9 de dez. de 2011

PROJETO TANGRAM

PROJETO: TANGRAM EM SALA DE AULA

1.      Identificação
CURSISTA: Andréia Daiana Reginatto
ESCOLA: ESCOLA MUNICIPAL EUCLIDES DA CUNHA
LOCAL: RIO BRILHANTE/MS
SÉRIE: 6º ANO B                                    Nº DE ALUNOS: 27
PROFESSORES ENVOLVIDOS: Andréia (Matemática), Valdirene (Artes ) e Telma ( Português)
DURAÇÃO: 20 h/a
           
2.      Problemática a ser estudada / Definição do Tema
 O USO DO TANGRAM: Trabalhar de forma lúdica em sala de aula é cada vez mais necessário. O uso de jogos no ensino da Matemática tornou-se um grande aliado para o processo de ensino e aprendizagem. O tangram tradicional é um quebra-cabeça milenar formado por sete polígonos. Esse jogo vem sendo utilizado, principalmente para o ensino de figuras geométricas planas. Mas suas aplicações não se restringem somente ao estudo das formas geométricas, pois pode ser utilizado como um jogo de construção e fixação de diversos conteúdos em todos os níveis de ensino. O tangram é um quebra-cabeça chinês, de origem milenar. Ao contrário de outros quebra-cabeças ele é formado por apenas sete peças com as quais é possível criar e montar cerca de 1700 figuras entre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números, figuras geométricas e outros. As regras desse jogo consistem em usar as sete peças em qualquer montagem colocando-as lado a lado sem sobreposição.
                                                                 
3.      Justificativa
Com o uso de o tangram os alunos poderão aprender sobre as formas geométricas planas como: triângulo quadrado e paralelogramo. Ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da Matemática. Em Artes os alunos poderão colorir e  construir várias figuras. O Tangram constitui-se em recurso a mais, assim como a dobradura, para o desenvolvimento da elaboração do pensamento geométrico. A lenda do surgimento desse jogo é utilizada como referência e ponto de partida para as atividades, em que as peças são exploradas aleatoriamente ou de maneira dirigida para a criação de figuras diversas. Com esse jogo, a criança pode identificar formas planas, desenvolver habilidade de leitura de imagem e a observação como percepção visual, diferenciar e nomear as formas geométricas, desenvolver a criatividade e a memória e aplicar diferentes estratégias para a resolução de problemas.


      4. Objetivo (s)
·  Compreender as formas geométricas planas;
·  Conhecer a história do surgimento do tangram através da leitura;
·  Diferenciar as cores quentes das cores frias;
·  Promover a imaginação criativa com a construção de figuras;
·  Criar uma história, montado num cartaz, usando as figuras;
·  Expor os desenhos criados pelos alunos para toda a escola;
·  Jogar o tangram on line.

5.Conteúdos
·        Conhecer a origem do tangram;
·       Formas geométricas planas;
·       Cores quentes e cores frias;
·       Elaboração de texto.

6. Disciplinas envolvidas
Matemática, Artes Visuais e Português.
7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
Em primeiro momento levaremos os alunos para a sala de tecnologia para que os mesmo possam pesquisar na internet a história da origem do tangram, e verem as diversas figuras que se podem criar através deste jogo. Depois desta pesquisa eles voltaram para sala de aula para colorir as peças com as cores quentes e cores frias, então recortarão as peças para manusear, conhecer e diferenciar as formas geométricas. Por fim montarão uma figura.
 Em um segundo momento eles serão divididos em 03 grupos, cada grupo criara uma história onde usarão as figuras montadas para conta-lá, depois iremos montar a história em um cartaz para que possamos expor o trabalho para toda a escola.
Em um terceiro momento levaremos na sala de tecnologia os alunos para jogar on line o tangram.

 8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
·        Sala de tecnologia, sala de aula, lápis de cor, régua, tesoura, borracha, papel, cola, canetinha, pincel atômico, câmera digital.

9. Registro do processo
·        Fotos

10. Avaliação e Resultados esperados
Os alunos serão avaliados através do desempenho e participação de cada um no desenvolvimento do projeto.

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Será exposto do lado de fora da sala de aula, a história elaborada pelos alunos contada através da montagem de figuras, para que toda a escola possa ver o trabalho desenvolvido.

12. Referências Bibliográficas
GÊNOVA, A. Carlos. Brincando com tangram e origami. Editora Global.
SOUZA, Andréia F. de, RAFFA, Ivete, SOUZA, Silvia de Silva F.. Matemática.
http://www.mathema.com.br/index.asp?url=http://www.mathema.com.br/e_fund_a/mat_didat/tangram/_tangram.html

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