9 de dez. de 2011

PROJETO CIRCUNFERÊNCIA EM SALA DE AULA

ESCOLA: E. M. EUCLIDES DA CUNHA
LOCAL: RIO BRILHANTE/MS
PROFESSORA: ANDRÉIA DAIANA REGINATTO
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
TURMA: 9ºA  Nº DE ALUNOS: 22
TURNO: MATUTINO


TITULO DO PROJETO: Trabalhando circunferência e círculo em sala de aula.

JUSTIFICATIVA: trabalhar com materiais concretos em sala de aula facilita o aprendizado dos alunos, pois eles podem visualizar e manipular esses objetos. Desde os filósofos gregos que se utiliza esse expediente para ajudar os aprendizes. Assim brincadeiras e jogos podem e devem ser utilizados como uma ferramenta importante de educação.

OBJETIVO:
·       Conceituar centro, raio, diâmetro e corda;
·       Diferenciar círculo de circunferência;
·       Calcular o comprimento da circunferência e a área do círculo através da fórmula e através de materiais concretos;
·       Promover uma aula divertida e prazerosa para os alunos com a utilização de materiais didáticos;
·       Manusear adequadamente instrumentos de medidas;

CONTEÚDO:
·        Comprimento da circunferência;
·        Posições relativas entre retas e circunferência;
·        Posições relativas entre duas circunferências;
·        Ângulos em uma circunferência;
·        Polígonos inscritos e circunscritos na circunferência;
·        Área do circulo;
·        Área do setor circular;
·        Área da coroa circular.

METODOLOGIA: Os alunos usaram materiais concretos que tem a forma de uma circunferência e compasso para construção de circunferências. Construiremos uma circunferência em sala de aula com o auxilio de um barbante e um giz e riscaremos no chão da sala de aula para que os alunos possam visualizar o que é raio e o diâmetro. Iremos calcular o comprimento da circunferência de uma lata com o barbante e régua e depois usaremos a fórmula para ver se os resultados encontrados são os mesmos.

RECURSOS: régua, compasso, corda, lápis, borracha, tampinhas circulares, quadro negro, giz, apagador, câmera digital.

DURAÇÃO: 20 h/a

REGISTROS: Fotos

AVALIAÇÃO: os alunos serão avaliados através da participação e desenvolvimentos das atividades em sala de aula e uma avaliação escrita.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Jackson Ribeiro e Elizabeth Soares. Construindo Consciência Matemática. São Paulo, 2010, 1 edição. Ed. Scipione.
Edwaldo Bianchini. Matemática. São Paulo, 2006, 6ᵃ edição. Ed. Moderna.


Nenhum comentário:

Postar um comentário