PROJETO: Educação
Física e o Programa Saúde na Escola
ESCOLA: E. M. EUCLIDES DA CUNHA
LOCAL: RIO BRILHANTE/MS
DRETORA: SOLEIDE REGINA DA PAZ LIMA
COORDENADORA: LURDES DE FATIMA VIANA PRESTES
PROFESSORA: KATIULA DOS SANTOS GONÇALEZ
COORDENADORA: LURDES DE FATIMA VIANA PRESTES
PROFESSORA: KATIULA DOS SANTOS GONÇALEZ
DISCIPLINA: Educação Física
TURMA: 6 º ao 9º ANO
TURNO: Matutino e Vespertino
TITULO DO PROJETO: Educação
Física e Saúde na Escola
Este projeto
visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde. A ação a ser
desenvolvida deverá ser através da promoção de práticas corporais, atividade
física e lazer na escola, voltada ao este componente desenvolvendo atividades
diferenciadas
1. Justificativa:
Cabe a nós profissionais
da educação Física inserir no contexto escolar a importância da atividade
física para a promoção da saúde e do lazer. Sabemos da eficácia das atividades
físicas no combate a uma infinidade de doenças do sistema cardiovascular e de
outros sistemas do corpo humano. A saúde não é apenas a ausência de
enfermidades, é todo um bem-estar social, mental e físico. Assim, viver bem é
possuir qualidade de vida
A promoção da
saúde, através de seu objetivo de integrar o indivíduo ao meio e promover a
qualidade de vida, aponta para ações de prevenção e promoção, resultante de um
novo paradigma, segundo o qual a assistência deve centrar-se na saúde e não na
doença. Vislumbra-se um novo desafio: o de ampliar o conhecimento da população
sobre os determinantes da saúde, o autocuidado, as relações com o meio em que se
vive e o direito à saúde como estratégia para a educação em saúde visando a
aquisição da qualidade de vida.
A promoção da
saúde é o nome dado ao processo de capacitação da comunidade para atuar na
melhoria de sua qualidade de vida e saúde.
2. Objetivo (s):
ü
Avaliação das Condições de Saúde das crianças,
adolescentes e jovens que estão na escola; através do IMC.
ü
Brincadeiras antigas;
3. Conteúdos:
ü
IMC
ü
Brincadeiras Antigas sugeridas pela SEMED, tais
como: Jogos, queimada, amarelinha, pular corda, pega-pega, esportes coletivos.
4. Metodologia:
Através de uma
aula teórica explanar o tema Saúde na escola, porque? Qual seria a alimentação
correta? O que é o sedentarismo?
Em um primeiro
momento, os alunos serão divididos em grupos para realizar a leitura em revista
sobre alimentações e atividades física, logo depois pesquisarão na sala de
tecnologia sobre o tema IMC (Índice de Massa Corporal). O IMC (ou índice de
massa corpórea) foi criado para uma melhor orientação do público sobre o seu
peso em relação a sua altura, resumindo, se a pessoa está gorda ou magra. O IMC
é uma formula matemática com objetivo de sinalizar a magreza excessiva,
obesidade ou a obesidade mórbida.
O cálculo do IMC é simples: IMC =
peso / altura²
No segundo
momento levar os alunos para a aula pratica, realizando primeiramente os
alongamentos logo o aquecimento, depois as atividades escolhidas por eles
mesmo, conforme a as sugestões da SEMED
5. Recursos: Sala de tecnologia, sala de aula, lápis, fita métrica,
bolas, tacos, bolas de borracha pequenas, cordas e câmera digital.
6. Registro do
processo: Fotos
7. Período de
Realização: Maio de 2014
8. Avaliação: Os
alunos serão avaliados através do desempenho e participação de cada um no
desenvolvimento do projeto.
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