o
desfile Africano
|
21/11/2013
|
2H para
apresentação.
|
- Apresentação dos trabalhos para
comunidade escolar.
|
Professor: Aparecida Rodrigues
Delgado
Disciplina: S.T.E
Turmas: 6ºA e B.
7ºA, 8ºA e 9ºA.
Período:
Matutino
DATA
|
AULAS
|
ATIVIDADES
|
13/11
|
2 aulas
|
STE – Slide
sobre a Cultura Afro-brasileira
|
07/11/2013
|
4 aulas
|
Pesquisas STE Manifestações
artísticas.
|
18/11/2013
|
2 aulas
|
Apresentação
da pesquisa
|
20/11/2013
|
2 aulas
|
Pesquisas
referente aos principais lideres negros.
|
Professora: Queli Cristina
Brogiatto
DATA
|
AULAS
|
ATIVIDADES
|
20/11/2013
|
1ª
e 2ª aula
|
Auxiliando
na montagem da Apresentação e Organização do Projeto
|
Obs. A Professora Queli e a
professora Aparecida da STE auxiliaram a Professora de Educação Física durantes
os ensaios das danças Quilombolas e no dia da Apresentação a mesma organizou e
preparou o evento, a coordenação acompanhou professores e alunos dando
orientação e suporte para realização do trabalho, ajudando nas atividades em
sala de aula. Bem como participou e organizou o evento final para apresentação
ao publico.
AVALIAÇÃO
Língua portuguesa
A professora avaliou a produção dos
poemas (forma, estrutura e coerência quanto ao tema).
Educação Física.
Através da participação nas aulas práticas e
nas aulas na STE, observando e acompanhando no progresso nas atividades
propostas e realizadas. A partir do interesse dos alunos em busca de
questionamentos e duvidas e relatório sobre o trabalho.
STE.
Através da participação,
observando e acompanhando no progresso nas atividades propostas e realizadas. A
partir do interesse dos alunos em busca de questionamentos e duvidas
Avaliação da coordenação.
Acompanhar nas atividades do dia-a-dia, observando o desenvolvimento das
turmas. Avaliando a pratica pedagógica em cada etapa do projeto trabalhado,
observando o avanço dos alunos, a participação nas atividades, confecção de
materiais, nas pesquisas, ou em outras atividades propostas, orientando e
sugerido se necessário professora e alunos.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
COSTA, Emilia Viotti da. Da senzala à colônia,
-4ª ed. –São Paulo: Fundação Editora da UMESP, 1998.
GORENDER, Jacob. O Escravismo Colonial, -6ª ed.
São Paulo: Editora Ática, 1992.
RUGENDAS, Johann-Moritz. Viagens pitorescas
através do Brasil. São Paulo: Martins-EDUSP, 1972.
FLORENTINO, Manolo. Ensaios sobre escravidão.
Minas Gerais: UFMG, 2003.
MELTZER, Milton. História ilustrada da
escravidão. São Paulo: Ediouro, 2004.
Filme: ”Quanto vale ou é por quilo?”; Brasil,
2005; Sérgio Bianchi
LÍNGUA
PORTUGUESA (profª REGIANE)
PRODUÇÃO DE TEXTO SOBRE DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
ALUNO: EDSON FERNANDO ROCHA MARTINÊS (8º ANO B)
PROFª REGIANE PIERIM MARTINS
A ESCRAVIDÃO
A escravidão foi uma época de muita
humilhação, escravos apanhavam, eram castigados se não fizessem tudo que lhes
mandassem. Quando eles eram trazidos em navios negreiros, muitos morriam na
viagem, sendo jogados no mar. Muitos ficavam doentes durante meses sem
nenhum atendimento médico. No convés do
navio não havia nenhuma higiene, lá mesmo faziam suas necessidades e isso fazia
com que tivesse mais doenças ainda.
Quando chegavam, eram logo escravizados,
sofriam todo tipo de opressão, angústia, violência, tortura, insanidade, entre
outros problemas.
No mundo moderno a arte africana influencia
muito na culinária, no folclore, na dança, na arte, na cultura em geral. Essa cultura
começou a ser aceita gradualmente ,foram
sendo valorizadas várias coisas deixadas
pelos negros que muitos não queriam permitir ou resistiam. A capoeira, por exemplo,
era vista como coisa de bandido ou marginais,mas agora é cultura, uma dança
misturada com esporte que já tem vários adeptos.
