9 de dez. de 2011

PROJETO PANTANAL


ESCOLA MUNICIPAL EUCLIDES DA CUNHA.




VIAGEM AO PANTANAL”.
Projeto Educacional desenvolvido com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental dos períodos matutino e vespertino da Escola Municipal Euclides da Cunha Município Rio Brilhante MS elaborado pelos professores Queli Cristina Brogiatto, Elton Tagara Mareco , Wanielle Maria Oliveira e orientado pela coordenadora pedagógica desta Unidade Escolar Célia Rodrigues de Meneses Nascimento.





PRUDÊNCIO THOMAZ
ANO/2011.



 JUSTIFICATIVA

Histórico de Escola



           A Escola Euclides da Cunha é uma unidade escolar localizada na sede do Distrito Prudêncio Thomaz; Rua Euzébio Thomaz Lemes nº1694 no Município de Rio Brilhante.
          Em primeiro momento contava com a extensão do Assentamento Aroeira no ano de 1984 através da lei nº501/84, as escolas rurais tiveram uma nova denominação e a Escola municipal Urbana de 1ºgrau Euclides da Cunha passou a ser uma sala Euclides da Cunha, extensão da Escola municipal Urbana de 1ºgrau de Rio Brilhante-Polo, onde ficou até o ano de 1989.
          Em 1990, através da lei nº716/90 altera novamente sua denominação, passando a ser designada Escola municipal de 1ºgrau Euclides da Cunha.
Através da lei nº1112 de 03 de agosto de 1999, passou a ser denominada Escola Municipal Euclides da Cunha. Onde a mesma é mantida pela Prefeitura municipal de Rio Brilhante CNPJ nº03. 68/582/0001-07 através da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Prefeito Athaide Nogueira nº959.
          Atualmente a Escola Municipal Euclides da Cunha, funciona em dois períodos matutino e vespertino através da deliberação do CEE /MS Nº8071 de 08 de maio de 2006 tendo funcionamento do ensino fundamental do 6ºao 9ºano.

Entrevista

        Segundo Tacilo Soares do Amaral, morador no distrito Prudêncio Thomaz desde 1935, casado, pai de quatro filhos. A escola Euclides da Cunha recebeu esse nome em homenagem prestada pelas autoridades políticas da época ao Escritor Euclides da Cunha durante sua passagem por Prudêncio Thomaz.
       Amaral ressalta que no inicio a escola não tinha Diretor específico era comandada por um grupo de professores: Zoraide Nogueira Thomaz, Manilde Barbosa da Paixão, Gonçalo Nunes da Cunha, Vergílio Tescano...
      Em 07 de agosto de 1984 passa a ser extensão da Escola Municipal Urbana de 1º grau de Rio Brilhante-Polo.
      Em 10 de outubro de 1990 passando a ser Escola Municipal de 1º grau Euclides da Cunha.



