9 de dez. de 2011

PROJETO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS




ESCOLA: E. M. EUCLIDES DA CUNHA
LOCAL: RIO BRILHANTE/MS
PROFESSORA: ANDRÉIA DAIANA REGINATTO
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
TURMA: 7º ANO A
TURNO: MATUTINO 
           
TITULO DO PROJETO: FORMAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS
 A Geometria é a mais antiga manifestação da atividade matemática conhecida. Ela surgiu de necessidades práticas do uso do espaço e a utilização das formas geométricas com grande riqueza e variedade percorrem a história da humanidade, em diferentes atividades, como por exemplo, no desenvolvimento de habilidade em engenharia com utilização da Geometria prática, na agricultura, na pecuária, no comércio, na arte, entre outros (REIS, 2001).
                                                                                                                    
1.     Justificativa:

Os profissionais da educação entendem que a Geometria é uma parte importante na vida cotidiana dos alunos e que praticamente todas as ocupações usam seus princípios de uma forma ou de outra. É de suma importância criar uma forma para articular o saber teórico com o fazer prático a fim de formar alunos com melhor desempenho de suas capacidades, principalmente no que diz respeito à Matemática e em especial a Geometria.
A Geometria é a ciência que tem como objetivo analisar, organizar e sistematizar o conhecimento espacial. Sua importância é inquestionável tanto do ponto de vista prático quanto do aspecto instrumental na organização do pensamento lógico, como citado pelo matemático suíço, Jacques Bernoulli3 “A geometria faz com que possamos adquirir o hábito de raciocinar, e esse hábito pode ser empregado, então, na pesquisa da verdade e ajudar-nos na vida”.
O ensino de Geometria vem sendo proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1998), como fator fundamental para o desenvolvimento de habilidades e competências matemáticas a níveis do Ensino Fundamental e Médio.

2.       Objetivo (s):

·         Pesquisar na Ste sobre as formas geométricas espaciais;
·         Compreender as características e conceituar as formas geométricas espaciais;
·         Desenvolver o pensamento geométrico espacial a partir da representação plana de sólidos geométricos.
·         Despertar o interesse pelo conhecimento geométrico.
·         Construir e manipular alguns sólidos geométricos;

3. Conteúdos: Formas geométricas espaciais
·        Poliedros e não-poliedros;
·        Prismas e pirâmides.

4. Metodologia:
Através de demonstrações concretas dos sólidos fica muito mais evidente a importância da geometria espacial. Através da planificação de sólidos é possível trabalhar diversos assuntos relacionados à geometria espacial como: faces, arestas, vértices, etc.
Em um primeiro momento, os alunos serão divididos em grupos onde pesquisarão na sala de tecnologia sobre o tema tratado para que possam colher informações a respeito. Depois, retornarão a sala de aula onde será entregue a eles modelos de planificações de sólidos para que possam montar e manipular os sólidos.
Em um segundo momento os grupos apresentarão para a sala de aula os sólidos confeccionados e explicarão os seus conceitos e características.

 5. Recursos: Sala de tecnologia, sala de aula, lápis, régua, tesoura, borracha, papel, cola, câmera digital.
6. Registro do processo: Fotos
7. Avaliação: Os alunos serão avaliados através do desempenho e participação de cada um no desenvolvimento do projeto, e da realização de uma prova.
                                                     
   

 

 

   

 







ESCOLA: E. M. EUCLIDES DA CUNHA
LOCAL: RIO BRILHANTE/MS
PROFESSORA: ANDRÉIA DAIANA REGINATTO
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
TURMA: 7º ANO A
TURNO: MATUTINO 
DURAÇÃO:
           
TITULO DO PROJETO: FORMAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS
 A Geometria é a mais antiga manifestação da atividade matemática conhecida. Ela surgiu de necessidades práticas do uso do espaço e a utilização das formas geométricas com grande riqueza e variedade percorrem a história da humanidade, em diferentes atividades, como por exemplo, no desenvolvimento de habilidade em engenharia com utilização da Geometria prática, na agricultura, na pecuária, no comércio, na arte, entre outros (REIS, 2001).
                                                                                                                    
1.     Justificativa:

Os profissionais da educação entendem que a Geometria é uma parte importante na vida cotidiana dos alunos e que praticamente todas as ocupações usam seus princípios de uma forma ou de outra. É de suma importância criar uma forma para articular o saber teórico com o fazer prático a fim de formar alunos com melhor desempenho de suas capacidades, principalmente no que diz respeito à Matemática e em especial a Geometria.
A Geometria é a ciência que tem como objetivo analisar, organizar e sistematizar o conhecimento espacial. Sua importância é inquestionável tanto do ponto de vista prático quanto do aspecto instrumental na organização do pensamento lógico, como citado pelo matemático suíço, Jacques Bernoulli3 “A geometria faz com que possamos adquirir o hábito de raciocinar, e esse hábito pode ser empregado, então, na pesquisa da verdade e ajudar-nos na vida”.
O ensino de Geometria vem sendo proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1998), como fator fundamental para o desenvolvimento de habilidades e competências matemáticas a níveis do Ensino Fundamental e Médio.

2.       Objetivo (s):

·         Pesquisar na Ste sobre as formas geométricas espaciais;
·         Compreender as características e conceituar as formas geométricas espaciais;
·         Desenvolver o pensamento geométrico espacial a partir da representação plana de sólidos geométricos.
·         Despertar o interesse pelo conhecimento geométrico.
·         Construir e manipular alguns sólidos geométricos;

3. Conteúdos: Formas geométricas espaciais
·        Poliedros e não-poliedros;
·        Prismas e pirâmides.

4. Metodologia:
Através de demonstrações concretas dos sólidos fica muito mais evidente a importância da geometria espacial. Através da planificação de sólidos é possível trabalhar diversos assuntos relacionados à geometria espacial como: faces, arestas, vértices, etc.
Em um primeiro momento, os alunos serão divididos em grupos onde pesquisarão na sala de tecnologia sobre o tema tratado para que possam colher informações a respeito. Depois, retornarão a sala de aula onde será entregue a eles modelos de planificações de sólidos para que possam montar e manipular os sólidos.
Em um segundo momento os grupos apresentarão para a sala de aula os sólidos confeccionados e explicarão os seus conceitos e características.

 5. Recursos: Sala de tecnologia, sala de aula, lápis, régua, tesoura, borracha, papel, cola, câmera digital.
6. Registro do processo: Fotos
7. Avaliação: Os alunos serão avaliados através do desempenho e participação de cada um no desenvolvimento do projeto, e da realização de uma prova.

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