Há também grande influencia da
religião,onde o candomblé, umbanda , macumba e outros se espalharam e fazem
parte da vida de muita gente.
Algumas receitas foram trazidas pelos
escravos e perduram até hoje, tais como: o Vatapá, a feijoada, bolinhos fritos,
etc.
O
Maracatu, Jongo, Carimbó,
Lambada, Maxixe e Marabaixo
são influências de ritmos musicais trazidos pelos negros, esses
ritmos agora fazem parte da cultura
brasileira e hoje muitas músicas, bandas e grupos se deixam levar por ritmos
dançantes advindos dessa cultura.
Devemos lembrar que ainda hoje existe
escravidão e que há preferência de cor em muitos tipos de trabalhos, mas já
diminuiu muito o sofrimento. Hoje escravidão é crime e podemos denunciar maus
tratos com as pessoas, então o que
devemos fazer é respeitar uns aos
outros e procurar viver em paz, pois
somos todos seres humanos.
ANEXOS
FOTOS
DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA (PROFª TELMA LUCIA)
HISTÓRIA DO NEGRO
O BRANCO NÃO RESPEITA O NEGRO,
MAS O NEGRO TEM UMA HISTÓRIA LINDA
APESAR DE SUA VIDA SER MARCADA
POR MUITAS, MUITAS FERIDAS
NO INÍCIO DE NOSSA VIDA
RECEBEMOS CUIDADO E AMOR
MAS QUANDO O NEGRO AQUI CHEGOU
RECEBEU PORRETE E SUA VIDA FOI UM TERROR
SÓ QUE ELES LUTARAM FORTES
POIS SÃO GUERREIROS VALENTES
O BRANCO COM ELE APRENDEU
E ATÉ HOJE AINDA APRENDE.
NEGRO É SINÔNIMO DE FORÇA
NEGRO É GENTE QUE LUTA
NEGRO NÃO NEGA A RAÇA
NEGRO ENFRENTA A LABUTA.
POEMA FEITO POR VÁRIAS MÃOS.( CADA UM IA COLOCANDO UMA FRASE
OU PALAVRA E FOI ISSO QUE SE FORMOU)
ALUNOS DO 6º ANO A ( MATUTINO)
PROFª TELMA LUCIA MEDINA
NINGUÉM É IGUAL
QUANDO AS PESSOAS PERCEBEREM
QUE TODOS SOMOS
DIFERENTES
NINGUÉM TEM O MESMO GOSTO
NINGUÉM É IGUAL A GENTE
AÍ SIM O MUNDO SERÁ MELHOR
POIS NOS TRATAREMOS COM AMOR
A COR, O TAMANHO E O JEITO
VAI SER APENAS UM CONCEITO
NEGRO, BRANCO, PARDO
ÍNDIO, AMARELO, VERMELHO
SOMOS GENTE, SOMOS HUMANOS
PRECISAMOS DE AMOR, ESTE É MEU RECADO.
MAS AINDA NESTE SÉCULO
TEM GENTE QUE NÃO RESPEITA
CULTURA, COR, RELIGIÃO E DANÇA
E GUARDA NO PEITO O DESEJO DE VINGANÇA
BOB MARLEI, MANDELA E MUITOS OUTROS TAMBÉM
E DIZER QUE O QUE VALE É A VIDA
E O BRILHO NOS OLHOS QUE A GENTE TEM.
POEMA FEITO PELA TURMA DO 7º ANO A ( VÁRIAS MÃOS) NA AULA DA
PROFª TELMA LUCIA
SEGUE EM ANEXO AS FOTOS DO
PROJETO
CARTAZES - MACULÊLE
CANTORES NEGROS
CULINÁRIA
HISTÓRICO
ATLETA
NEGRO
DANÇA MACULÊLE
DANÇA MARGARETH MENESES
–
CANTO: TIM MAIA “ EU GOSTAVA TANTO DE VC”
POEMA : MEU IRMAO BRANCO
CANTO RAP – ALUNO DANIEL 6ºC
CANTO 7º B
DESFILE MISTER BELEZA
NEGRA 2013
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