Euclides da Cunha



        De acordo com o P.P.P da Escola Euclides da Cunha uma pesquisa realizada com os moradores antigos de Prudêncio Thomaz, o nome da Escola Municipal Euclides da Cunha denominou-se devido a homenagem prestada pelas autoridades políticas da época ao Escritor Euclides da Cunha, que durante suas viagens de trabalho passou por Prudêncio Thomaz.
        No ano de 1866, a 20 de janeiro, nasce Euclides da Cunha na fazenda Saudade em Santa Rita do rio Negro (atual Euclidelândia), município de Canta Galo. Rio de Janeiro. Primeiro filho de Manuel Rodrigues Pimenta da Cunha e Eudóxia Moreira da Cunha.
        Em 1883 Euclides da Cunha ingressa no Colégio Aquino, onde é aluno de Benjamim Constant, republicano histórico, importante influencia em sua função.
        No ano de 1888 escreveu sob pseudônimo veementes artigos de propaganda republicana para o jornal “A Província de São Paulo”. Em 1897, em março publica seu primeiro artigo, “A nossa Vendéia”, sobre a Campanha de Canudos, em “O Estado de São Paulo”. Segue para o campo de batalhas nos Sertões Baianos como repórter do jornal e adido ao Estado-Maior do Ministro da Guerra. Retifica e amplia o plano primitivo de “A Vendéia”, o livro passa a intitular-se “Os Sertões”.
        Em 1900 conclui a escrita do livro e, em 1902, no dia 2 de dezembro, “Os Sertões” é lançado com grande êxito de critica e de vendas, saindo no ano de 1903 a 2º edição. Em 21 de dezembro Euclides da Cunha é eleito para a Academia Brasileira de Letras, e a 20 de novembro, toma posse no Instituto Histórico e Geografia Brasileira.
      No ano de 1906 publica o relatório sobre o Alto Perus e Contrastes e Confrontos. Também publica em 1907 Perus Versus Bolívia.
     Euclides da Cunha no ano de 1909 é nomeado professor de Lógica no Colégio PedroII, tendo sido o segundo colocado em concurso, e morre no dia 15 de agosto do ano de 1909.
          A Escola Municipal Euclides da Cunha, conta aproximadamente com um total de 263 alunos divididos em dois turnos matutino e vespertino do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, tendo como diretora a Sra. Regiane Pierim Martins e Coordenadora Pedagógica Célia Rodrigues de Meneses Nascimento.
          Nossos alunos em sua maioria fazem parte de uma estrutura familiar carente, tanto no aspecto financeiro como também no aspecto afetivo, isso acontece devido á necessidade de conhecimento específico dos pais para acompanharem seus filhos em relação ao seu desenvolvimento intelectual e até mesmo físico e emocional. Alunos oriundos de classes populares advindos do próprio Distrito, do Assentamento Silvio Rodrigues e de Fazendas onde é bastante reduzido o contato com material escrito, além de culturalmente não possuírem hábitos de leitura.
          “É o pensamento verbal que nos ajuda a organizar a realidade em que vivemos.”                                                                                                              Vygotsky
     

             Uma das problemáticas a ser estudada é a construção de conceitos, desenvolvimento da criticidade e conscientização de nossos atos egoístas para com nosso futuro. Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive; ampliando assim o conhecimento e trabalhando questões ecológicas trabalhando com o aluno para que ele se perceba como agente histórico, como cidadão transformados, levando a perceber que o principio da cidadania é embutido em pequenos e sutis detalhes do dia-a-dia.
          “Em uma educação que contribui para a sustentabilidade, a diversidade tem papel crucial. Em um mundo globalizado, onde diferentes nacionalidades e etnias convivem cada vês mais entre si, aprender a respeitar e apreciar a diversidade deve começar cedo.”                                                                                                        HADDAD,Lenira
          A partir do momento da conscientização e de questionamento possibilitamos o aprendizado de modo que o aluno possa utilizá-lo de forma conseqüente, responsável e eficaz, percebendo que a autonomia é fundamental, uma vez que é nela que se apóia a garantia de direitos e deveres, desenvolvendo postura critica e participativa.
          O trabalho visa despertar a conscientização para conservação do meio ambiente, compreendendo e identificando os animais em extinção bem como a importância de preservar plantas e animais, aproximando - os da natureza, despertando curiosidade, e o raciocínio levando a hábitos e atitudes com a natureza.
          “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção”.
FREIRE, Paulo
          Esse trabalho informara e possibilitara conhecimento em relação as diferentes espécies de animais e plantas existentes no pantanal que é a maior planície de inundação continua do mundo, formada principalmente pelas cheias do Rio Paraguai e afluentes. A região tem cerca de 250 mil km²,sendo que mais de 80% fica no Mato Grosso  e Mato Grosso do Sul. O restante fica principalmente na Bolívia e uma pequena parte ao Paraguai, onde recebe o nome de Chaco.
          Possui uma impressionante diversidade na fauna e flora. Segundo WWF, existem no pantanal 1.132 espécies de borboletas, 656 de aves, 122 de mamíferos 263 de peixes e 93 de répteis. Na época das chuvas, entre outubro e fevereiro, o pantanal fica praticamente intransitável por terra. No restante do ano, o solo forma um excelente pasto para o gado.
          Uma parte da região forma o Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense localizado na divisa dos estados de MS e MT.
         “Perde-se a noção de que nossa vida depende dos recursos que nos são proporcionados por ecossistemas que não estão na cidade.”
YUS, Rafael




