OBJETIVOS
Objetivo Geral.
Construir o hábito de ler o que se escreve, fazendo correções construindo critérios, promover clareza, coerência e coesão dos textos escritos pelos alunos, bem como os aspectos gramaticais que constituem as dificuldades mais comuns no uso da modalidade escrita da língua culta.
Objetivos Específicos.
Buscar sanar as dificuldades de leitura e escrita dos alunos para que os mesmos sejam capazes de escrever, empregando corretamente as letras, sem trocas ou omissões das mesmas;
Melhorar o processo ensino aprendizagem socializando experiências, facilitando o processo de construção e apropriação dos saberes;
Motivar a participação, cooperação, integração de forma ativa, consciente e produtiva;
Incentivar a leitura.
METODOLOGIA DISCIPLINA CIÊNCIAS.
Leitura e interpretação oral comentada e escrita dos textos. (tanto por parte do professor quanto do aluno). O professor deve apresentar um resumo ou tópicos para os alunos na hora da explicação do conteúdo, ou o aluno devera anotar a página e parágrafo no caderno. O resumo pode ser digitado ou na lousa. Na leitura “funcional” de livros didáticos fazer observação e interpretação de títulos e subtítulos.
Assinalamento de trechos importantes junto com o professor;
Resumo oral;
Montagem de um esquema (Resumo escrito produzindo texto do que entendeu em relação ao conteúdo estudado)
Aulas práticas com realização de experiências simples.
Aulas diferenciadas (utilização do data show para apresentação de conteúdos).
Correção de cadernos, trabalhos e provas, orientando o aluno sobre o escrito padrão da língua;
6° ano A/B/C- Disciplina de Ciências
AÇÃO 01
Dados da Aula: 04-06-11-13 de Abril de 2011
Tema: Sistema solar
Turma: 6° Ano C
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Conhecer sobre o Sol e identificá-lo como uma estrela, bem como saber da sua importância para a vida dos seres humanos; conhecer os planetas, identificar suas diferenças, seus movimentos e tamanhos em relação ao Sol; diferenciar os satélites naturais e artificiais; desenvolver habilidades de pesquisa e aprendizagem em equipe.
Duração das atividades: As atividades deverão ser realizadas num conjunto de 4 aulas.
Primeira aula
Apresentação por parte do professor ou da professora de uma situação problemática.
Leia um trecho significativo do livro “Viagem da Rita e do Tiago pelo Sistema Solar” de Duarte Manuel Correia para a introdução do assunto.
Depois de ler, começar um debate com a turma sobre o Sistema Solar. Seguem abaixo algumas questões norteadoras. Essas questões servem de base para a conversa, ou seja, não significa que você deve segui-las sistematicamente até porque dependerão das observações, hipóteses e conhecimentos prévios que os alunos irão expor.
Depois de ler, começar um debate com a turma sobre o Sistema Solar. Seguem abaixo algumas questões norteadoras. Essas questões servem de base para a conversa, ou seja, não significa que você deve segui-las sistematicamente até porque dependerão das observações, hipóteses e conhecimentos prévios que os alunos irão expor.
Quando eu falo sistema solar qual a primeira palavra que vocês pensam?
Quando vocês olham para o céu e vêem o Sol, o que vocês sentem?
O que vocês acham que é um planeta?
Quais nomes de planetas vocês já ouviram falar?
Vocês já contaram quantas estrelas tem no céu?
Quando vocês olham para o céu e vêem o Sol, o que vocês sentem?
O que vocês acham que é um planeta?
Quais nomes de planetas vocês já ouviram falar?
Vocês já contaram quantas estrelas tem no céu?
Segunda aula
Proposição de problemas ou questões
Os alunos deverão responder levantar hipóteses ou mesmo fazer perguntas sobre a situação problemática e as questões norteadoras de acordo com suas concepções alternativas conhecimentos prévios e visão de mundo que possuem acerca do tema.
