PROJETO: Nosso Ritmo nosso
Carnaval
ESCOLA:
E. M. EUCLIDES DA CUNHA
Diretora:
SOLEIDE REGINA DA PAZ LIMA
Coordenadora:
LURDES DE FATIMA VIANA PRESTES
LOCAL:
RIO BRILHANTE/MS
PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FISICA:
KATIULA DOS SANTOS GONÇALEZ
PROFESSORA DE ARTES: WANIELLE
MARIA OLIVEIRA
PROFESSORA RESPONSAVEL PELA STE:
APARECIDA RODRIGUES DELGADO
DISCIPLINA:
Educação Física
TURMA: 6 º ao 9º ANO
TURNO:
Matutino
TITULO
DO PROJETO: Nosso Ritmo nosso Carnaval
O
projeto tem como foco trabalhar a interdisciplinaridade do carnaval numa
perspectiva de reconstrução do conhecimento, aliado aos recursos tecnológicos,
como ferramenta fundamental para a socialização do conhecimento, disseminando
informações e culturas e, sobretudo não apenas transmitir, mas reconstruir o
conhecimento através da interdisciplinaridade.
Este
projeto tem por objetivo trabalhar com os alunos as diferentes manifestações
culturais da festa brasileira mais popular no mundo “Carnaval”. Para despertar a integração e articulação
permanente da educação e da saúde. Componente desenvolvendo atividades
diferenciadas.
Considerando-se
o carnaval como fenômeno contribuinte para a formação da cultura brasileira e
levando em conta sua importância como símbolo de identidade nacional, esse
projeto busca desenvolver metodologias de trabalho que visam uma análise
interdisciplinar do carnaval, promovendo novas possibilidades de conhecimentos
a educadores e educandos de forma inovadora e educativa.
Trabalhar
o carnaval de forma interdisciplinar envolve a contextualização do
conhecimento, evocando fatos da via pessoal, social e cultural, principalmente
o trabalho e a cidadania.
Este
projeto tem o intuito de ir além da simples justaposição de disciplinas,
contando com a participação de educadores e educandos para que ambos possam
interagir em busca de objetivos comuns.
1. Justificativa:
Cabe
a nós profissionais da educação Física E Artes inserir no contexto escolar a
importância da atividade física para a promoção da saúde e do lazer. Sabemos da
eficácia das atividades físicas no combate a uma infinidade de doenças do
sistema cardiovascular e de outros sistemas do corpo humano. A saúde não é
apenas a ausência de enfermidades, é todo um bem-estar social, mental e físico.
Assim, viver bem é possuir qualidade de vida
A
promoção da saúde, através de seu objetivo de integrar o indivíduo ao meio e
promover a qualidade de vida, aponta para ações de prevenção e promoção,
resultante de um novo paradigma, segundo o qual a assistência deve centrar-se
na saúde e não na doença. Vislumbra-se um novo desafio: o de ampliar o
conhecimento da população sobre os determinantes da saúde, o autocuidado, as
relações com o meio em que se vive e o direito à saúde como estratégia para a
educação em saúde visando a aquisição da qualidade de vida.
A
promoção da saúde é o nome dado ao processo de capacitação da comunidade para
atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde.
2. Objetivo (s):
·
Interessar-se
e demonstrar curiosidade pelo mundo social, formulando perguntas, manifestando
opiniões próprias sobre os diferentes ritmos carnavalescos, buscando
informações e confrontando ideias.
·
Conhecer, observar e acompanhar a evolução de gêneros carnavalescos
como: música, blocos, fantasias e histórias.
·
Estabelecer relação entre passado e moderno.
·
Desenvolver
o tema carnaval de forma interdisciplinar e inovadora, aliado aos recursos
tecnológicos, envolvendo educadores e educandos, proporcionando uma nova visão
do carnaval sob prismas distintos.
·
Proporcionar aos educandos de
constituírem relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos que já
possuem, conseguindo aprendizagens que possibilitem a interferência em uma nova
realidade, desencadeando novas ações.
Objetivos específicos
·
Reconhecer o carnaval brasileiro como a
maior festa do mundo;
·
Conhecer a história do carnaval no
Brasil e suas características;
·
Coletar dados sobre o carnaval no
Brasil;
·
Conscientizar as crianças no sentido de
que é preciso não confundir diversão com confusão;
·
Desenvolver a linguagem oral e escrita;
·
Desenvolver a percepção e a coordenação
motora;
·
Estimular o ritmo;
·
Despertar e educar a atenção e a
observação;
·
Proporcionar liberdade de auto
expressão;
·
Possibilitar habilidades com as mãos;
·
Desenvolver o espírito criador.