OBJETIVOS

Objetivos Ciências


Objetivo Geral:
  • conscientização de nossos atos para com o futuro, compreendendo a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive; Identificar relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e em sua evolução histórica;


Objetivos Específicos: Combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;
• Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento;
• Compreender a tecnologia como meio para suprir as necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem.
• Conhecer as características gerais dos animais e suas classificações;
• Conhecer a fauna brasileira
• Adquirir conhecimentos sobre animais extintos e os que correm o risco de extinção, as causas e como será possível reverter essa realidade;
•Estabelecer relações entre características e comportamentos dos seres vivos e condições do ambiente em que vivem valorizando a diversidade da vida;
  •Compreender a gravidade dos problemas ambientais em relação à fauna, desenvolvendo valores e atitudes de respeito ao meio ambiente, sensibilizando a comunidade quanto à preservação, reflorestamento e melhoria da qualidade de vida;

Objetivos de Geografia


Objetivo Geral:
• Reconhecer, no lugar no qual se encontram inseridos, as relações existentes entre o mundo urbano e o mundo rural, bem como relações que sua coletividade estabelece com coletividade de outros lugares e regiões, focando tanto o presente como o passado;
sabendo utilizar os procedimentos básicos de observação, descrição, registro, comparação, análise e síntese na coleta e tratamento da informação seja mediante fontes escritas ou imagéticas;


Objetivos Específicos:• Utilizar a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações em linguagem cartográfica, observando a necessidade de direção, orientação e proporção para garantir a legitimidade de informações;
• Reconhecer e comparar o papel da sociedade e da natureza na construção de diferentes paisagens urbanas e rurais brasileiras;
• Reconhecer semelhanças e diferenças entre os modos de vida das cidades e do campo, relativas ao trabalho, às construções e moradias, hábitos cotidianos, às expressões de lazer e de cultura;
• Valorizar o uso refletido da técnica e da tecnologia em prol da preservação do meio ambiente e da manutenção da qualidade de vida;
• Conhecer e valorizar os modos de vida de diferentes grupos sociais, como se relacionam e constituem o espaço e a paisagem no qual se encontram inseridos.

 Objetivos de Artes.

Objetivo Geral:
•Despertar o interesse critico  para que se expressem em diferentes estilos reproduzindo obras dos artistas.
 

Objetivos Específicos:
•Conhecer obras de artistas relacionados ao tema;
•Apreciação e observação de obras para reprodução da mesma;
• Utilizar obras para representar e interpretar informações;
Estimular a imaginação e a criatividade através da releitura e das ilustrações propostas.


METODOLOGIA


         
           Trabalho desenvolvido com alunos do ensino fundamental do 6º ao 9º ano, períodos matutino e vespertino da Escola Municipal Euclides da Cunha no Distrito de Prudêncio Thomaz no Município de Rio Brilhante MS. A referida Escola localizada á Rua Euzébio Thomaz Lemes nº. 1694, tendo como diretora Regiane Pierim Martins. Alunos oriundos de classes populares advindos do próprio Distrito, do Assentamento Silvio Rodrigues e de Fazendas.
           O estudo da dinâmica da fauna e flora da região pantaneira e sua relação com o meio ambiente fortalecem o conceito sobre a proteção dos biomas brasileiros e do equilíbrio dos ecossistemas, pois muitos animais são vitais à existência que também tem sua importância na cadeia alimentar.    


         Ciências

         As atividades propostas foram desenvolvidas de forma individual e coletiva usando diversas técnicas e elementos visuais com diferentes materiais.
        Os alunos fizeram pesquisas (STE, livros, revistas) para levá-los ao conhecimento sobre o tema proposto.
Os mesmos produziram textos, cartazes com frases e desenhos temáticos procurando apresentar as características do trabalho em vários ângulos.
     