O objetivo desta unidade não consiste em conhecer um tema, mas em dar a resposta a determinados questionamentos que os alunos se fazem e que consideram interessante em resolver. Parte-se do princípio que de que os alunos possuem um conhecimento prévio sobre o sistema solar e seus componentes. Portanto, antes de iniciar a investigação, busca-se que este conhecimento se aflore ou que os alunos se inclinem por possíveis soluções, ou seja, que elaborem suas hipóteses ou suposições. Estes dados são muito importantes para a identificação do grau de conhecimento que os alunos têm sobre o tema.
Justamente por isso, as questões norteadoras e a situação problemática possibilitarão que eles exponham suas concepções.O papel do professor neste caso será fundamentalmente de incentivar a participação dos meninos e das meninas e que esteja atento à possibilidade de só alguns alunos responderem e falarem sobre o assunto. Caso isto aconteça, questionar individualmente é um caminho para incentivar a participação dar segurança para que o aluno falar o que pensa.
O objetivo desta unidade não consiste em conhecer um tema, mas em dar a resposta a determinados questionamentos que os alunos se fazem e que consideram interessante em resolver. Parte-se do princípio que de que os alunos possuem um conhecimento prévio sobre o sistema solar e seus componentes. Portanto, antes de iniciar a investigação, busca-se que este conhecimento se aflore ou que os alunos se inclinem por possíveis soluções, ou seja, que elaborem suas hipóteses ou suposições. Estes dados são muito importantes para a identificação do grau de conhecimento que os alunos têm sobre o tema.
Justamente por isso, as questões norteadoras e a situação problemática possibilitarão que eles exponham suas concepções.O papel do professor neste caso será fundamentalmente de incentivar a participação dos meninos e das meninas e que esteja atento à possibilidade de só alguns alunos responderem e falarem sobre o assunto. Caso isto aconteça, questionar individualmente é um caminho para incentivar a participação dar segurança para que o aluno falar o que pensa.
Terceira aula
Proposta de atividade
Em sala, pedir para que os alunos desenhem o sistema solar.
Em sala, pedir para que os alunos desenhem o sistema solar.
Quarta aula
Proposta de fontes de informação
Propor aos alunos que eles busquem informações em qualquer fonte de interesse seja jornal, revistas, Internet, pesquisa bibliográfica o tema discutido em sala e que levem por escrito na próxima aula sobre o que pesquisaram. Se possível, também levar a fonte em si para que os colegas possam compartilhar.
Esta unidade tem como objetivo buscar a significância e a funcionalidade da aprendizagem sobre o sistema solar na vida de cada aluno.
Propor aos alunos que eles busquem informações em qualquer fonte de interesse seja jornal, revistas, Internet, pesquisa bibliográfica o tema discutido em sala e que levem por escrito na próxima aula sobre o que pesquisaram. Se possível, também levar a fonte em si para que os colegas possam compartilhar.
Esta unidade tem como objetivo buscar a significância e a funcionalidade da aprendizagem sobre o sistema solar na vida de cada aluno.
Registro
Confecção Sistma Solar |
AÇÃO 02
Dados da Aula:09-12-16-19 de Maio de 2011
Tema: Armadilha do mosquito da dengue Aedes aegypti
Turma: 6°Ano B
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Elaborar textos com função social definida;
Conhecer e e produzir um texto obedecendo as características do gênero instrucional.
Reconhecer a necessidade de planejamento sobre o que se pretende escrever e adequá-los aos seus objetivos;
Desenvolver a oralidade;
Aprender a produzir um artefato que pode proteger sua família contra o risco da Dengue.
Duração das atividades: As atividades deverão ser realizadas num conjunto de 4 aulas.
Primeira aula:
Texto: QUE FEBRE DE MOSQUITO!
Primeira atividade:
O professor inicia a aula colocando os alunos em roda para a leitura de uma história.
O livro conta a história de como o mosquito aedes aegypti ataca, onde põe ovos e quais os sintomas da doença. A história é narrada pelo próprio "mosquito".
