5 de ago. de 2014

PROJETO: Nosso Ritmo nosso Carnaval



PROJETO: Nosso Ritmo nosso Carnaval

ESCOLA: E. M. EUCLIDES DA CUNHA
Diretora: SOLEIDE REGINA DA PAZ LIMA
Coordenadora: LURDES DE FATIMA VIANA PRESTES
LOCAL: RIO BRILHANTE/MS
PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FISICA: KATIULA DOS SANTOS GONÇALEZ
PROFESSORA DE ARTES: WANIELLE MARIA OLIVEIRA
PROFESSORA RESPONSAVEL PELA STE: APARECIDA RODRIGUES DELGADO
DISCIPLINA: Educação Física
TURMA:  6 º ao 9º ANO
TURNO: Matutino
          
TITULO DO PROJETO: Nosso Ritmo nosso Carnaval

O projeto tem como foco trabalhar a interdisciplinaridade do carnaval numa perspectiva de reconstrução do conhecimento, aliado aos recursos tecnológicos, como ferramenta fundamental para a socialização do conhecimento, disseminando informações e culturas e, sobretudo não apenas transmitir, mas reconstruir o conhecimento através da interdisciplinaridade.
            Este projeto tem por objetivo trabalhar com os alunos as diferentes manifestações culturais da festa brasileira mais popular no mundo “Carnaval”.  Para despertar a integração e articulação permanente da educação e da saúde. Componente desenvolvendo atividades diferenciadas.
Considerando-se o carnaval como fenômeno contribuinte para a formação da cultura brasileira e levando em conta sua importância como símbolo de identidade nacional, esse projeto busca desenvolver metodologias de trabalho que visam uma análise interdisciplinar do carnaval, promovendo novas possibilidades de conhecimentos a educadores e educandos de forma inovadora e educativa.
Trabalhar o carnaval de forma interdisciplinar envolve a contextualização do conhecimento, evocando fatos da via pessoal, social e cultural, principalmente o trabalho e a cidadania.
Este projeto tem o intuito de ir além da simples justaposição de disciplinas, contando com a participação de educadores e educandos para que ambos possam interagir em busca de objetivos comuns.
                                                                                                       
1.     Justificativa:
Cabe a nós profissionais da educação Física E Artes inserir no contexto escolar a importância da atividade física para a promoção da saúde e do lazer. Sabemos da eficácia das atividades físicas no combate a uma infinidade de doenças do sistema cardiovascular e de outros sistemas do corpo humano. A saúde não é apenas a ausência de enfermidades, é todo um bem-estar social, mental e físico. Assim, viver bem é possuir qualidade de vida
A promoção da saúde, através de seu objetivo de integrar o indivíduo ao meio e promover a qualidade de vida, aponta para ações de prevenção e promoção, resultante de um novo paradigma, segundo o qual a assistência deve centrar-se na saúde e não na doença. Vislumbra-se um novo desafio: o de ampliar o conhecimento da população sobre os determinantes da saúde, o autocuidado, as relações com o meio em que se vive e o direito à saúde como estratégia para a educação em saúde visando a aquisição da qualidade de vida.
A promoção da saúde é o nome dado ao processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde.

2.       Objetivo (s):
·         Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social, formulando perguntas, manifestando opiniões próprias sobre os diferentes ritmos carnavalescos, buscando informações e confrontando ideias.

·         Conhecer, observar e acompanhar a evolução de gêneros carnavalescos como: música, blocos, fantasias e histórias.

·         Estabelecer relação entre passado e moderno.

·         Desenvolver o tema carnaval de forma interdisciplinar e inovadora, aliado aos recursos tecnológicos, envolvendo educadores e educandos, proporcionando uma nova visão do carnaval sob prismas distintos.

·         Proporcionar aos educandos de constituírem relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos que já possuem, conseguindo aprendizagens que possibilitem a interferência em uma nova realidade, desencadeando novas ações.

Objetivos específicos

·         Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
·         Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
·         Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
·         Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
·         Desenvolver a linguagem oral e escrita;
·         Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
·         Estimular o ritmo;
·         Despertar e educar a atenção e a observação;
·         Proporcionar liberdade de auto expressão;
·         Possibilitar habilidades com as mãos;
·         Desenvolver o espírito criador.