               
 Conteúdos:

 o Conceito de Educação Ambiental;
 o A Fauna
 o A importância dos animais, elementos do ecossistema;
 o Relação fauna-flora;
 o Relações alimentares;
 o Cadeia Alimentar (equilíbrio ecológico);
 o Desequilíbrio na cadeia alimentar: extinção dos animais;
 o Vertebrados: terrestre, aquático e aéreo;
 o Diferenciação entre o animal doméstico e o selvagem;
 o Animais irracionais e racionais (como agem pelo instinto e pela razão);
 o Animais silvestres em cativeiro.
 o Comércio de animais silvestres, suas peles, penas etc.
 o Pesca predatória.
o Morte de peixes por envenenamento nos mares e rios.
 o Animais em extinção.
 o Desmatamento
/queimadas;
 o Maltratar animais é crime;
 o Os dez mandamentos da posse responsável dos animais;





 Geografia



Para conhecer a região pantaneira, iremos abordar de forma ampla o assunto, buscando identificar os aspectos culturais, com informações sobre localização, conhecimento em relação as diferentes espécies de animais e plantas existentes no pantanal que é a maior planície de inundação, comida, vestuário, bem como estilo de vida pantaneira.
Serão realizadas pesquisas sobre esses aspectos culturais, em livros, revistas, sites da Internet.
Para estimular os alunos a realizar atividades em equipe os mesmos serão divididos em grupos para pesquisar realizar debates e discussão sobre o assunto.



     Conteúdos



      o  Comparação e caracterização entre as paisagens urbanas e rurais de diferentes regiões  
          do município e estado, considerando os aspectos de espacialização do trabalho a
          interdependência entre a cidade e o campo, os elementos biofísicos da natureza,  os
          limites e possibilidades dos recursos naturais.
   
       o Localização – O município se transforma com o tempo;
       o Os verdadeiros donos das terras do Brasil;
       o O relevo e as paisagens;
       o Ocupando o espaço.

Artes
      
          O contato com plantas, a participação em praticas que envolvam os cuidados necessários com o meio ambiente é fundamental para que os alunos possam ampliar seus conhecimentos. E através das artes, possibilitamos que os mesmos se expressem em diferentes estilos, a partir de observação e apreciação das obras dos artistas.
          Através do desenvolvimento do trabalho relacionado diretamente com o tema pantanal, os alunos realizaram pesquisa sobre artistas que trabalham com o tema pantaneiro e desenvolver atividades de releituras criticas sobre o assunto. A atividade em questão tem a principio a necessidade de despertar o interesse nos alunos, transformando as informações em desenhos, mascara utilizando como matéria prima elementos da própria natureza. Teremos a colaboração do designer de marktig Hercules Outo que trabalha com desenhos Corel Draw, baseado na obra de Romero Brito com tema pantanal o qual em contato através de SMN orientou-me em relação ao trabalho.
        
Conteúdos:

o  Elementos visuais;
o  Tema transversal ética.(respeito com as pessoas e manifestações artísticas);
o  Romero Brito (artista);
o  Tema transversal .( meio ambiente);
o  Parodia de imagens (arte Mato Grosso do Sul);
o  Musica ;
o   Leitura releitura de imagens – flora e fauna.


     Coordenação
      
          Refletindo quanto à qualidade e a natureza da educação que se pretende oferecer e buscando subsídios úteis para a formação propiciando ao aluno um melhor desempenho a escola trabalha pautada nas ações do PDE, Está forma de atividade ajuda o aluno a aplicar o conhecimento no seu cotidiano, estimulando-o, descobrindo novos caminhos, e novas soluções para as diversas situações, assimilando novos conhecimentos e ampliando habilidades anteriormente adquiridas.
          A coordenação acompanhara os professores na elaboração e execução do projeto com momentos de estudos e discussão sobre o assunto fornecendo material e orientando nas decisões a tomar quando a forma de elaborar e executar o referido trabalho, auxiliando os professores nos ensaios, divulgação para comunidade escolar, elaboração de convites e participando na execução do mesmo.