3. Conteúdos:
·
O carnaval;
·
Os elementos visuais;
·
As máscaras;
·
Apreciação musical;
·
Expressividade;
·
Equilíbrio e coordenação.
4.
Metodologia de Educação Física:
·
Executar músicas pertinentes ao universo carnavalesco;
Executar músicas pertinentes ao universo carnavalesco;
·
Pesquisa
sobre o tema trabalhado;
·
Elaboração
da cruzadinha, com o auxílio do conteúdo de pesquisa;
·
Cartazes
sobre a evolução do carnaval e das fantasias e mascaras informativos;
·
Realizar atividades
relacionadas que auxiliem no esclarecimento e fixação do assunto estudado,
explorando a comunicação e expressão através, marchinhas e danças, confecção de
adereços de carnaval;
·
Explorar
as músicas de carnaval.
5. Metodologia de Artes:
·
Exploração
das técnicas de pintura, colagem, desenhos das máscaras de carnaval;
·
Aulas
interativas, teóricas e práticas fazendo uma relação entre as festividades
carnavalescas no passado e nos dias atuais;
·
Uso
das tecnologias abordando os conteúdos, para melhor compreensão do educando;
·
Fazendo
também uma breve pesquisa sobre as marchinhas de carnaval;
·
Os
trabalhos de confecção de mascaras também fazem uma junção com os outros
conteúdos, como cores, formas, texturas e composição. Todos os trabalhos serão
avaliados.
6.
Recursos: Sala de tecnologia, sala de aula e câmera digital.
7.
Registro do processo: Fotos
8.
Período de Realização: Fevereiro de 2014
Cronograma de Educação Física
SÉRIE
|
DATA
|
CONTEUDO
|
6º A
|
13/02/2104
|
Pesquisa
na STE sobre a origem e as diferentes manifestações culturais da
festa brasileira mais popular no mundo “Carnaval “e alguns estilos musicais
da atualidade.
|
20/02/2014
|
Elaboração
da Cruzadinha do Carnaval, tendo como sabe o conteúdo pesquisado na STE.
|
|
27/02/2014
|
Atividades
de Comemoração do Carnaval com apresentações das Danças Culturais e concurso
das Mascaras
|
SÉRIE
|
DATA
|
CONTEUDO
|
6º B
7º A
8º A
9º A
|
10/02/2104
|
Pesquisa
na STE sobre a origem e as diferentes manifestações culturais da
festa brasileira mais popular no mundo “Carnaval “e alguns estilos musicais
da atualidade.
|
12/02/2014
|
Elaboração
da Cruzadinha do Carnaval, tendo como sabe o conteúdo pesquisado na STE.
|
|
20/02/2014
|
Ensaio da Dança escolhida pelos alunos da
Turma. “Elba Ramalho - banho de Cheiro”,
“Claudia Leite -
|
|
24/02/2014
|
Finalização
da coreografia da dança.
|
|
27/02/2014
|
Atividades
de Comemoração do Carnaval com apresentações das Danças Culturais e concurso das
Mascaras
|
Cronograma de
Artes
SÉRIE
|
DATA
|
CONTEUDO
|
6º A e B
|
11/02/2104
|
Pesquisa
na STE sobre os tipos de mascaras;
|
12/02/2014
|
Início da
Construção das máscaras e cartazes.
|
|
7º A
|
12/02/2014
|
Pesquisa na STE sobre os tipos de máscaras e
fantasias;
|
12/02/2014
|
Confecção
das máscaras e cartazes sobre a evolução do carnaval.
|
|
19/02/2014
|
Confecção
das máscaras e cartazes sobre a evolução do carnaval.
|
|
8ºA
|
06/02/2014
|
Pesquisa
na STE sobre a História do Carnaval;
|
12/02/2014
|
Confecção
das máscaras
|
|
20/02/2014
|
Confecção
das máscaras
|
|
9ºA
|
06/02/2014
|
Pesquisa
na STE sobre a História do Carnaval;
|
19/02/2014
|
Confecção
das máscaras
|
|
20/02/2014
|
Confecção
das máscaras
|
|
26/02/2014
|
Decoração
da escola para as Apresentação do Projeto e do Concurso das Máscaras.
|
9. Avaliação: Processual e contínua,
valorizando a expressividade a criatividade e a integração de todos os
envolvidos.
FOTOS DA COMEMORAÇÃO CARNAVAL
Concurso das Mascaras
Nenhum comentário:
Postar um comentário