Após a leitura o professor pergunta aos alunos quem já ouviu falar sobre a dengue, quem já conheceu alguém que teve dengue e se conhecem os sintomas.
Durante a história o "mosquito" vai trazendo muitas informações sobre a doença e sobre o mosquito. O professor deverá estimular que os alunos relatem estas informações na roda, enquanto estiverem conversando.
Segunda aula:
O professor pergunta para os alunos se eles conhecem as maneiras de se evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti. É possível que os alunos já tenham muitas informações de como evitar que o mosquito se reproduza, o professor então como mediador vai organizando as informações que os alunos vão falando e acrescentando algumas que não tenham sido ditas e anota no quadro com o título: "Como evitar o mosquito da dengue."
Depois dos itens listados, o professor leva os alunos para assistirem ao vídeo da Turma da Mônica, que encontra-se no link abaixo, para a verificação dos itens listados.
Vídeo da turma da Mônica:
Terceira aula
Depois de assistirem ao vídeo o professor faz uma nova leitura dos itens listados para verificar se falta acrescentar alguma informação e elaborar panfletos para a conscientização da população. Logo após explicar sobre a armadilha do mosquito e listar o material necessário para realização da mesma para próxima aula.
O que nós precisamos é, basicamente:
200 ml de água,
50 gramas de açúcar mascavo,
1 grama de levedura (fermento biológico de pão, encontra em qualquer supermercado ) e uma garrafa plástica de 2 litros
Como fazer:
1. Corte uma garrafa de plástico (tipo PET) ao meio. Guardar a parte do gargalo:
2. Misture o açúcar mascavo com água quente. Deixe esfriar. Depois de frio despejar na metade de baixo da garrafa.
3. Acrescentar a Levedura . Não há necessidade de misturar. Ela criará dióxido de carbono.
4. Colocar a parte do funil, virada para baixo, dentro da outra metade da garrafa.
5. Enrolar a garrafa com algo preto, menos a parte de cima, e colocar em algum canto de sua casa.
Quarta aula
Proposta de atividade:
Confeccionar a armadilha com os alunos. Separá-los em grupos, dividir as funções, fazer um a armadilha de amostra e deixar os próprios alunos aprender a confeccionar.
Registro
Produção de Armadilha 6° Ano B |
AÇÃO 03
Dados da Aula: 09-13-16-20 Junho de 2011
Tema: Debate sobre Meio Ambiente e produção de desenhos
Turma: 6° Ano A
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Desenvolver no aluno uma postura crítica diante da realidade, de informações e valores veiculados pela mídia e daqueles trazidos de casa;
Examinar as questões ambientais locais (na comunidade).
Desenvolver a consciência de que a água pode faltar um dia;
Reconhecer a importância da água na vida dos seres;
Sensibilizar as crianças sobre o problema do lixo jogado nos rios;
Trabalhar o respeito com o meio ambiente;
Conhecer a realidade dos rios do município.
Duração das atividades: As atividades deverão ser realizadas num conjunto de 4 aulas.
Primeira Aula
Proposta de Atividade
Leitura de matéria enfocando a importância do meio ambiente para o planeta;
Breve comentário sobre a importância da água;
Seleção de reportagens sobre o desperdício da água em jornais;
Reflexão sobre as diversas maneiras pelas quais podemos economizar água em nossas casas;
Conversa sobre a situação dos rios e das matas e Meio Ambiente.
Segunda Aula
Proposta de Atividade
Dividir a sla em grupos,distribuir temas voltados para o Meio Ambiente,e deixa-los a vontade para fazer a pesquisa e buscar respostas questionadas.
Terceira Aula
Proposta de Atividade
Pedir para os alunos produzir um desenho sobre o tema de seu grupo.
Quarta Aula
Proposta de atividade
Debater os temas trabalhados, reflexão sobre os trabalhos desenvolvidosRegistro
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