25 de jul. de 2014

Projeto: Educação física e programa saúde na escola



PROJETO: Educação Física e o Programa Saúde na Escola

ESCOLA: E. M. EUCLIDES DA CUNHA
LOCAL: RIO BRILHANTE/MS
DRETORA: SOLEIDE REGINA DA PAZ LIMA
COORDENADORA: LURDES DE FATIMA VIANA PRESTES
PROFESSORA: KATIULA DOS SANTOS GONÇALEZ
DISCIPLINA: Educação Física
TURMA:  6 º ao 9º ANO
TURNO: Matutino e Vespertino
          
TITULO DO PROJETO: Educação Física e Saúde na Escola
Este projeto visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde. A ação a ser desenvolvida deverá ser através da promoção de práticas corporais, atividade física e lazer na escola, voltada ao este componente desenvolvendo atividades diferenciadas
                                                                                                                   
1.     Justificativa:
Cabe a nós profissionais da educação Física inserir no contexto escolar a importância da atividade física para a promoção da saúde e do lazer. Sabemos da eficácia das atividades físicas no combate a uma infinidade de doenças do sistema cardiovascular e de outros sistemas do corpo humano. A saúde não é apenas a ausência de enfermidades, é todo um bem-estar social, mental e físico. Assim, viver bem é possuir qualidade de vida
A promoção da saúde, através de seu objetivo de integrar o indivíduo ao meio e promover a qualidade de vida, aponta para ações de prevenção e promoção, resultante de um novo paradigma, segundo o qual a assistência deve centrar-se na saúde e não na doença. Vislumbra-se um novo desafio: o de ampliar o conhecimento da população sobre os determinantes da saúde, o autocuidado, as relações com o meio em que se vive e o direito à saúde como estratégia para a educação em saúde visando a aquisição da qualidade de vida.
A promoção da saúde é o nome dado ao processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde.
2.       Objetivo (s):
ü  Avaliação das Condições de Saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola; através do IMC.
ü  Brincadeiras antigas;

3. Conteúdos:
ü  IMC
ü  Brincadeiras Antigas sugeridas pela SEMED, tais como: Jogos, queimada, amarelinha, pular corda, pega-pega, esportes coletivos.
4. Metodologia:
Através de uma aula teórica explanar o tema Saúde na escola, porque? Qual seria a alimentação correta? O que é o sedentarismo?
Em um primeiro momento, os alunos serão divididos em grupos para realizar a leitura em revista sobre alimentações e atividades física, logo depois pesquisarão na sala de tecnologia sobre o tema IMC (Índice de Massa Corporal). O IMC (ou índice de massa corpórea) foi criado para uma melhor orientação do público sobre o seu peso em relação a sua altura, resumindo, se a pessoa está gorda ou magra. O IMC é uma formula matemática com objetivo de sinalizar a magreza excessiva, obesidade ou a obesidade mórbida.
O cálculo do IMC é simples: IMC = peso / altura²
No segundo momento levar os alunos para a aula pratica, realizando primeiramente os alongamentos logo o aquecimento, depois as atividades escolhidas por eles mesmo, conforme a as sugestões da SEMED
 5. Recursos: Sala de tecnologia, sala de aula, lápis, fita métrica, bolas, tacos, bolas de borracha pequenas, cordas e câmera digital.

6. Registro do processo: Fotos

7. Período de Realização: Maio de 2014

8. Avaliação: Os alunos serão avaliados através do desempenho e participação de cada um no desenvolvimento do projeto.

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