 Recursos utilizados


Livros didáticos;
STE-Pesquisa, sites;
Mapa do Brasil; 
DVD-Guardiões da Biosfera;
Papel manilha;
Cartolina;
Material, como lápis de cor, cola, canetão, tesoura brilho, etc.;
Data show - caixa de som e microfone;
Apoio Policia Ambiental-Dourados-M.s
Mascaras e roupas para ornamentação;


 CRONOGRAMA


 
Professora: Queli Brogiatto                                                      Disciplina: Ciências.
Turmas: 6º A e B, 7º A 8º A e 9ºA - Período: Matutino.
Turmas: 6º C, 7º B 8º B e 9ºB - Período: Vespertino.


DATA
AULAS
ATIVIDADES

20/05/2011 a 23/05/2011
02/06/2011 a 29/06/2011
28/07/2011
03/08/2011 a 15/08/2011


1H/A para cada turma
 



- Assistir o software educativo: no data show usando o computador e caixa de som.
- Conversa informal sobre o tema partindo dos conhecimentos prévios e adquiridos através do software assistido pelos alunos
- Conteúdos relacionados na metodologia trabalhados através de varias didáticas com diversos recursos também relacionados na metodologia.


17/08/2011



- Apresentação final do trabalho.




 
Professor: Elton Tagara Mareco                                            Disciplina: Geografia.
Turmas: 6º A e B, 7º A 8º A e 9ºA - Período: Matutino.


DATA
AULAS
ATIVIDADES

20/05/2011 a 31/05/2011
07/06/2011 a 30/06/2011
29/07/2011
02/08/2011 a 16/08/2011


1H/A para cada turma
 



- Assistir o software educativo: no data show usando o computador e caixa de som.
- Conversa informal sobre o tema partindo dos conhecimentos prévios e adquiridos através do software assistido pelos alunos
- Conteúdos relacionados na metodologia trabalhados através de varias didáticas com diversos recursos também relacionados na metodologia.


17/08/2011



- Apresentação final do trabalho.





Artes- Professora: Wanielle Maria Oliveira                        Disciplina: Artes.

Turmas: 6º C, 7º B, 8º B e 9ºB - Período: Vespertino.



DATA
AULAS
ATIVIDADES

06/07/2011 a 28/07/2011
03/08/2011 a 11/08/2011


1H/A para cada turma
 



- Desenho sobre o tema com o fundo triangular e fundo de losangos.
-Pintura com lápis de cor.
- Criação de painel no papel manilha;
-Pintura com tinta guache.
- Releitura de desenhos no sulfite .
- Conteúdos relacionados na metodologia trabalhados através de varias formas.



17/08/2011



- Apresentação final do trabalho.



                                   AVALIAÇÃO

         Ciências Geografia e Artes



         A avaliação: Entendemos que numa concepção sobre a relação de ensino e aprendizagem como a que sustenta o trabalho por Projetos, as três fases da prática docente – planejamento, ação e avaliação - não podem entender-se senão como um sistema de inter-relações e complementaridades. Assim a avaliação do Projeto Pantanal é inerente ao processo ensino-aprendizagem, portanto não se da apenas “periodicamente”, mas, sobretudo, e o próprio processo. Os alunos serão acompanhados nas atividades do dia-a-dia, observando o desenvolvimento da turma. Avaliamos a prática pedagógica, repensamos nos procedimentos utilizados e nas mudanças, se necessário for. Esta avaliação proporciona a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento dos alunos. A cada etapa do projeto trabalhado, observa-se o avanço dos alunos, a participação nas atividades, confecção de materiais, nas pesquisas, ou em outras atividades propostas.
        O aluno fará relatório (auto-avaliação) expondo sobre o trabalho realizado
                 

 
 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS


FERRAZ, Cláudio B. O. Geografia: o olhar e a imagem pictórica. Revista Pro-Posições,
                  Campinas, v. 20, n. 3 (60), p. 29-41, set/dez, 2009.