3. Conteúdos:
·         O carnaval;
·         Os elementos visuais;
·         As máscaras;
·         Apreciação musical;
·          Expressividade;
·         Equilíbrio e coordenação.

4. Metodologia de Educação Física:
·        
Executar músicas pertinentes ao universo carnavalesco;
·         Pesquisa sobre o tema trabalhado;
·         Elaboração da cruzadinha, com o auxílio do conteúdo de pesquisa;
·         Cartazes sobre a evolução do carnaval e das fantasias e mascaras informativos;
·         Realizar atividades relacionadas que auxiliem no esclarecimento e fixação do assunto estudado, explorando a comunicação e expressão através, marchinhas e danças, confecção de adereços de carnaval;
·         Explorar as músicas de carnaval.


5. Metodologia de Artes:

·         Exploração das técnicas de pintura, colagem, desenhos das máscaras de carnaval;
·         Aulas interativas, teóricas e práticas fazendo uma relação entre as festividades carnavalescas no passado e nos dias atuais;
·         Uso das tecnologias abordando os conteúdos, para melhor compreensão do educando;
·         Fazendo também uma breve pesquisa sobre as marchinhas de carnaval;
·         Os trabalhos de confecção de mascaras também fazem uma junção com os outros conteúdos, como cores, formas, texturas e composição. Todos os trabalhos serão avaliados.



6. Recursos: Sala de tecnologia, sala de aula e câmera digital.

7. Registro do processo: Fotos

8. Período de Realização: Fevereiro de 2014

Cronograma de Educação Física



        SÉRIE
DATA
CONTEUDO

   6º A
13/02/2104
Pesquisa na STE sobre a origem e as diferentes manifestações culturais da festa brasileira mais popular no mundo “Carnaval “e alguns estilos musicais da atualidade.

20/02/2014
Elaboração da Cruzadinha do Carnaval, tendo como sabe o conteúdo pesquisado na STE.

27/02/2014
Atividades de Comemoração do Carnaval com apresentações das Danças Culturais e concurso das Mascaras

 

        SÉRIE
DATA
CONTEUDO

          6º B
         7º A
       8º A 
       9º A
10/02/2104
Pesquisa na STE sobre a origem e as diferentes manifestações culturais da festa brasileira mais popular no mundo “Carnaval “e alguns estilos musicais da atualidade.

12/02/2014
Elaboração da Cruzadinha do Carnaval, tendo como sabe o conteúdo pesquisado na STE.

20/02/2014
 Ensaio da Dança escolhida pelos alunos da Turma. “Elba Ramalho -  banho de Cheiro”, “Claudia Leite -

24/02/2014
Finalização da coreografia da dança.

27/02/2014
Atividades de Comemoração do Carnaval com apresentações das Danças Culturais e concurso das Mascaras
  



                Cronograma de Artes
 
       SÉRIE
DATA
CONTEUDO

6º A e B
11/02/2104

Pesquisa na STE sobre os tipos de mascaras;

12/02/2014
Início da Construção das máscaras e cartazes.
    7º A
12/02/2014
 Pesquisa na STE sobre os tipos de máscaras e fantasias;

12/02/2014
Confecção das máscaras e cartazes sobre a evolução do carnaval.

19/02/2014
Confecção das máscaras e cartazes sobre a evolução do carnaval.

   8ºA
06/02/2014

Pesquisa na STE sobre a História do Carnaval;

12/02/2014
Confecção das máscaras

20/02/2014
Confecção das máscaras
    9ºA
06/02/2014

Pesquisa na STE sobre a História do Carnaval;

19/02/2014
Confecção das máscaras

20/02/2014
Confecção das máscaras

26/02/2014
Decoração da escola para as Apresentação do Projeto e do Concurso das Máscaras.


9. Avaliação: Processual e contínua, valorizando a expressividade a criatividade e a integração de todos os envolvidos.

FOTOS DA COMEMORAÇÃO CARNAVAL

Apresentação do Frevo – Elba Ramalho – Banho de Cheiro 

Apresentação – “Largadinho” - Claudia Leite e “Molinho” – Filhos de Jorge.

Concurso das Mascaras 


Festa de comemoração do Carnaval  

Nenhum comentário:

Postar um comentário