MORETTI, Edvaldo C. Paraíso Visível e Real Oculto: a atividade turística no Pantanal.
                    Campo Grande: EdUFMS, 2006

OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslau M. Grafar o espaço, educar os olhos. Rumo a geografias
                                   menores. Revista Pro-Posições, Campinas, v. 20, n. 3(60), p. 17-28,
                                   set/dez.2009.

MATO GROSSO DO SUL. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO.
Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino/MS. Campo
Grande: SED, 2009.

REVISTA, Pátio. Infância e consciência ecológica. Nº.25 RJ Editora Artmed S/A. 2010.


ESCOLA MUNICIPAL EUCLIDES DA CUNHA                                               ANO/2011

RELATÓRIO

          O projeto “Viagem ao Pantanal” apresentado na Escola Municipal Euclides da Cunha em agosto de 2011, elaborado e executado pelos professores que assinaram este relato, com alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental dos períodos matutino e vespertino, os quais se envolveram no desenvolvimento do trabalho, adquirindo conhecimento contribuindo para a sua aprendizagem.
          Acreditamos que aprender de forma diferenciada motiva o aluno a se envolver nas disciplinas curriculares, pois o referido trabalho alem de buscar despertar o interesse pelo assunto abordado, bem como a sua importância, mostrando o estudo da dinâmica da fauna e flora da região pantaneira e sua relações com o meio ambiente fortalecendo o conceito sobre a proteção dos biomas brasileiros e do equilíbrio dos ecossistemas, pois muitos animais são vitais à existência que também tem sua importância na cadeia alimentar.
        O referido tema deu oportunidade para o aluno desenvolver e debater suas idéias, pois o mesmo tinha que, alem de todo processo de realização do trabalho comentar com o grupo de estudo sobre leitura realizada, possibilitando aguçar a curiosidade e o desenvolvimento critico, bem como aprimorar na escrita e leitura.
          A participação dos alunos no trabalho foi ótima, visto que os mesmos cumpriam com as tarefas exigidas mostrando assim domínio nas atividades propostas nas referidas áreas estudadas.
         Em relação a participação da coordenação a mesma acompanhou o trabalho orientando, sugerindo e ajudando tanto na elaboração quanto na execução do mesmo, dando suporte pedagógico para que fosse possível a realização do trabalho.




_________________________                        _______________________
    Queli Cristina Brogiatto                                        Elton Tagara

___________________________
Wanielle Oliveira





ESCOLA MUNICIPAL EUCLIDES DA CUNHA                                               ANO/2011


RELATÓRIO




           Acompanhamos o trabalho referente ao projeto “Viagem ao Pantanal” percebendo que os alunos estavam muito empenhados em desenvolver as atividades propostas, já que, é algo diferente para os mesmos.
           Os professores desempenharam seu trabalho com afinco e dedicação obtendo um ótimo resultado, visto, que, os alunos se envolveram e desempenharam suas atividades com seriedade e entusiasmo obtendo um bom resultado.





______________________________                           _____________________________
   Regiane Pierim Martins                                              Célia R. Meneses Nascimento
            Direção                                                                         Coordenação




Coordenação: Célia R. de Meneses Nascimento                     

Turmas: 6º ao 9º - Período: Matutino e Vespertino.

DATA
ATIVIDADES

 20/05/2011 A 17/08/2011

- Acompanhar professores e alunos dando orientação e suporte para a realização do trabalho. Ajudar nas atividades sempre que possível e solicitada, bem como participar e organizar o evento final para apresentação ao público.




 Avaliação/coordenação.




           Acompanhar nas atividades do dia-a-dia, observando o desenvolvimento da turma. Avaliamos a prática pedagógica em cada etapa do projeto trabalhado, observando o avanço dos alunos, a participação nas atividades, confecção de materiais, nas pesquisas, ou em outras atividades propostas, orientando e sugerindo se necessário professores e alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário